O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na manhã desta quinta-feira (1º), da assinatura de convênio para a construção de um hospital no município de Alto Parnaíba. O convênio, assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e pelo prefeito Rubens Sussumu Ogasawara, prevê a construção de uma nova unidade hospital, que deverá funcionar como Unidade Mista, em Alto Parnaíba, no Sul do Maranhão.

De acordo com o projeto, este novo hospital, que deverá ser construído num prazo de 18 meses, vai funcionar como unidade de pronto-atendimento, tendo serviços de urgência e emergência, e terá também um centro cirúrgico, onde poderão ser realizadas cirurgias eletivas e os partos das mulheres da região.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a importância da construção deste hospital, em parceria com o Governo do Estado. “É uma demanda antiga, que agora será atendida. Cabe frisar que, desde o primeiro momento, assim que assumiu o mandato, o prefeito Rubens, acompanhado do deputado Othelino, veio aqui  a construção deste hospital”, declarou Carlos Lula. Ele observou que, mesmo havendo o funcionamento do hospital de Balsas, há a necessidade de reforçar o atendimento à saúde em toda aquela região.

O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, fez questão de testemunhar a assinatura do convênio, realizada no prédio sede da Secretaria de Estado da Saúde. A pedido do prefeito, Othelino vinha acompanhando  o projeto.

“Passamos alguns meses tratando deste projeto e agora acontece a assinatura do convênio. Vale dizer que esta parceria é importante: o Governo do Estado vai financiar a construção do hospital, a Prefeitura doou o terreno e, quando estiver concluído, a Prefeitura vai assumir a gestão do hospital, que vai substituir o que já existe lá hoje. É uma parceria de grande valor e quem vai ganhar com ela é a população, que vai ter um novo hospital, que certamente vai atender muito bem a toda aquela região”, ressaltou Othelino.

O prefeito Rubens Sussumu Ogasawara declarou que esta obra irá resolver grandes problemas na área da saúde em Alto Parnaíba: “Será muito importante para a nossa região, que é muito deficitária de serviços públicos, até mesmo por ficar bastante distante da capital do Estado. Em razão disto, agradecemos o apoio e o empenho tanto do secretário Carlos Lula quanto do deputado Othelino”, afirmou o prefeito.

O secretário Carlos Lula explicou que, para atender as necessidades da população, o novo hospital irá funcionar como Unidade Mista, ou seja, vai ter a capacidade de realizar internações, partos e pequenas cirurgias. “O mais importante é que esta nova unidade terá condições de atender à demanda que existe hoje em Alto Parnaíba. Vamos construir este hospital para que se possa concretizar este antigo sonho da população daquela região”, salientou o secretário Carlos Lula.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.