Através do Projeto de Lei nº 002/18, o deputado Rigo Teles (PV) propõe a criação do Código de Proteção aos Animais no Estado do Maranhão. O projeto é amplo e estabelece uma série de regras e normas, em vários capítulos, que visam a proteção aos animais no Estado.

No Capítulo I, por exemplo, o projeto, que foi apresentado na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa e vai ser analisado nas próximas sessões, estabelece, no artigo 1º, que “fica instituído o Código Estadual de Proteção aos Animais, estabelecendo normas para a proteção, defesa e preservação dos animais no Estado do Maranhão”.

O projeto define o que são considerados animais silvestres para efeito da aplicação da futura lei, ou seja, “aqueles encontrados livres na natureza, pertencentes às espécies nativas, migratórias, aquáticas ou terrestres, que tenham o ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras ou em cativeiro, sob a competente autorização federal”.

Trata também de animais exóticos, aqueles não originários da fauna brasileira; domésticos, aqueles de convívio do ser humano, dele dependentes, domesticados, nascidos em criadouros, aqueles nascidos, reproduzidos e mantidos em condições de manejo controladas pelo homem; e, ainda, os removidos do ambiente natural e que não possam ser reintroduzidos, por razões de sobrevivência, em seu habitat de origem.

O artigo seguinte estabelece que é proibido “ofender ou agredir fisicamente ou psicologicamente os animais, sujeitando-os a qualquer tipo de experiência, prática ou atividade capaz de causar-lhes sofrimento ou dano, bem como as que provoquem condições inaceitáveis de existência; manter animais em local desprovido de asseio ou que lhes impeça a movimentação, o descanso ou os privem de ar e luminosidade; obrigar os animais a trabalhos excessivos ou superiores às suas forças e a todo ato que resulte em sofrimento, para deles obter esforços que não se alcançariam senão com castigo”.

Condena ainda “não propiciar morte rápida e indolor a todo animal cujo abate seja necessário para consumo; não propiciar morte rápida e indolor a todo animal cuja eutanásia seja regularmente recomendada por autoridade veterinária; enclausurar animais juntamente com outros que os molestem ou exercitar cães, conduzindo-os presos a veículo motorizado em movimento; ou vender ou expor à venda animais em áreas públicas, sem a devida licença de autoridade competente”.

Outro ponto tratado no projeto é o estabelecimento de advertências e multas para as pessoas ou empresas que não cumprirem a lei. As penalidades administrativas são advertência: multa de até 500 UFR-MA; interdição temporária; suspensão de financiamentos provenientes de fontes estaduais oficiais de crédito e fomento científico; e interdição definitiva.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.