O deputado Zé Inácio (PT) recebeu, na manhã desta quinta-feira (4), em seu gabinete parlamentar, os representantes do Fórum de Filosofia, formado pelos professores Luís Magno, Olília Serra e Zilmara de Carvalho, membros do Fórum de Filosofia do Maranhão. Eles trataram da convocação de uma audiência pública para debater a inclusão da disciplina de Filosofia na grade curricular do Ensino Fundamental e Médio.

Segundo o professor Luís Magno, desde 2014 que está em discussão, em nível nacional, a questão da Base Nacional de Currículo Comum, a ser adotada no sistema básico de ensino brasileiro no campo definido como diversidade.

“No momento, não há obrigatoriedade da inclusão dessa disciplina nos currículos do Ensino Fundamental e Médio. Defendemos que essa disciplina, mesmo sendo transversal, conste na grade curricular nesses dois níveis de ensino, uma vez que é de fundamental importância para a formação do senso crítico”, esclareceu.

Na ocasião, o deputado Zé Inácio reconheceu a questão como de grande relevância e comprometeu-se com a comissão de professores a apresentar requerimento convocando a audiência pública, ainda sem data prevista.

“A inclusão da disciplina de Filosofia nos currículos dos níveis de ensino fundamental e médio é uma temática de grande relevância para o debate sobre a educação que queremos. Essa disciplina tem o potencial de formar uma consciência crítica nos educandos e possibilitar uma melhor compreensão da realidade”, enfatizou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.