Irresponsabilidade do Banco do Brasil
Desde que fundei o Jornal A Tarde fui obrigado a abrir conta no Banco do Brasil por razões meramente burocráticas. Quando da mudança de endereço da rua dos Afogados para o Cohafuma devo ter sido roubado em duas folhas de cheques. A Tarde foi arrombado por duas vezes. Fiquei sem nenhum equipamento de informática. Nenhuma surpresa para os moradores e donos de estabelecimentos comerciais do centro da cidade. Afinal, todos já foram vítimas. Só a polícia não sabe.
Confesso que não senti falta das folhas do mesmo talonário de cheque. Agora, no dia 14 deste tomei um susto ao constatar em meu extrato bancário a apresentação de um cheque de valor razoável. Fui ao banco, na agência Jaracaty, e tomei novo susto: o cheque foi compensado sem a minha assinatura e – pasmem os senhores – não era nominal. Afinal, o que fazem as pessoas lotadas no setor de compensação do BB que não verificam o cartão de autógrafo dos clientes e muito menos não observam as normas do Banco Central ao compensar cada documento?
Feito o registro junto a gerente da conta, alertei de que poderia ter mais folhas roubadas e fui desenterrar todos os canhotos dos cheques usados. Para minha terceira surpresa, um novo cheque foi apresentado por uma agência da Caixa Econômica Federal, de Caruaru (Pernambuco), com a mesma assinatura falsa. O Banco do Brasil, mais uma vez compensou e, o que é pior, pagou elevada quantia, deixando minha conta zerada, no dia 28 também deste mês.
A quantia que estava na conta era para comprar o material gráfico da semana, como costumo fazer toda segunda-feira na Triunfo, estabelecimento que vende matéria prima para todos os jornais de São Luís. Infelizmente não pude adquirir o produto nos primeiros dias, deixando o leitor do nosso Jornal A Tarde sem a sua notícia preferida.
Na quarta-feira voltei ao banco para pegar cópia do espelho do último cheque. Solicitei da gerente que comparasse com a assinatura que consta do meu cartão de autógrafo. Dessa vez, foi ela quem quase cai pra trás. Um susto que me levou ao sorriso. Uma diferença monstro. A gerente pediu desculpas e ao mesmo tempo informou que o dinheiro estaria imediatamente de volta a minha conta, o que não ocorreu até agora.
O Jornal A Tarde tem feito cobertura dos movimentos de reivindicação salarial dos bancários, publica todas as matérias enviadas pela assessoria do Sindicato dos Bancários e até mesmo da Associação do Banco do Brasil. Infelizmente, os funcionários do setor de compensação do BB não estão operando com presteza e zelo, até porque fui informado no próprio banco de que não sou a única vítima.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Essas notícias mais parecem piadas de tão cômicas que são! Isso mostra a nítida violação dos Direitos do Consumidor e para com o Cidadão em pleno curso do “Mundo Globalizado e Democrático”… Não é raro encontrar cidadãos de “bem” como eu e você, que acabam sendo alvo desse comércio hostil, digo ainda: Já fui lesada por uma pratica de natureza parecida, por isso fui levada a recorrer. Não houve acordo, sai de lá totalmente indignada! Aguardando a próxima audiência para desfecho desde triste episódio…