Com a palestra ‘Aprendendo a gostar de você, acabando com a baixa autoestima’, ministrada pelo psicólogo Júlio César Maciel, o Grupo de Esposas de Deputados Estaduais do Maranhão (Gedema), presidido pela enfermeira Ana Paula Lobato, e a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa deram prosseguimento à programação especial voltada para as servidoras do Legislativo Estadual.

A abertura do evento, ocorrido na tarde desta terça-feira (13), no Auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação, foi feita pela presidente do Gedema, que deu boas-vindas e falou da programação que está sendo  desenvolvida em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Também contou com as palestras da esteticista Liliane Belo e da médica ginecologista, Dra. Abgail de Oliveira Sousa.

Ana Paula Lobato destacou a ampla programação, que teve início na manhã de hoje, com a Oficina de Automaquiagem, seguindo à tarde com as palestras. Ela, também, ressaltou que a Carreta da Mulher está presente na Casa para fazer consultas e exames preventivos. “Escolhemos esse tema ‘Apreendendo a gostar de você’, justamente pra gente aprender a se conhecer, a se respeitar e a gostar do jeito que somos”, reiterou a presidente.

O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), disse que o Gedema está de parabéns por esta programação voltada à mulher. “Teremos uma programação vasta. É um momento de interação e toda equipe do Gedema está de parabéns por esta iniciativa”, afirmou.

Presenças

Também estiveram presentes no evento os deputados Glauberth Cutrim (PDT) e Roberto Costa (MDB); o diretor de Comunicação, Edwin Jinkings ; a diretora adjunta de Comunicação, Sílvia Tereza;  o diretor de Saúde, Dionilo Costa Júnior; o presidente da CPL, André Maia; o diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro; a subdiretora de Desenvolvimento Social, Luciana Lago; a diretora de Desenvolvimento Social, Silvana Leal; Bruna Abreu, diretora da Creche Escola Sementinha; Rafael Lago, subdiretor de Saúde da Assembleia; Valney Pereira, diretor geral; Tarcísio Almeida Araújo, procurador geral da Assembleia; Antino Noleto, diretor de Administração,  e Vitalina Araújo, diretora de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa.

Autoestima

O psicólogo Júlio César Maciel, na oportunidade, ressaltou a importância da autoestima da mulher. “É importante dizer que a mulher, por sua própria natureza, tem uma fortaleza dentro de si. A proposta de hoje é resgatar, é sensibilizar e, mais uma vez, lembrar que não existe ninguém mais forte do que as mulheres. Por isso nessa palestra valorizamos aquilo que nós temos de melhor e a Assembleia Legislativa  tem várias mulheres e, que durante toda a sua história,  elas fizeram a diferença. Na verdade, o tempo passa e elas sempre ficam;  fazendo a Assembleia acontecer  nessa Casa do povo”, acentuou o psicólogo.

A dra. Abgail de Oliveira durante a sua palestra destacou a importância daquele debate, tendo em vista que “quando um grupo de mulheres, como o Gedema se proporciona a fazer um debate voltado para os funcionários, é algo que deve servir de exemplo para outras pessoas que têm essa oportunidade.

“Sem dúvida alguma é um grande serviço que está sendo desenvolvido pelo Gedema. Amanhã, daremos o ponta pé inicial na Carreta da Mulher, quando estaremos coletando preventivos e encaminhado as mulheres, se for o caso, para exames mais aprofundados. Também estaremos alertando sobre como fazer a prevenção do câncer de colo do útero”, disse ela, mostrando um gráfico com os números de casos de câncer de colo do útero, registrados no Maranhão.

“Hoje, a gente vê que muitas mulheres confundem cuidados pessoais, estéticos, com o amor próprio, com a autoestima. Quando você está bem, o interior e o exterior fica melhor ainda. A baixa e autoestima hoje em dia está influenciando muito as mulheres no dia a dia. Isso faz com que a auto estima dela fique lá em baixo, por isso, estamos aqui para dar um empurrãozinho nessa vontade de querer se cuidar”, disse a esteticista Liliane Belo.

“Este evento é importante para termos um tempo para nós mesmos, porque somos mães e trabalhadoras e às vezes esquecemos de ser mulher”, enfatizou Alzenira Costa Lima, servidora da Assembleia.

A palestra também foi elogiada pela servidora Vania Paz. “ É importante, porque a autoestima é um dos principais  recursos para você viver bem. Essa ação do Gedema é mais que positiva”, afirmou.

Sorteios

Ao final das palestras foram sorteados brindes e oferecido um coffee break para as servidoras. As várias ações que fazem parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, tiveram início hoje e seguem até o próximo dia 20.

Ações

Hoje aconteceu na sede do Gedema a Oficina de Automaquiagem, para as servidoras da Casa, com as consultoras Gina Gusmão, Letícia Pestana e Michelle Oliveira. Nos dias 14, 15 e 16, a Carreta da Mulher vai realizar consultas, exames laboratoriais e preventivos, exame clínico da mama e ultrassonografia. Os atendimentos acontecerão das 8h às 18h.

No dia 20 será ministrada outra palestra, também no Auditório Neiva Moreira, desta vez com um tema voltado para a preparação para a Páscoa. Ao final, haverá sorteios de brindes e coffee break.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.