O major Luís Henrique dos Santos Paiva notificou, desde ontem, os jornalistas Luís Cardoso, daqui do Jornal A Tarde, e Marcos Deça, do Estado do Maranhão e blogueiro do Imirante para que esclareçam sobre ação de milícias armadas, formadas por militares, que estariam cobrando valores de empresários para garantir a segurança dos seus negócios. Tenha santa paciência, major!

PM notifica jornalistas II

Matéria sobre o oferecimento de serviços de seguranças por militares foi publicada no Jornal A Tarde, em novembro de 2007, após o segundo arrombamento ao matutino de propriedade de Luis Cardoso. No dia seguinte o jornalista Marcos Deça publicou a mesma informação em seu blogue no Imirante.

PM notifica jornalistas III

Uns 10 dias depois do fato ser amplamente comentado nos principais programa de rádios da cidade, o deputado Raimundo Cutrim ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa para denunciar a dupla ocupação de alguns militares na segurança pública e na segurança privada.

PM notifica jornalistas IV

Na ocasião, Cutrim disse que o serviço fora da atividade prevista pela legislação é inconstitucional.

O deputado chegou, inclusive a citar alguns estabelecimentos comerciais onde os militares estariam prestando serviços.

PM notifica jornalistas V

Vamos aos fatos. No dia 05 de novembro bandidos arrombaram a sede do Jornal A Tarde, 579, à rua José Bonifácio, centro, numa madrugada e levaram os equipamentos de informática do matutino.

Luis Cardoso foi registrar queixa na Delegacia de Roubos e Furtos, na rua da Palma. Não havia nenhum policial para fazer o registro. Cardoso, então, foi encaminhado para o Primeiro Distrito, na mesma rua. Não foi possível fazer porque a fila dobrava o quarteirão. Eram pessoas que foram roubadas.

De volta à delegacia de Roubos e Furtos, a informação era de que ali só registrava roubo acima de R$ 15 mil. Um desrespeito. Uma bagunça. A cara da Secretaria de Segurança Cidadã.

PM notifica jornalistas VI

Ao retornar ao jornal, sem conseguir registrar o arrombamento, um militar aguardava Luis Cardoso. Dizia ser sargento da PM e que fazia parte de uma empresa de vigilância formada por PMs. “Faça um contrato conosco e nunca mais terá sua empresa roubada”, garantiu o militar, após apontar para uma cooperativa, em frente a sede do jornal, informando que o loca havia sido roubado e após o contrato tudo era tranqüilidade. “Além dos policiais ficarem lá dentro, uma viatura passa constantemente pelo local”, disse.

Falou ainda que o Datacontrol tinha sido arrombado e levaram de lá oito computadores. Depois que a empresa contratou quatro militares, nunca mais aconteceu nada.

– Quanto custa? Indaguei.

– R$ 1,5 mil cada militar.

– Não tenho como pagar.

O militar nem insistiu e foi embora.

PM notifica jornalistas VII

Dez dias depois, novo arrombamento ao Jornal A Tarde, sendo que desta vez levaram quase tudo. O matutino foi obrigado a mudar de endereço. O Serviço Velado esteve no local e garantiu que em 24 horas entregaria os equipamentos roubados e ainda mostraria os receptadores, donos de Lan Houses.

O Serviço Velado foi informado por Luis Cardoso de outras vítimas que estavam tendo seus estabelecimentos arrombados no centro da cidade. De preferência os bandidos levavam equipamentos de informática. Nada foi descoberto até hoje.

PM notifica jornalistas VIII

Depois de cinco meses, o major Luis Henrique Paiva resolve notificar os jornalistas Luis Cardoso e Marcos Deça para que apontem os militares que trabalham em outras atividades fora do que determina a lei. Santa paciência!

Notifique o deputado Raimundo Cutrim, senhor major! Peça aos proprietários da Potiguar, Datacontrol e outros estabelecimentos se existem militares trabalhando por lá, caro major! Ou será que o senhor é o único que não sabe que existem dezenas de militares prestando segurança em boites e outros estabelecimentos do mesmo gênero? Santa paciência!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.