Os procuradores da República no Maranhão (PR/MA), Juraci Guimarães Júnior, Carolina da Hora Mesquita Hohn e Marcilio Nunes Medeiros pediram ao juiz substituto da 1ª Vara Federal, Luiz Régis Bomfim Filho, que solicite informações carcerarias da Secretaria do Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP).

A solicitação foi requerida no dia 12 de abril e tem a finalidade de saber se a SEAP tem celas adequadas para receber o delegado de Polícia Civil, Thiago Bardal, entre outros militares que foram presos acusados de integrar uma quadrilha maranhense de contrabando internacional de cigarros e bebidas para São Luís.

“O Ministério Público Federal requer a expedição de oficio à Secretaria do Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP) requisitando informações circunstanciadas a respeito da existência de estabelecimentos pressionais adequados ao recolhimento de delegados de Polícia Civil e policias militares dentro do sistema carcerário do Estado do Maranhão”, diz trecho do documento.

Crítica

Na manifestação, o MPF critica o titular da Delegacia Especial da Cidade Operária (DECOP), atribuindo a ele o desconhecimento de não proibir acesso de aparelhos a presos custodiados. “Causa perplexidade, assim, que o titular do estabelecimento desconheça sua obrigação de impedir o acesso dos presos a aparelhos celulares, pouco importando se tratar de presos provisórios, dada a clareza tipos penais acima descritos”.

No mês passado, o delegado Tiago Bardal, que está preso na Decop, estava com um celular, o investigador da Polícia Civil Joelson Costa Correa, também preso por envolvimento com contrabando, foi flagrado chegando a DECOP e o coronel Francalanci estava com um celular dentro da cela, no Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Calhau, segundo informou o secretário de Segurança, Jefferson Portella.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.