Cinco pessoas são presas no Maranhão por fraude em concurso público

    A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da 23° Delegacia Regional de Polícia de Buriticupu/MA, com apoio das Delegacias de Polícia de Arame e Bom Jesus das Selvas, no final da manhã do último domingo (15), realizou a prisão em flagrante de cinco pessoas, acusadas pela prática do crime de fraude em certame de interesse público, previsto no art. 311-A, do Código Penal.

    Foto Divulgação: PCMA

    Após o recebimento de informações sobre uma possível fraude que ocorreria no concurso público do município de Buriticupu, com a circulação de “áudios e prints” pelo aplicativo “WhatsApp”, uma equipe da Polícia Civil passou a realizar levantamentos e conseguiu identificar um acusado, oriundo do Estado do Piauí, bem como verificar o local onde o indivíduo estava hospedado, também foi descoberto o colégio onde ele faria prova.

    De imediato foi feita representação pela busca e apreensão domiciliar no quarto de hotel que o suspeito estava hospedado, e iniciado monitoramento deste, sendo realizada abordagem quando estava saindo do local de prova. Em razão das evidências colhidas foi dada voz de prisão ao indivíduo, cumprido o mandado de busca e apreensão e o mesmo encaminhado para a delegacia de polícia para os procedimentos legais.

    O investigado tem como “modus operandi” realizar pessoalmente a prova e passar suas respostas (gabarito) para outros inscritos no concurso, através do aplicativo “WhatsApp”, para candidatos que o “contrataram” previamente, pela quantia de R$ 3.000,00 (três mil reais). Foram identificadas 04 candidatas inscritas no concurso que pagaram os mencionados valores, sendo todas encaminhas para a delegacia de polícia.

    A rápida ação da Polícia Civil impediu que o acusado enviasse suas respostas para as candidatas inscritas, trazendo um maior prejuízo ao andamento do concurso público. Todavia, as diligências continuam a fim de apurar o envolvimento de outras pessoas no delito investigado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Sinpol denuncia estrutura precária em delegacia em São Luís, baixo efetivo e sobrecarga de profissionais

    O sindicato dos Policiais Civis do Maranhão, usou as redes para denunciar as péssimas condições em que se encontra a delegacia do bairro João Paulo, o 2º DP. 

    Foto Reprodução: Sinpol-MA

    No post, policiais reclamam do baixo efetivo e da sobrecarga de trabalho dos profissionais.

    Confira abaixo:

    Bairro João Paulo
    São Luís – MA
    Este é um dos bairros mais conhecidos de São Luís, capital do Maranhão. O histórico bairro João Paulo tem um centro comercial bem estabelecido, movimentação intensa e possui uma delegacia com prédio próprio.

    As imagens acima foram registradas na semana passada, em visita da diretoria do SINPOL MA e comissão para verificar as condições de trabalho.

    A situação estrutural, apesar de reforma no prédio realizada há oito meses, já carece de reparos. As salas não comportam o volume de material apreendido, dada demanda da região.

    • Baixo efetivo
    • Estrutura mal revitalizada
    • Sobrecarga de profissionais de Segurança

    A pergunta que nunca se cala. Até quando?

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Médico ginecologista é preso no Maranhão por abusar sexualmente de paciente em consulta

    A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 1º Delegacia Regional de Rosário, prendeu nesta segunda-feira (25), o médico *G. A. B. R.*, de 51 anos, pelo crime de Violação Sexual Mediante Fraude consumado.

    Foto Reprodução: PCMA

    Na ocasião, a vítima de 26 anos, que estava numa consulta ginecológica relatou que foi abusada sexualmente por meio de diversas carícias e toques, além de ser colocada em diversas posições sexuais com perguntas de cunho erótico, situação que segundo a vítima durou vários minutos.

    O crime ocorreu numa clínica privada de propriedade do autor, ressalta-se ainda que já existiam outras ocorrências da mesma natureza em face do autor.

    De imediato, a vítima procurou a Delegacia Regional de Rosário para buscar auxílio, oportunidade em que foi determinado que equipe localizasse o médico, efetuasse a captura para a elaboração da lavratura do auto de prisão em flagrante.

    Após prisão, o médico foi encaminhado para a Unidade Prisional de Rosário e a vítima para o IML para os devidos exames periciais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    URGENTE! Presa técnica em enfermagem que realizava abortos em clínica clandestina em São Luís

    A Polícia Civil do Maranhão prendeu preventivamente, nesta desta terça-feira (12), no bairro Lira, em São Luís, uma técnica de enfermagem que mantinha em casa uma clínica de aborto clandestino.

    Foto Reprodução

    Durante as investigações constatou-se que a investigada fez mais de trinta e nove abortos, no curto período de três meses.

    Entre as vítimas estão uma adolescente e mulheres residentes em cidades do interior do Estado.

    Durante interrogatório a investigada disse à polícia que já atuava na atividade ilegal há cerca de cinco anos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia prende acusado de estuprar e engravidar menina de 12 anos na Baixada

    A Polícia Civil do Maranhão cumpriu mandado de prisão temporária nesta quinta-feira (7) contra um homem investigado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra uma criança de 12 anos de idade no município de Presidente Sarney, região da Baixada Maranhense.

    Foto Reprodução

    Segundo o 2º Distrito Policial de Pinheiro, o preso se relacionava há 4 meses com a menor de idade, inclusive, a teria engravidado. Após a mãe da vítima procurar à Polícia Civil para relatar o caso, de imediato, a autoridade policial representou ao judiciário pela prisão temporária do investigado.

    Após prestar mais esclarecimentos na delegacia, o homem foi recambiado à Unidade Prisional de Pinheiro, onde deve aguardar preso um parecer do Poder Judiciário sobre o seu caso.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Tio que abusou sexualmente da sobrinha durante seis anos é preso no Maranhão

    Vigia na Prefeitura de Vargem Grande, o estuprador, que não teve o nome divulgado, foi preso pela Polícia Civil nesta quinta-feira (7) em seu próprio local de trabalho.

    Foto Reprodução

    Contra ele pesa a acusação de abusar sexualmente da sobrinha, que hoje tem 16 anos de idade, desde que a mesma tinha apenas 10 anos.

    O delegado responsável pelo caso, Saul Laurentino, tomou depoimento da vítima que confirmou o estupro e contou que foi agredida pelo tio ao tentar se defender dos abusos sofridos ao longo de seis anos.

    O criminoso é irmão da mãe da adolescente e se aproveitava da confiança da família. Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Vargem Grande, que pertence a 2ª Delegacia Regional de Itapecuru Mirim.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Presos integrantes de grupo de extermínio que matou mais de 20 na Baixada Maranhense

    Policiais Civis do Maranhão cumpriram neste fim de semana cinco mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrarem um grupo de extermínio que atuava na Região da Baixada Maranhense.

    Foto Reprodução: PCMA

    De acordo com informações obtidas pela Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), o grupo seria responsável por pelos menos 28 mortes ocorridas nos últimos dois anos na região.

    Os alvos dos mandados de prisão já estavam presos em presídios das cidades de Pinheiro e São Luís, após uma megaoperação realizada no dia 27 de janeiro deste ano, que resultou inclusive na prisão de uma policial militar, investigado de integrar o bando criminoso. Com a ação policial, foi possível desarticular a organização criminosa que disseminava o medo por onde passava. Em um dos atos criminosos do bando, ocorrido em 2020, a vítima foi morta com 12 disparos de arma de fogo, em uma rodovia, na cidade de Peri Mirim.

    As investigações continuam sob a competência do Departamento de Homicídios do Interior, no intuito de identificar outros possíveis membros do grupo criminoso, além de reduzir o número de crimes contra a vida na Baixada Maranhense.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso no interior do Maranhão tarado que tentou estuprar a própria tia; vítima conseguiu fugir

    A Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Militar, prendeu em flagrante no município de São Vicente de Ferrer, um homem pelo crime de tentativa de estupro. A prisão foi realizada na última quinta-feira (17), logo após o criminoso tentar violentar a própria tia, uma mulher de 44 anos de idade.

    Foto Ilustrativa

    De acordo com dados fornecidos pela Delegacia de Polícia da cidade, o homem estava despido e de pênis ereto quando agarrou a vítima pelos cabelos e a arrastou para interior da casa dele. A tia reagiu dando um soco no criminoso e conseguiu fugiu.

    Assim que tomou conhecimento caso, os policiais saíram em diligências no intuito de localizar e prender o criminoso, tendo êxito ao final.

    Após as providências de praxe o criminoso foi encaminhado à Unidade Prisional de Viana onde fica à disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Dupla é presa por tentativa de latrocínio, sequestro e roubo de R$ 76 mil na Grande São Luís

    A Polícia Civil do Maranhão prendeu na última sexta-feira (11) dois homens como suspeitos de serem os autores de uma tentativa de sequestro e latrocínio ocorridas no bairro São Raimundo no  dia 7 de março.

    Foto Divulgação: PCMA

    As prisões foram realizadas por equipes de investigadores da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da Supervisão de Área Integradas de Segurança Pública (SAISP OESTE), no bairro Lima Verde, em Paço do Lumiar.

    De acordo com as investigações, os indivíduos foram identificados pela DRF como autores de uma invasão à casa de um comerciante e roubarem a quantia de R$ 76 mil da vítima sob intensas ameaças. Na ocasião, os assaltantes conseguiram fugir da residência mesmo com a presença de policiais militares, tendo sido usada uma das vítimas como refém.

    Os criminosos tentavam roubar um carro que passava pela rua. Houve troca de tiros entre marginais e policiais e os bandidos fugiram.

    Com os mandados de prisão cumpridos, os presos foram conduzidos ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia estoura casas onde drogas eram armazenadas e prende um homem na Grande São Luís

    A Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante na última quinta-feira (3), um homem que estava em posse de grande quantidade de substâncias entorpecentes em uma residência que funcionava como centro de armazenamento e distribuição de drogas. O alvo da operação policial foram duas residências na cidade de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís.

    Foto Divulgação: PCMA

    Após receber informações precisas que apontavam a existência de um ponto de vendas de entorpecentes, equipes da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) estiveram no endereço informado onde flagraram o suspeito na posse de 69 invólucros de maconha, os quais estavam embalados e prontos para venda, além de um pedaço de tablete do mesmo entorpecente.

    Os policiais ainda realizaram uma revista no interior do imóvel onde o suspeito estava, oportunidade em que foram encontrados mais 10 tabletes de maconha e duas balanças de precisão, que estavam em cima de um guarda-roupas. A Polícia Civil descobriu que autuado só estava na residência para vender drogas, e que na verdade, ele morava em outro imóvel próxima ao local. Os policiais diligenciaram até a casa dele, onde realizaram uma busca e encontraram mais 72 invólucros de crack dentro do quarto do suspeito.

    Diante da situação, suspeito foi conduzido para a Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico, tendo sido autuado pela prática do crime de tráfico de drogas. Após as formalidades legais, o autuado foi encaminhado ao Complexo Penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça. As investigações terão continuidade para que sejam apuradas todas as circunstâncias dos crimes.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso empresário que ostentava nas redes e aplicou golpes de mais de R$ 1 milhão contra idosos no Maranhão

    A Polícia Civil do Maranhão deflagrou a “Operação Ostentação”, fruto de uma investigação que apura um esquema milionário que envolve condutas de furto mediante fraude, em formas qualificadas contra vítimas idosas no município de Rosário e prendeu um homem, suspeito de ser o administrador do esquema de crimes.

    Foto Reprodução: PCMA

    Segundo a delegada Tatyani Fraga, da Delegacia Especial da Mulher de Rosário, o preso, possuía uma loja física de empréstimos consignados no município de Rosário, passando a imagem de empresa regularmente constituída, onde aplicava golpes superfaturando os valores emprestados e transferindo a diferença para sua própria conta.

    A título de exemplo, uma vítima procurava a loja solicitando um empréstimo no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais), o autor aproveitando-se do baixo grau de instrução e idade avançada de suas vítimas, realizava empréstimos direto no caixa eletrônico de R$5.000,00 (cinco mil reais), entregando os R$ 1.000,00 (mil reais) para vítima e transferindo para sua própria conta a diferença de R$4.000,00 (quatro mil reais).

    As vítimas acabavam percebendo a fraude somente na hora de receber seus benefícios previdenciários, que vinham com todos os descontos dos empréstimos, fazendo com que recebessem quantias irrisórias, insuficientes para seus sustentos.

    Durante a investigação que durou cerca de 7 meses, foram identificadas movimentações financeiras na conta do autor que ultrapassam R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), sendo mais de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) somente em créditos. A primeira etapa da investigação foi encerrada com um número significativo de vítimas, mas outras vítimas ainda estão sendo localizadas para as providências cabíveis.

    A operação foi denominada Ostentação, pois nas redes sociais o preso divulgava sua vida de luxo, nas quais viagens e passeios de helicóptero eram comuns, em um perfil com mais de 20 mil seguidores, onde se apresentava como empreendedor. Além da Delegacia Especial da Mulher, participaram da ação policial, investigadores da 1ª Delegacia Regional de Rosário e homens da Polícia Militar do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso em São Luís suspeito de integrar quadrilha que explodiu e roubou banco em Bom Jardim

    Um mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil do Maranhão, na última segunda-feira(21), contra um homem apontado por uma investigação como sendo integrante do grupo criminoso que assaltou a agência do Banco do Brasil da cidade de Bom Jardim, no dia 5 de dezembro de 2021. A prisão foi executada no bairro da Cidade Operária, em São Luís.

    Banco do Brasil explodido em Bom Jardim

    O Departamento de Combate ao Roubo à Instituições Financeiras (DCRIF/SEIC) informou que os criminosos chegaram com armamento pesado, transportados em uma picape, utilizaram explosivos para destruir o cofre para, em seguida fugir levando populares que estavam nas ruas como reféns, causando o verdadeiro clima de pânico no município.

    Segundo o Departamento de Combate ao Roubo à Instituições Financeiras, este é o segundo preso suspeito de participar do crime, o primeiro localizado e detido na cidade de Vitorino Freire no dia 27 de janeiro deste ano. Após o cumprimento das formalidades legais, o investigado será conduzido ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.