A secretaria de Educação de Caxias, professora Sílvia Carvalho, deixou claro ontem que o ensino ao pé da mangueira, denunciado duas vezes pelo Fantástico, vai continuar. Quer queiram a Globo, os governos federal e estadual, ou até mesmo quem libera os recursos do Fundeb para a Princesa do Sertão.

No pé da mangueira II

A professora (imagine se não fosse educadora) acha que o espaço físico, o pé da mangueira, local em que uma turma de alunos de Caxias estuda, pouco importa.

Para a “educadora”, o que interessa mesmo é a qualidade do ensino. Claro que a qualidade é fundamental, mas uma boa acomodação (espaço físico) também se faz necessária.

No pé da mangueira III

Imagina, então, a professora dando aulas debaixo de um pé de mangueira, conforme levado ao ar pela TV Globo, no Fantástico, com as crianças fazendo necessidades fisiológicas no mato, correndo o risco de picadas de cobras. Para a professora isso não importa.

Imagina, então, alunos levando pedaços de madeiras para se proteger das mangas que caem a todo instantes e podem bater firme na cabeça de um deles. Para a professora Sílvia Carvalho, nada disso importa.

No pé da mangueira IV

Para piorar a situação dos alunos de Caxias que estudam debaixo do pé da mangueira por falta de salas de aulas, o prefeito Humberto Coutinho disse que não via nada demais no fato. “Na sala de aula é calorento. No pé da mangueira é ventilado”, argumentou o prefeito, que, por acaso, é médico.

Imagina, então, se o médico Humberto Coutinho fosse fazer uma cirurgia debaixo do pé da mangueira, local bastante ventilado, ouvindo a queda das frutas e das folhas, sob o clima fresco e poeirento. Para ele, pouco isso importa.

No pé da mangueira V

Humberto Coutinho, por acaso prefeito de Caxias, teve a coragem de dizer que os recursos do Fundeb, cerca de R$ 28 milhões, estão comprometidos em quase 90% no pagamento de folha de pessoal da educação e, pasmem senhores, na reforma das escolas.

Imagina, então, se sobrasse alguma coisa daria para reformar a mangueira, podando os galhos, com as varas fazendo o mictório, e com as folhas daria pra cobrir a cabeça das crianças. Mas isso para o prefeito é impossível, ou inimaginável. Afinal, debaixo do pé da mangueira é ecologicamente correto e ventilado.

Erro de Castelo

O ex-deputado federal João Castelo, atual dirigente da Emap, virou alvo do senador José Sarney na luta pelo domínio do Porto do Itaqui. Se perder a batalha será apenas por um simples motivo: ser filiado ao PSDB, partido ferrenho adversário do presidente Lula.

Boatos

Onda de boatos espalhou ontem nos corredores da Assembléia Legislativa a exoneração do secretário de Saúde, médico Edmundo Gomes.

O secretário teve que, ao telefone, explicar para os boateiros que era tudo mentira. É assim que se faz oposição no Maranhão.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...
Inaugurada no último final de semana, no município de Fernando Falcão, uma estrada vicinal de 17 ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.