A Polícia Civil do Maranhão apresentou nesta segunda-feira (7) um relatório que aponta uma queda bem acentuada nos casos de homicídios dolosos registrados em toda região metropolitana de São Luís no último mês de maio em comparação ao mesmo período do ano passado.

Foto Reprodução

Os dados são da Unidade de Estatísticas e Análise Criminal do Sistema de Segurança Pública do Maranhão que mostram que em maio foram registrados 19 homicídios em São Luís e nas demais cidades localizadas na grande ilha. Já o mesmo mês do ano anterior totalizou 31 crimes, o que demonstra uma redução de 39%.

Outro dado a ser levando em conta, vem da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), que apontou uma redução de 8% nos casos de homicídios de janeiro a março de 2021 no comparativo com o mesmo período de 2020. É importante frisar, que o quantitativo dos cinco primeiros meses de 2021 coincide com mesmo número casos do ano de 2019, dando continuidade ao processo de queda que vem seguindo desde 2015.

Tais números só estão sendo possíveis, devido a Polícia Civil do Maranhão está tomando todas as medidas necessárias, como trabalho com as seccionais, ampliação e diversificação dos trabalhos da Núcleo de Inteligência e a criação de novas equipes das Delegacias do Departamento de Homicídios da capital maranhense.

A Polícia Civil do Maranhão também tem implantado o sistema de tombamento de todos os inquéritos de homicídios consumados assim que chega ao Plantão Central de Homicídios e que vem sendo feitos esforços para que todos os homicídios consumados sejam registrados no plantão da SHPP.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.