Os candidatos que participarão do segundo turno das eleições municipais no dia 26 de outubro não podem ser presos a partir desse sábado (11/10). A exceção é feita para os casos de flagrante delito. A determinação está no Código Eleitoral, que não permite a reclusão dos candidatos faltando 15 dias para as eleições municipais.

Já os eleitores não poderão ser presos nem detidos cinco dias antes até horas depois das eleições. Assim, a partir do dia 21 a garantia será estendida ao eleitores, também salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto, o qual está previsto no artigo 235 do Código Eleitoral. Para um eleitor ser preso durante o período eleitoral, é necessário que se faça a fundamentação do pedido e comunique-o ao juiz eleitoral no prazo de 24 horas.

No segundo turno, 26.843.804 eleitores de 29 cidades brasileiras voltam às urnas para escolher o prefeito entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno. Dessas, 11 são capitais (Manaus, Macapá, Salvador, São Luís, Belo Horizonte, Cuiabá, Belém, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo).

Propaganda

O calendário eleitoral prevê que os candidatos que vão disputar o segundo turno já podem fazer propaganda desde o dia 7 de outubro, com a distribuição de material, realização de comício e promoção de carreatas. A propaganda pode ser realizada até a véspera da eleição.

O último dia para a realização de debates, divulgação de propaganda paga na imprensa escrita e em páginas institucionais na Internet é 24 de outubro, dois dias antes da eleição. Os comícios só podem ser feitos até o dia 23.

De acordo com a Lei das Eleições (9.504/97), a propaganda eleitoral gratuita do segundo turno pode começar a partir de 48 horas da proclamação do resultado do primeiro turno. O último dia para que esta propaganda comece é 13 de outubro. Os juízes eleitorais têm até este sábado (11/10) para proclamar o resultado da primeira votação.

Os programas no rádio serão veiculados das 7h às 7h20 e das 12h às 12h20. Já a propaganda eleitoral gratuita nas TVs será transmitida das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50, com 10 minutos para cada candidato, que irá contar ainda com 15 minutos diários para fazer propaganda por meio de inserções de até um minuto.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.