PCMA desarticula esquema criminoso e apreende 1.400 litros de combustíveis em Grajaú

    A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Grajaú, com o objetivo de desarticular um grupo envolvido com roubo de combustíveis, executa, desde o último dia 22, ações para chegar a possíveis envolvidos em esquema de desvio/receptação. Até esta última quinta-feira (25), foram apreendidos cerca de 1.400 litros de substâncias semelhantes a biodiesel e etanol.

    Foto: PCMA

    As ações que vem sendo realizadas desde o início da semana consideram informações obtidas a partir de investigações que indicam a existência de comércio e receptação/desvio de combustíveis de caminhões tanque por comerciantes e produtores na região de Grajaú. Ponto fundamental para o início de operações visando à desarticulação do esquema foi o sumiço e a consequente busca para recuperar um caminhão F4000 furtado na cidade.

    A partir das buscas pelo veículo furtado já recuperado, os policiais acabaram chegando, na segunda-feira (22), à localidade Gato Preto, na zona rural do município, onde se depararam com uma quantidade de combustível estocada em uma área de matagal, onde avistaram vários tambores e algumas latas, tratando-se, portanto, de cerca de 500 litros de substância semelhante a biodiesel e cerca de 200 litros de substância semelhante a etanol. Desde então, policiais da Delegacia de Grajaú seguem trabalhando em uma linha de investigação para chegar a outros possíveis envolvidos no esquema.

    Foto: PCMA

    Na quarta-feira (24), em mais uma dessas ações para desarticular o esquema e prender envolvidos, bem como recuperar os combustíveis roubados, os policiais chegaram a uma borracharia no povoado Alto Brasil, também na zona rural da cidade, onde encontraram mais combustíveis. No local, foram apreendidos cerca de 160 litros de substância semelhante a biodiesel e outros cerca de 480 litros de substância semelhante a etanol. O proprietário do estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.

    “As investigações nos levaram até a localidade e chegamos a uma borracharia. Ao fundo dela, avistamos alguns tambores e questionamos ao rapaz que estava presente do que se tratava. Ele, que era filho do dono do local, gaguejou, mostrou nervosismo e disse que não poderia mostrar nem dizer nada. O pai então foi chamado e confirmou que se tratava de combustível”, destacou o delegado Brito Júnior, titular da Delegacia de Grajaú.

    Ainda de acordo com o delegado Brito Júnior, o proprietário do estabelecimento, que foi conduzido até a delegacia para prestar esclarecimentos, disse que havia comprado o combustível de caminhoneiros que tinham passado pela região do Alto Brasil, e que utilizaria para serviços realizados ali mesmo na borracharia. Diante disso, ele foi autuado por receptação, mas pagou fiança e foi liberado em seguida.

    Foto: PCMA

    Temos vários elementos que indicam a possibilidade de outros envolvidos, por isso, seguiremos com as investigações para chegar a essas pessoas de forma a garantir que esse esquema seja desarticulado, visando, principalmente, a segurança da população”, pontuou o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Criminoso morre e policial é baleado em confronto durante operação em Itinga do Maranhão

    Uma megaoperação da Polícia Civil do Maranhão foi deflagrada, na manhã da última terça-feira(16), com a missão de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva em desfavor de dois homens, investigados pela prática de homicídio ocorrido no município de Itinga do Maranhão.

    Droga, armas, celulares e dinheiro apreendidos na operação policial

    A força-tarefa contou com a participação de policiais civis Delegacia de Polícia de Itinga, com apoio das Delegacias Regionais de Açailândia e Imperatriz, através do Grupo de Pronto Emprego (GPE), e da Polícia Civil do Estado do Pará.

    A ação policial teve como base uma investigação que apura o assassinato ocorrido no último dia 6 de janeiro, no bairro Jardim Planalto, onde um homem identificado como Cícero Rodrigo da Silva, foi morto com vários disparos de arma de fogo efetuados por dois homens encapuzados. Na ocasião, uma mulher que também estava no local, foi atingida por um dos disparos.

    As investigações realizadas pela Polícia Civil revelaram a autoria e motivação do crime, que teria sido praticado por dois membros de uma facção criminosa, tendo como motivação o fato da vítima estar comercializando entorpecentes em seu estabelecimento comercial, atrapalhando o comércio de outras bocas de fumo e por não pertencer a facção criminosa dos autores do crime.

    No decorrer das investigações ficou constatado que um dos autores do crime se tratava de um foragido da justiça paraense que possuí dois mandados de prisão em aberto expedidos pela justiça do Pará, pelos crimes de roubo majorado e um roubo mediante sequestro de um empresário no interior do Pará, que foi obrigado a realizar transações bancárias via Pix, fato ocorrido em setembro do ano passado.

    Com relação ao segundo suspeito de participação no homicídio de Cícero Silva, a Polícia Civil maranhense descobriu que, o mesmo possui três processos criminais na justiça maranhense, todos por tráfico de drogas, sendo dois na Comarca de Imperatriz, com condenação em primeira instancia, e um em Itinga do Maranhão, que ainda tramita.

    Na terça, de posse dos mandados de prisão e de busca apreensão, os policiais civis se dirigiram aos endereços dos investigados, no bairro São Sebastião, a fim de cumprirem as decisões judiciais. Assim que chegaram ao imóvel, um dos suspeitos recebeu os policiais a tiros, momento em que se iniciou um confronto. Um dos policiais civis levou um tiro no pé e, agindo em legitima defesa, revidaram e cessaram a injusta agressão. Durante a troca de tiros, companheira do suspeito foi baleada na região do pé. O investigado acabou vindo a óbito ainda no local.

    No interior da residência alvo da ação policial, foram encontrados um revólver calibre .38, com numeração suprimida, um coldre para arma de fogo, duas pedras de crack, 87 porções de crack prontas para venda, o valor de 99 reais trocados e materiais usados para a preparação da droga.

    De acordo com a Delegacia de Itinga, o segundo suspeito fugiu do imóvel antes do cerco policial, devido ao confronto que se iniciou na casa do primeiro investigado, ao ouvir o barulho da troca de tiros, se evadiu em direção a matagal. Na residência dele e da sogra, os policiais localizaram drogas, aparelhos celulares e uma espingarda.

    Como resultado da ação, a companheira e a sogra dos dois investigados foram autuadas em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso em São Luís suspeito de tentar matar policiais militares em Campestre do Maranhão

    Policiais civis do Maranhão cumpriram nesta terça-feira (16) um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 53 anos, investigado pelos crimes de associação criminosa e tentativa de homicídio ocorridos no município de Campestre do Maranhão. A prisão foi executada no bairro da Vila Palmeira, em São Luís.

    Foto Reprodução

    As investigações policiais apontaram o indivíduo como suspeito do crime de associação criminosa e por participação em uma tentativa de homicídio praticado contra policiais militares ocorrido no dia 18 de junho de 2003.

    O mandado de prisão expedido pela Comarca de Porto Franco, foi cumprido por policiais civis do 7º Distrito Policial do Turú e da Seccional Norte, ambos vinculados à Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC). O preso foi encaminhado para a Central Integrada de Inquéritos e Custódia, onde ficará à disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Integrante de organização criminosa atuante em São Luís é preso no interior do Pará

    Um homem, de 26 anos, foi alvo de dois mandados de prisão preventiva cumpridos através de uma ação integrada entre as Polícias Civil dos Estados do Maranhão e Pará. O preso é investigado pelos crimes de tráfico de drogas, porte de arma de fogo de uso restrito e um duplo homicídio ocorrido no interior do Maranhão.

    Foto: PCMA

    De acordo com a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico(SENARC), o investigado é integrante de uma facção criminosa atuante no bairro Cidade Olímpica, em São Luís. Além disso, ele teria participação em um duplo homicídio ocorrido na cidade de Chapadinha, em maio de 2019, onde o mesmo confessou que recebeu o valor de  R$ 1.000,00 (mil reais) para pilotar a motocicleta utilizada no crime.

    Após realizar levantamentos e identificar que o foragido estava residindo na cidade de Marabá, no Estado do Pará, policiais da SENARC repassaram as informações para a Polícia Civil paraense que realizou diligências e conseguiu prender o investigado, na tarde da última quinta-feira(11).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Senarc apreende 15kg de crack escondidos em veículo e prende dupla em São Luís

    A Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante dois homens, de 37 e 38 anos, pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, em São Luís, no fim da tarde de ontem (19). A dupla foi pega transportando cerca de 15 quilos de crack escondidos no interior de um veículo.

    Droga apreendida por policiais civis da Senarc

    As prisões ocorreram logo após a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) receber informações precisas de que dois homens estariam transportando entorpecentes do interior do Estado com destino à capital.

    De posse das informações, equipes da superintendência especializada realizaram uma campana nas proximidades do Terminal Rodoviário de São Luís, onde foi possível identificar e abordar o veículo suspeito.

    Ao realizar a revista minuciosa, com o apoio do cão Baruk do Núcleo de Operações com Cães (NOC), os policiais encontraram 15 peças da droga conhecida popularmente como crack, escondidas no interior do painel do veículo.

    Os dois homens e os entorpecentes foram levados à sede da SENARC, em São Luís, para serem tomadas as medidas cabíveis. A dupla já possui diversas passagens policiais, sendo a maioria por tráfico de drogas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Homem que usava página para difamar e extorquir pessoas é preso no interior do MA

    A Polícia Civil do Maranhão realizou no município de Pedreiras, uma ação policial intitulada de “Operação Confissões”, com a missão de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra um homem investigado pelos crime de difamação e injúria praticados no ambiente virtual, além de associação criminosa, corrupção de menores e extorsão.

    Celulares apreendido na operação da PCMA

    De acordo com o delegado Diego Maciel, titular da Delegacia Regional de Pedreiras, o preso e mais duas pessoas, entre elas, uma adolescente, criavam perfis Fakes em redes sociais, onde postavam conteúdos acerca da vida pessoal de moradores da cidade. Ainda segundo com o delegado, os perfis eram usados para difamar, injuriar, caluniar e principalmente para extorquir as vítimas.

    As investigações revelaram que após a divulgação dos conteúdos nas redes sociais, os administradores entravam em contato com a vítima, oportunidade em que eram tratados valores financeiros, geralmente entre 600 a 2.500 reais, para a exclusão da postagem.

    Foto: PCMA

    O trabalho investigativo da Polícia Civil conseguiu identificar três pessoas suspeitas de administrarem as páginas Fakes. Nesta quinta, os policiais cumpriram às ordens judiciais contra um dos alvos, resultando na apreensão de seis aparelhos de celulares que serão periciados e na prisão do investigado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso na Grande Ilha usurpador que dizia ser coordenador do programa ‘Pacto pela Paz’

    Na cidade de São José de Ribamar, a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Guarda Municipal conseguiu prender em flagrante, um homem, de 19 anos, pelo crime de usurpação de função pública.

    Foto: PCMA

    De acordo com a Delegacia Especial de Ribamar, o investigado se identificava como coordenador do Programa Pacto da Paz com finalidade de auferir influência junto aos órgãos de segurança pública.

    As investigações iniciais apontaram que o autuado vestia-se com uma camisa com a inscrição programa estadual e com símbolos do Governo do Estado que ele próprio mandou confeccionar. Nas redes sociais, o jovem sempre se identificava como coordenador, onde também simulava conversas ao telefone com autoridades para ludibriar servidores e ter influência junto a administração pública.

    A prisão foi realizada no, Bairro Cruzeiro, em Ribamar, sendo o preso encaminhado a Central de Custódia após às providências de praxe.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Trio é preso por homicídios, disparos de arma de fogo e roubo no interior do Maranhão

    Na tarde da última quarta-feira (15), um trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar do Maranhão resultou, na prisão em flagrante de três suspeitos de integrarem uma facção criminosa que atua no município de Itinga do Maranhão.

    Foto Reprodução

    Segundo a Delegacia de Polícia da cidade, os presos são acusados de, além do comércio ilegal de drogas, serem autores de homicídios, tentativas de homicídios, roubos e disparo de arma de fogo em via pública.

    Uma equipe da Polícia Civil realizava investigações no bairro São Sebastião, à procura dos autores de um latrocínio ocorrido no último domingo (12), quando avistaram três indivíduos conhecidos por serem membros de facções criminosas e pelo comércio ilegal de entorpecentes, deixando o bairro, em atitude suspeita.

    Os policiais civis seguiram os indivíduos e os avistaram adentrando em um clube da cidade, um deles em poder de um volume que aparentava ser arma de fogo. A informação foi compartilhada com a 2ª CIA de Itinga do Maranhão, que logrou êxito em prender os indivíduos no interior do clube portando uma pistola de calibre .380.

    Em seguida os policiais, diante dos levantamentos prévios, se dirigiram aos endereços dos investigados, onde possivelmente estariam armazenados entorpecentes, onde apreenderam inúmeras porções de drogas.

    Os indivíduos receberam voz de prisão e foram conduzidos ao Plantão Central de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Adolescente é apreendido suspeito de assassinar professor no interior no Maranhão

    Uma força-tarefa policial realizada nesta última quinta-feira (26), resultou, na apreensão em flagrante de um adolescente, pela prática de ato infracional análogo ao crime de latrocínio consumado. O trabalho é fruto de um trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar do Maranhão.

    Menor apreendido pela Polícia Civil

    A apreensão se deu após diligências ininterruptas por parte dos policiais da cidade de Vargem Grande, que iniciaram as investigações após a consumação do crime de latrocínio que vitimou o professor Thales Delman da Silva, fato ocorrido na última terça feira(24), na BR 222, bairro da Cerâmica, em Vargem Grande.

    Na última quarta-feira (25), as equipes policiais conseguiram, no bairro Matadouro, localizar e apreender a arma de fogo possivelmente usada no crime. Na ocasião, foi dada voz de prisão flagrante para a companheira do suspeito, que tentou ocultar o objeto apreendido, sendo autuada pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

    Arma apreendida pela polícia

    A ação desta quinta, foi realizada por policiais civis da Delegacia de Polícia Civil de Vargem, em conjunto com policiais militares da 3ª Companhia/28°Batalhão da Polícia Militar do Maranhão. As diligências continuam para localizar o outro envolvido.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Operação deflagrada em São Luís contra lavagem de dinheiro investiga sócios de construtora e ex-servidora da Câmara

    Equipes da Polícia Civil do Maranhão, saíram às ruas da capital maranhense, na manhã desta quinta-feira (17), para cumprir seis mandados de busca e apreensão expedidos no bojo de um inquérito policial que apura crime de lavagem de dinheiro.

    Policiais Civis em operação em São Luís

    Os endereços alvos da operação policial estão ligados a investigados, entre eles, uma empresa do ramo da construção civil, sócios e uma ex-servidora da Câmara Municipal de São Luís.

    Conforme a delegada Katherine Chaves, superintendente da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (SECCOR), a investigação teve início a partir da análise de um relatório financeiro expedido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que detectou algumas transações suspeitas da empresa. “As movimentações financeiras da empresa eram incompatíveis com a capacidade econômico financeira declarada”, destacou Katherine.

    Foto: PCMA

    Ainda, conforme a delegada, o relatório do COAF apontou que a maior parte dos recursos recebidos na conta da empresa foram provenientes de entes da administração pública, havendo indícios de movimentação relacionada a atividade ilícita, o que pode configurar desvio de valores recebidos de órgãos públicos.

    A ex servidora da Câmara Municipal de São Luís também está sendo investigada porque não soube explicar à polícia sobre a origem lícita de um depósito para sua conta no montante de R$ 110.000,00 por parte da construtora, uma vez que o seu salário à época era de apenas R$ 2.541,59.

    Durante o cumprimento das buscas foram apreendidos documentos e os aparelhos celulares dos alvos, que terão extraídos os dados telemáticos por decisão judicial.

    Foto: PCMA

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso segundo envolvido em roubo de R$ 70 mil de uma construtora em São Luís

    Em operação na tarde desta última terça-feira (8), policiais civis do Maranhão, prenderam preventivamente um homem, suspeito de participação no roubo contra uma construtora no bairro do Renascença, ocorrido no dia 6 de setembro do ano passado quando bandidos roubaram R$ 70 mil em dinheiro e uma arma de fogo.

    Prisão do segundo envolvido no roubo a uma construtora na capital

    Conforme investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF/SPCC), após o assalto, os criminosos se deslocaram até o bairro Ipase de Baixo, onde esconderam as duas armas de fogo em uma residência e mudaram as placas do veículo usado no assalto. Com base nas investigações, o preso desta terça, teria sido o responsável em guardar as armas utilizadas no roubo.

    Vale lembrar que, no dia 14 de dezembro do ano passado, investigadores da DRF, conseguiram cumprir um mandado de prisão contra um homem, suspeito de também participar do crime. Com o cumprimento do mandado, as investigações continuam no sentido de identificar os demais indivíduos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso em São Luís segundo suspeito de roubo a motorista de aplicativo

    Em continuidade à Operação App, deflagrada desde o início de agosto, no combate aos roubos de motoristas de aplicativos, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva, nesta segunda-feira (7), em desfavor de um segundo investigado por ação criminosa na capital.

    Polícia Civil em Operação APP

    O homem, preso preventivamente, é acusado por render, ameaçar com facas e roubar um motorista de aplicativo no último dia 18 de julho, junto a mais três outros criminosos. Um terceiro assaltante já está identificado, e as equipes da DRFV estão realizando diligências para realizar a prisão.

    O secretário de Segurança Pública (SSP), Maurício Martins, ressalta a importância das ações integradas entre as polícias Civil e Militar para reduzir a criminalidade e garantir a proteção dos motoristas de aplicativos e de toda a população.

    Este é o quinto caso de prisão de suspeito de violência contra motorista de aplicativo na Grande São Luís em uma semana, totalizando, ainda, 12 presos somente neste ano. As prisões são resultados das investigações da Polícia Civil, que tem feito um trabalho integrado com a Polícia Militar, Serviço de Inteligência, acerca desse tipo de crime, fechando o cerco contra os criminosos para prevenir novas ocorrências”, afirmou o titular da SSP.

    O delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, informou que as equipes da Delegacia de Roubos e Furtos seguem no esforço para elucidar e prender todos os envolvidos neste tipo de crime.

    “Deste caso, já é o segundo envolvido preso. Estamos em diligência para prender o terceiro. A Polícia Civil vai continuar com a força-tarefa com o intuito de localizar e prender todos os envolvidos, não apenas deste crime ocorrido em São Luís de forma tão violenta, mas de todos os casos sob investigação”, informou Paiva.

    Operação App

    A Polícia Civil segue desempenhando a Operação App para a prevenção e repressão a roubos e furtos de veículos na Grande São Luís. A ação, coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e outras unidades, ocorre em diferentes bairros de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, visando prender suspeitos da prática criminosa, além da recuperação dos veículos.

    Além disso, a operação também abrange outros tipos de crimes que possam ser identificados durante as abordagens. A Polícia Militar também participa do esforço, intensificando suas ações ostensivas e preventivas em toda a região da Grande Ilha e interior do estado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.