Ninguém, exceto um instituto contratado por Flávio Dino para monitorar sem alardes a tendência do eleitorado da capital, acertou o surpreendente resultado do primeiro turno da eleição em São Luís. O instituto chegou perto. Apontou Dino com 31% das intenções de votos. Todos erraram. Jornalistas, analistas políticos, blogueiros e todos os institutos de pesquisas. Todos anunciaram a fatura liquidada no primeiro turno, favorável a João Castelo.  

Jornalistas experientes como Roberto Kenard e Marcos Deça, que pregaram dois turnos faltando uma semana para a eleição, dias depois estavam um dúvida. Achavam que Castelo teria chances reais de ganhar no primeiro turno. Aliás, inclusive eu. Salvo engano, Walter Rodrigues se inclui na exceção.

Todos os institutos que realizaram pesquisas em São Luís, exceto o contratado por Flávio Dino, anunciaram a vitória de Castelo. No meu blogue, dois dias antes da eleição, disse que Castelo ganharia a eleição hoje, mas fui cauteloso ao afirmar que era preciso aguardar o resultado das urnas.

O grande vitorioso dessa eleição em todo o Maranhão foi o deputado Flávio Dino. Vencedor, ainda que não chegasse ao segundo turno, pelo surpreendente crescimento na preferência do eleitorado da capital. Ultrapassou a Clodomir Paz, candidato do prefeito Tadeu Palácio, de forma assustadora. Foi como fogo de munturo. Começou como brasa e logo virou chamas.

Ninguém, entretanto, pode dizer que João Castelo saiu derrotado nessa eleição. Ficou na margem apontada pelos institutos de pesquisas. Estava, há duas semanas, com 45% e termincou com 43% da votação. Castelo tem folêgo e experiência em eleições. Sabe que precisa fazer mudanças no formato da sua campanha. Por exemplo: deixar de apanhar calado. Tem que reagir. Sugerir ao Duda Mendonça, marqueteiro da sua campanha, um dos melhores do país, a azeitar sua performance. Temperar mais, ao invés de ficar na água açucarada.   


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.