O deputado estadual Antônio Pereira (DEM) protocolou indicação na Assembleia Legislativa solicitando que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) adote providências para preservar a nascente do Rio Gurupi, cujo curso de água banha o Maranhão, na divisa com o Pará.

No pleito encaminhado por meio de ofício ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, Antônio Pereira esclarece que a preservação da nascente do Rio Gurupi é de grande relevância para a população maranhense, que cobra medidas urgentes do MMA.

O democrata alertou que os cuidados com a degradação ambiental devem começar com a preservação da nascente do Rio Gurupi, que abastece as cidades ribeirinhas do Maranhão e do Pará, garantindo a sobrevivência da população.

O Rio Gurupi possui 720 km de extensão, aproximadamente. Tem nascente no Maranhão e foz no Oceano Atlântico. É o divisor natural entre o Pará e o Maranhão. Seus principais afluentes localizam-se na margem esquerda em território paraense.

A bacia hidrográfica do Rio Gurupi situa-se da seguinte maneira: 70% em território maranhense e 30% em território paraense. Devido a sua constituição geográfica, corre sobre rochas cristalinas e apresenta-se em belas cachoeiras em longo trecho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.