Sistema Único de Saúde - SUS

O Maranhão recebe mensalmente R$ 163 milhões do Sistema Único de Saúde -SUS-, sendo que deste total São Luís abocanha a maior fatia, ficando com R$ 43 milhões. Ainda assim, o sistema de saúde da cidade permanece agonizando na UTI.

Basta caminhar nos corredores dos hospitais públicos municipais, tentar passar dois dias para conseguir um atendimento dois meses depois na Central de Consultas.

O Socorrão I e Socorrão II estão prestes a fechar as portas. O atendimento é péssimo e até mesmo os médicos não querem mais trabalhar nos dois hospitais. Além disso, nos dois estabelecimentos o amontoado de pessoas doente parece mais com um campo de concentração nazista.

Ontem, o médico e deputado da base do governo, Stênio Resende lamentou o estado de saúde da capital e reconheceu a inércia do prefeito Tadeu Palácio no setor, embora ele seja médico oftalmologista. “A saúde em São Luís não anda bem. Gostaria muito de dizer o contrário, mas não posso”, afirmou Resende, da tribuna da Assembléia Legislativa.

O parlamentar convidou os médicos da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa para reunir hoje e tratar sobre a questão. “Precisamos verificar in loco a situação dos hospitais do município”, defendeu Resende.

Até mesmo a deputada Graça Paz, do PDT, depois de tentar defender as ações da Secretaria de Saúde, reconheceu a precariedade do setor. “A saúde deixa muito a desejar”, resumiu a parlamentar.

De autoria do deputado Raimundo Cutrim, a Assembléia Legislativa aprovou requerimento para que seja formada uma comissão de deputados que possa discutir a situação de saúde da capital. Falta apenas acerta a data para que a comissão inicie visitas aos hospitais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.