Não é do estilo de Jackson Lago interferir em processo sucessório nas casas legislativas. A única vez em que se envolveu, quando prefeito de São Luís, perdeu no plenário da Câmara Municipal. Numa outra eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, a pedido da então governadora Roseana Sarney, encarregou seu vice Tadeu Palácio para eleger Ivan Sarney. Palácio e Roseana, na verdade, arregaçaramas as mangas, montaram no rolo compressor e Ivan Sarney foi eleito.

Jackson Lago não pretende participar ativamente da escolha do sucessor de João Evangelista, mas deseja que o próximo presidente da AL seja um deputado de sua confiança e integrante do seu grupo político. Três deputados estão habilitados: Edivaldo Holanda, Pavão Filho e Marcelo Tavares.  O primeiro tem o apoio do PSDB, do PDT histórico, do prefreito eleito João Castelo, da maioria dos prefeitos eleitos e reeleitos, e é líder do governo na AL. O segundo agrada ao governador pela forma como dirigiu os trabalhos legislativos na ausência de Evangelista, tem a curta administração aprovada em plenário e a simpatia da bancada de oposição, que tem 14 deputados. Encontra, porém, um obstáculo enorme: precisa que seja aprovada emenda que flexibiliza a eleição para que os atuais membros da Mesa possam concorrer a outros cargos. O terceiro é sobrinho de José Reinaldo Tavares, tem o apoio declarado do presidente Evangelista, do candidato derrotado Flávio Dino, mas tem limitações no plenário.

As articulações começaram após a eleição do segundo turno na capital. Ganhará aquele que tiver a simpatia do governador, o apoio das pessoas mais influentes no Palácio dos Leões e a simpatia dos colegas deputados. E provável até que candidaturas impostas de cima para baixo não tenham êxito.    


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.