O presidente da Assembléia, deputado João Evangelista, admitiu ontem a existência de braços do governo estadual querendo interferir na eleição da Mesa Diretora do Legislativo para quebrar o acordo que existe entre as bancadas da oposição e da situação. Pelo acerto, a oposição vai indicar quatro das nove vagas, sendo principal a de primeiro-secretário. “O governador Jackson Lago sabe do acordo e aprovou. Temos que manter a palavra”, avisou.

Há duas semanas surgiram comentários de que a maioria da bancada governista aumentou a gula e deseja o cargo de primeiro-secretário, elevando assim para seis ocupações na Mesa. E foi lançado o nome do líder Edivaldo Holanda para o posto. Chegaram, inclusive, a comentar que trata-se de uma questão de governo.

A Oposição reagiu duramente. Na noite de segunda-feira, o líder da bancada oposicionista, Ricardo Murad, esteve com os deputados João Evangelista e Marcelo Tavares para tratar da questão. Os dois governistas reafirmaram o compromisso pelo acordo.

Para surpresa de todos, ontem, ao reassumir o mandato, o deputado Carlos Braide botou lenha na fogueira. Disse que o governo não abre mão do cargo de primeiro-secretário. E, em conversa reservada com alguns parlamentares, argumentou que o governo não pode prescindir do cargo (que administra a AL junto com o presidente) considerando a situação de instabilidade do mandato do governador Jackson Lago.

Horas depois, o presidente da Assembléia Legislativa reafirmou, na presença de jornalistas e do deputado Ricardo Murad, o acordo. E mais: garantiu que o governador aprovou o acerto. “Não vejo motivos para o descumprimento do acordo”, disse Evangelista.

Firmes com Pereirinha I

Um grupo de 11 vereadores reuniu ontem, no Cabana do Sol, com o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaias Pereirinha, para reafirmar a posição de apoiar sua reeleição. Boa parte já foi assediada para deixar o grupo e apoiar outro candidato, mas a tentativa não teve resultados satisfatórios.

Firmes com Pereirinha II

O jovem vereador eleito, Osmar Filho, disse que decidiu apoiar Pereirinha pela referências que tem do seu trabalho à frente da Câmara Municipal de São Luís, que tem sido transparente. “Além do mais, não posso assumir um compromisso e deixar de cumprir logo no início da minha carreira política. Quem exemplo darei, então, para a minha juventude?”, questionou.

A diferença

Enquanto o grupo de Pererinha tem apenas um candidato para a presidência da Câmara Municipal de São Luís, o outro lado tem, até agora, três postulantes. São eles: José Joaquim (que reacendeu a candidatura), Chico Carvalho e Holanda Júnior. Como diria o ex-deputado Juruna: “aqui tem mais cacique do que índio”.

     

   


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.