A parceria jornal O Estado do Maranhão/Escutec, com a publicação de pesquisas semanais tem objetivos claros.

Soa estranho, sim, quando procura sempre fazer comparações entre as duas administrações, estadual e municipal, embora não haja nenhum erro se a intenção fosse apenas essa.

Os resultados da pesquisa sempre inflam o ego do prefeito Tadeu Palácio e os números menosprezam o governador Jackson Lago. Parece um incentivo já conhecido ao ringue.

Pesquisa estranha II

É óbvio que nas cidades a tendência natural é a de que o prefeito esteja melhor avaliado do que o governador do estado, até porque todo o prefeito sempre esteve mais próximo da população e suas obras estão nas ruas a na porta da casa dos moradores.

Porém, na época em que a governadora era Roseana Sarney, para instituto como Ekonométrica essa leitura pouco ou nenhuma importância tinha. A governadora estava sempre melhor avaliada do que o prefeito Jackson Lago, segundo os institutos contratados pelo governo.

Erros e erros I

Não é comum um instituto errar, a não ser quando resolva por vontade própria adulterar os resultados para atender aos interesses de que o contratou. Até o Ibope foi flagrado em resultados eleitorais.

A Escutec, do radialista Fernando Júnior, apontou a vitória de Roseana Sarney no primeiro turno, isto faltando três dias para a eleição. Pior ainda: deu a vitória para Roseana faltando dois dias para a eleição do segundo turno. Só faltou combinar com os eleitores.

Erros e erros II

Na capital, quem verificar os números do Escutec achará estranho que a candidata Roseana estivesse ganhando de Jackson Lago, no primeiro e segundo turno. O resultado todos conhecem. Ou melhor, a lavagem foi geral.

Confusão

No início de novembro, o instituto de pesquisa contratado pelo jornal O Estado do Maranhão mostrou números que indicavam o sistema de segurança como deplorável por 90% da população da capital.

Vinte dias depois a mesma policia que comanda o sistema de segurança aparece como a terceira melhor avaliada. Ou os bandidos fugiram para o Piauí, ou Jackson contratou a polícia inglesa. O certo é que até dona Eurídice Vidigal deve ter dado sonoras gargalhadas.

Reação de Pereirinha

Para o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaías Pereirinha, os números da Escutec que colocam o Poder como a instituição pior avaliada, não traduzem a verdade.

“Ora, se a Prefeitura de São Luís foi avaliada como a melhor instituição é porque vem trabalhando e com a ajuda da Câmara Municipal. Todos os projetos da Prefeitura são aprovados pelos vereadores. Além disso, não custa nada lembrar que no ano passado dois vereadores foram eleitos deputados federais e um estadual, o que prova que a população da capital confia nos seus representantes”, explicou Pereirinha.

Violência

Dois riquinhos tentaram atear fogo na casa de um deputado, que mora no Calhau, depois que apanharam do filho e do segurança do parlamentar em uma festa de aniversário. O deputado é da região dos Cocais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.