Gazeta da Ilha

O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, assinou ordem de serviço para construção do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) no município de Axixá (a 95 km de São Luís).

O ato de assinatura aconteceu nesta segunda-feira (25) no terreno onde será erguido o prédio e contou ainda com a presença da prefeita Sônia Campos e dos secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão, e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha.

– Aqui, está sendo iniciada uma escola de alto padrão que irá mudar a realidade e a vida de todos da região. Irá transformar estudantes em profissionais. A governadora Roseana coloca em Axixá uma obra importante para a juventude, um Cetecma, como demonstração do esforço em profissionalizar jovens, de maneira que eles tenham acesso ao mercado de trabalho – disse.

Na ocasião, Luis Fernando Silva fez o lançamento da pedra fundamental da obra no terreno de 18 mil metros quadrados, localizado às margens da MA-110.

A obra é fruto da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), com o Governo Federal, via Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) – Programa Brasil Profissionalizante, e Prefeitura Municipal.

Olga Simão relembrou o esforço da governadora em construir Centros Tecnológicos no estado.

– O compromisso da governadora começou em seu governo anterior, quando ela construiu 11 Cetecmas. Agora, serão mais 12, a serem entregues aos maranhenses em parceria com o Governo Federal. Tudo com o objetivo de levar qualificação profissional a todos os municípios o estado – observou.

Investimentos

A obra, cujo investimento é de cerca de R$ 3 milhões, teve início imediato, com as máquinas fazendo a limpeza do terreno, cedido pela Prefeitura de Axixá. A previsão de entrega é junho de 2013.

O Cetecma de Axixá atenderá a cerca de quatro mil estudantes de todos os municípios das regiões do Munim e Lençóis Maranhenses, promovendo a qualificação e requalificação profissional, por meio de programas de capacitação, geradores de oportunidade de trabalho e renda. Contribuirá, ainda, para a disseminação do conhecimento tecnológico em benefício do desenvolvimento econômico e social do estado.

Confira vídeo da visita do secretário ao município de Axixá:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.