rebeliao-presidio-pedrinhas-sao-luis-maranhao-2 (1)Não foi por falta de aviso. O blog antecipou no dia 4 deste mês (reveja aqui) que no Complexo Presidiário de Pedrinhas o caldeirão estava prestes a explodir e com sinais de mortes.

Na madrugada de hoje, cinco detentos foram mortos, sendo três irmãos na Central de Custódia daquele presídio. Todos f0ram recolhidos ao local neste último final de semana por porte e tráfico de drogas.

A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Presidiária vai proceder agora pela manhã os primeiros levantamentos para apurar as causas dos assassinatos, mas acredita que devem estar relacionados ao tráfico e acerto de contas. No início do mês de abril dois detentos foram mortos nas mesmas condições.

Há uma semana o blog antecipou para o perigo de mortes no complexo. As celas estão superlotadas e bandidos de alta periculosidade estão convivendo no mesmo espaço com os detentos que cometeram delitos menores.

Além disso, o tratamento é desumano e cruel. Detentos moram entre ratos e baratas e a comida chega às vezes estragada. As primeiras mortes são apenas os primeiros sinais de que o caldeirão ainda vai estourar.

A qualquer momento pode explodir uma grande rebelião nos anexos penitenciários do sistema prisional de Pedrinhas. O clima lá vivido é infernal, podendo se repetir aquela mesma cena em que presos foram decapitados e carbonizados.

Para que se tenha ideia, existe um agente carcerário para cada lote de 700 presos.

No dia primeiro deste mês, houve o começo de um motim em Pedrinhas. Inúmeras celas foram quebradas, mas tudo foi abafado. Os presos reclamam da qualidade da comida, falta de medicamentos e nem suporte adequado para o atendimento médico.

Para completar o quadro de insatisfação, existe um sistema de tratamento diferenciado dentro do presídios que vão desde a venda de celas mais confortáveis, permissão de entrada de celulares para uns e droga.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...
Parlamentar também anunciou a convocação de secretários para prestar esclarecimentos O vereador Astro de Ogum (PCdoB) ...
Nesta segunda-feira (22), o deputado estadual Wellington do Curso participou da aula inaugural de curso de ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.