Nas grandes capitais do Brasil, nas cidades mais politizadas da nação, o que se observou no primeiro turno da eleição foi a preocupação do eleitor com os problemas da sua cidade. De nada adiantaram os discurso e apelos do presidente Lula para que votassem em seus candidatos, os da sua base aliada.

O PT de Lula elegeu apenas seis prefeitos de capitais, sendo que a prefeita de Fortaleza foi reeleita sem o apoio de Lula, que optou pela senadora Patricia Sabóia, ex-mulher de Ciro Gomes. Então, o PT elegeu apenas cinco candidatos. Em São Paulo, o democrata Kassab busca a reeleiçao supreendendo ao chegar à frente da petista Marta Suplicy. Na capital paulista, Lula fez arrojada campanha em favor de sua candidata, prometendo mundos e fundos. Kassab, que tem o apoio do governador Tucano José Serra pode, mais uma vez, surpreender e derrotar Lula.

Pior mesmo foi na região do ABC. Lá, o nosso presidente elegeu somente um prefeito e não conseguiu ganhar com seu ex-ministro Luiz Marinho no primeiro turno. Lula passou a maior parte do tempo no município de São Bernardo, cidade de Luiz Marinho, cabalando votos no corpo-a-corpo e corre o risco de não vencer no segundo turno. Em Teresina, o candidato petista perdeu para o prefeito tucano. Anotem bem: em Teresina. No geral, o PT fez 547  prefeitos em todo o país, perdendo para o PMDB, o grande vitorioso com 1.200 prefeituras, para o DEM e para o terceiro colocado, o PSDB.  

Faça toda essa análise do resultado da eleição para mostrar que nas cidades em que a população tem a consciência política mais avançada, todos sabem que o presidente da República é presidente de toda a nação, não apenas de uma partido ou de uma base aliada. Até mesmo na vizinha Teresina os eleitores não precisam votar no candidato de Lula para que seus anseios sejam correspondidos. Em resumo: a população dos municípios politizados e de alguns mais esclarecidos votou olhando para os problemas  da sua cidade, de que estão bem próximos, e não pensando nos projetos políticos do presidente Lula.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...
Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.