O ex-suplente de senador, Francisco Scórcio, ou Chiquinho Scórcio, como queiram, não é a primeira vez que usa do expediente de arapongas para pressionar adversários políticos de seus patrões.

Na campanha eleitoral de 2006, diversos prefeitos que pularam da candidatura de Roseana Sarney para apoiar Jackson Lago ou Vidigal se disseram vítimas das pressões.

Chantagem

Um grupo de prefeitos foi até ao governador da época, José Reinaldo Tavares, para reclamar do suplente de senador.

Chiquinho, segundo os reclamantes, teria dito aos prefeitos que eles teriam sido grampeados durante conversas sobre convênios que chegaram a receber do Governo do Estado. Na ocasião, Tavares teria solicitado que os prefeitos denunciassem Chiquinho Scórcio para a justiça.

Os prefeitos não fizeram o que o governador pediu por duas razões: com receio do grampo ter sido de verdade e se complicarem por causa da aplicação dos recursos e, principalmente, com medo da senadora Roseana ganhar a eleição.

CPI do censo 2007

O deputado César Pires entrega amanhã de manhã pedido de CPI para apurar os procedimentos usados na realização do censo de 2007 pelo IBGE.

O parlamentar tomou a iniciativa com base nas reclamações de diversos prefeitos que acham que seus municípios cresceram e na falta de firmeza do IBGE que andou prorrogando prazo e realizando novas consultas para ter a certeza de que seus números eram verdadeiros.

Ação contra o IBGE

A Prefeitura de São Luís e a Câmara Municipal têm total razão ao questionarem na justiça os resultados do censo de 2007 que indicam que a capital não tem um milhão de habitantes.

O diretor regional do IBGE, Pedro Guedelha, disse em entrevista para a imprensa local, que havia decidido mandar prorrogar o prazo do censo, pela segunda vez, porque 26 mil lares não haviam sido recenseados.

Na época, o último levantamento tinha apontado que São Luís tinha mais de 920 mil habitantes. Para surpresa geral, com os 26 mil domicílios recenseados, a capital subiu apenas para 957 mil habitantes. Ou seja: menos de duas pessoas por cada lar.

Troca

O deputado Valdinar Barros anda pisando na lua e ainda acha que desembarcou na terra. Ele informou ontem que a Força Nacional, que encontra-se em São Luís, veio a convite do IBAMA e não do Governo do Estado.

E mais: são mais de 100 homens espalhados pelas matas do Maranhão. A Força Nacional está desde sábado na capital, a convite do Governo do Estado, para tratar exclusivamente de questão relacionadas ao sistema penitenciário. São 42 membros, entre homens e mulheres.

A força, a que se refere o deputado Valdinar, é uma Força Tarefa solicitada pelo IBAMA para combater e prevenir queimadas nas florestas maranhenses.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.