A médica pediatra e deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal (PP) destacou, nesta quarta-feira (3), seu projeto de lei que prevê a criação e implantação da Clínica-Escola do Autista e recebeu apoio de colegas paralamentares. A proposição foi publicada no Diário Oficial no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data instituída pela ONU. A iniciativa da deputada também é fruto de uma demanda da sociedade.

A ideia é que a Clínica-Escola sirva de local de triagem para casos mais graves do Transtorno do Espectro Autista, com a presença de profissionais da saúde especializados e, também, da área da educação, com o objetivo de minimizar o sofrimento de pais e trabalhar a inclusão social e escolar dos autistas.

“Importante destacar que a clínica-escola desenvolverá um trabalho complementar essencial, porque não se quer individualizar a criança autista, mas tratá-la e educá-la conforme suas limitações, para que ela, no tempo oportuno, faça melhor proveito das atividades da escola regular, retornando para o convívio normal com outras de sua idade”, ressalta a deputada.

A deputada Dra. Thaiza destacou ainda o trabalho que o Governo do Estado, por meio do Centro Especializado em Reabilitação, no Olho D’Água, em São Luís, vem desenvolvendo com crianças autistas, e vê o espaço como uma excelente oportunidade para ampliar essa assistência e promover a qualificação profissional, outro grande desafio no tratamento do autismo.

“O governador Flávio Dino tem toda uma estrutura capaz e disponível para implementar a clínica-escola do autismo. Tem realizado um grande trabalho no Centro Especializado em Reabilitação, no Olho D’água, e, agora, em mais uma etapa de seu governo, temos uma excelente oportunidade para ampliar esta assistência, porque nos dá toda estrutura e especialistas necessários para a clínica-escola, envolvendo não somente assistência em saúde, mas na área educacional e, principalmente, na capacitação de profissionais”, disse a deputada.

O projeto de lei aguarda recebimento de emendas e tramitará ainda nas Comissões de Justiça e de Saúde da Assembleia Legislativa. Recebeu o apoio de deputados como César Pires (PV), que propôs ampliar a discussão na Assembleia, e foi parabenizada pelo deputado Adelmo Soares (PCdoB).

“Quero parabenizá-la pelo projeto. É um tema importantíssimo que V. Ex.ª está trazendo para a nossa Assembleia e para o nosso Estado. Nós precisamos dar, de fato, esse alento, essa força às famílias, a essas pessoas. Eu conheço e tenho alguns amigos que têm filhos autistas. Um tema que deveria ser abraçado por nossos pares, pois são relevantes. Proposições importantes que ajudam aquelas pessoas que mais precisam. Então, me congratulo com V. Ex.ª e a parabenizo pela belíssima iniciativa”, destacou deputado Adelmo Soares.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.