A Polícia Civil do Maranhão, com apoio Guarda Municipal, resgatou na noite desta terça-feira (13) no povoado Mucambo,  14 trabalhadores mantidos em condições análogas a de escravos. Os trabalhadores também foram vítimas do crime de tráfico de pessoas, pois foram iludidos em sua terra de origem, interior do Ceará e atraídos até Vargem Grande com a falsa promessa de alimentação e salários dignos e estadia e condições de trabalho salubres.

Foto: PCMA

Segundo as investigações preliminares da Delegacia de Vargem Grande, ao chegarem em Vargem Grande, as vítimas foram submetidas pelos contratantes a uma jornada extenuante de trabalho (12 horas diárias), sendo acomodadas em alojamentos imundos, sem água encanada ou banheiros, além de uma alimentação indigna.

Como sempre acontece nesses tipo de crime, muitos desses trabalhadores contraíram antecipadamente dívidas com seus empregadores a título de adiantamento, e por isso eram obrigados a trabalhar em outro estado nas condições degradantes em que foram encontrados. As vítimas só receberiam os respectivos salários quando retornassem ao Ceará, após três meses de trabalho, durante esse período, não tinham acesso a qualquer outro recurso, e por isso não poderiam de outra forma regressar às suas cidades de origem.

Dentre as vítimas, havia uma mulher, dois menores e um senhor de 59 anos, que era obrigado a caminhar pelo matagal por até duas horas em busca da palha de carnaúba. No local, foi preso um dos representantes dos empregadores das vítimas, um homem de 41 anos de idade, pela participação nos crimes.

As investigações prosseguem no sentido de identificar e responsabilizar os demais traficantes e agenciadores que reduziram as vítimas à condição análoga a de escravos. As vítimas serão encaminhadas à Secretaria de Assistência Social do município, onde receberão o devido amparo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um comentário inesperado nos corredores da Assembleia Legislativa trouxe à tona os bastidores da política maranhense ...
O Instituto Inop apresenta nesta quinta-feira, 28 de março, novos números da corrida eleitoral para a ...
Difusora Segundo o Caged, o estado fechou fevereiro com saldo negativo de -1.220 empregos com carteira ...
São Luís/MA - Na manhã desta quinta-feira (28), data em que a Polícia Federal comemora os ...
Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.