Banca particular! A inteligência e coragem marcam a trajetória dos Corrêa Lima na advocacia maranhense

    Em um feito inédito, na solenidade que terminou ontem, Anacleto Corrêa Lima foi o nono integrante de um clã de origem negra inscrito nos quadros da OAB/MA.

    FOTO: PAULO CARUÁ

    Com especialistas em diversas áreas, como tributário, previdenciário, criminal e civil, no exercício efetivo da advocacia maranhense tradição tem nome e sobrenome. Estamos falando do clã Corrêa Lima, iniciado em 1969 pelo patriarca Itamar Corrêa Lima, que tem como características pujantes o saber jurídico, a coragem e o caráter.

    O pioneiro de uma família de origem negra a alçar tal feito, Dr. Itamar fez questão de prestigiar o evento que marcou o ingresso do nono descendente, no caso o neto – Anacleto Pereira Corrêa Lima – aos quadros da seccional maranhense.

    Tendo como referência além do avô, a mãe, a jornalista e também advogada Itamargarethe Corrêa Lima, o jovem advogado participou no final da manhã desta quarta-feira(16) do termo de compromisso na sede da OAB/MA, no Calhau. À solenidade comandada pelo presidente Kaio Saraiva contou com cerca de 50 novos advogados e seus respectivos familiares.

    “Aqui fechamos uma etapa e iniciamos outra. Mesmo sentindo a ausência física da minha vozinha, Zulmira Domingas Pereira Corrêa Lima, uma das milhares de vítimas que perdemos para COVID-19 em 2020, mas com a certeza dela zelar por mim de onde quer que esteja, divido essa vitória com meus familiares, com ênfase ao meu avô e minha mãe “, disse.

    Aos 85 anos, dos quais 53 dedicados ao exercício da advocacia, sem esconder o sentimento de gratidão, o líder do patriarcado esteve ao lado da filha e do neto. “ Somos o interruptor da Democracia no País. Enquanto operadores do direito, é nossa à missão de barrar os excessos e arbítrios dos agentes públicos, independente da esfera de poder. Hoje, presenciar mais um neto abraçando com amor a carreira jurídica, além de gratidão, tenho a certeza que o caminho escolhido foi à opção mais acertada na minha vida”, asseverou Dr. Itamar.

    ORIGEM DO PATRIARCADO:
    Abandonado pela mãe aos seis meses de idade, o filho de Severo Corrêa Lima, motorista do Palácio dos Leões no governo de Sebastião Archer foi criado por 13 madrastas. A infância e adolescência conturbadas foram à combustão propulsora para alimentar a vontade de vencer que, somada a determinação de garantir aos descendentes um futuro diferente, feito alçado com primazia, fez com que o aluno do Liceu Maranhense tivesse a certeza que somente através da educação conquistaria um lugar de destaque em uma sociedade imperialista e escravocrata.

    O resultado não poderia ser diferente. Em 1964, Itamar Corrêa Lima ingressou no ensino superior. O ex- presidente do Centro Acadêmico da antiga Faculdade de Direito, na Rua do Sol – é citado como exemplo pelos grandes profissionais que desbravaram e lutaram para fortalecer a profissão no Estado.

    LEMBRANÇAS DA DITADURA –
    Dono de um legado moral robusto, na trajetória pessoal, o ex-escrivão da Polícia Federal, ex- delegado da Polícia Civil, ex-conselheiro da seccional maranhense nas gestões dos colegas Raimundo Marques e Caldas Góis, que foi aprovado nos concursos de auditor do Ministério do Trabalho e Juiz estadual, mas por problemas familiares abriu mão de ambas às nomeações, tem uma passagem em especial que enche de orgulho filhos e netos.

    “O saber jurídico, o caráter, a coragem e determinação são atributos inconfundíveis. Acompanhei a narrativa de muitos fatos, porém enquanto filha, dois me enchem de orgulho. Ambos os episódios tem haver com a Ditadura Militar, período difícil na história do Brasil. O primeiro em 1968, como presidente do Centro Acadêmico, ao ser apontado pelo polícia repressora como líder dos movimentos que eclodiram em todo o País, inclusive na capital maranhense, para protestar o assassinato do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, ocorrida dentro do restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, ele foi preso e retirado da sala de aula. O segundo, já na condição de delegado da Polícia Civil, a prisão de um professor da Universidade Federal do Maranhão e filho de um general carioca das Forças Armadas, na década de 70, auge do período ditatorial, que bêbado e dirigindo um troller pela Avenida Kennedy, ao ser abordado após uma colisão, chamou de macaco o então titular das Delegacias de Acidente de Trânsito e segundo distrito policial”, lembrou a jornalista Itamargarethe.

    Ainda exercendo a advocacia apenas, na condição de consultor jurídico da prole, além de Itamargarethe e Anacleto, também são inscritos na seccional maranhense os filhos Itamary, Itamauro e Itamarcia e, ainda, os netos Italanna, Paulo Filho e Raissa, sem contar com outros dois filhos e um neto que são bacharéis e logo logo poderão seguir os passos dos demais Corrêa Lima.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Kaio Saraiva é eleito presidente da OAB/MA

    Blog Daniel Matos 

    Kaio Saraiva é o novo presidente da OAB-MA. O resultado da eleição saiu agora há pouco. O advogado fez uma campanha propositiva, pautada no diálogo e na coletividade, de norte a sul do Estado.

    Ele conquistou os votos dos advogados pela segurança do trabalho realizado junto à atual gestão de Thiago Diaz e pelas propostas factíveis em prol da advocacia maranhense. O candidato terá ao seu lado como vice a advogada Tatiana Costa, atual presidente da Comissão da Mulher e da Advogada.

    “Percorremos todo o estado e dialogamos com a advocacia sobre avanços e demandas. Por onde passei, recebi o carinho e o apoio de colegas advogadas e advogados do Maranhão. Vamos caminhar juntos para avançarmos muito mais com uma OAB altiva e independente”, disse.

    Assista:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Terceira via se fortalece para as eleições da OAB/MA

    O Instituto Escutec fez levantamento para as eleições da OAB-MA. A consulta, mesmo que contratada pelo atual presidente da Ordem, Thiago Diaz, que apoia Kaio Saraiva, mostrou um dado interessante: a subida do advogado Misael Rocha Júnior, que ultrapassou dois candidatos pela presidência da Ordem e já configura o terceiro lugar.

    Misael foi presidente da comissão de jovens advogados na primeira gestão Thiago Diaz (2016 – 2018), onde fez um trabalho notoriamente reconhecido pela classe, tendo sido indicado pelo Conselho Federal da OAB para representar a classe junto ao conselho nacional de juventude da presidência da república.

    A chapa 5 – “PELA ORDEM” ultrapassou, segundo a pesquisa, duas outras chapas. Que foram a chapa 1, encabeçada pelo advogado Gustavo Carvalho e a chapa 2, que tem como líder o advogado Aldenor Rebouças.

    Misael faz uma abordagem diferenciada nas eleições da OAB/MA, levantando a necessidade urgente de ser realizado no Estado do Maranhão um “Pacto pelo jurisdicionado” que são medidas que visam reduzir a burocracia e melhorar os índices de acesso à justiça no Maranhão.

    “A taxa de congestionamento líquida dos processos no MA beiram os 70% de acordo com o CNJ, e sabemos que as paralisações decorrentes da pandemia agravaram esse índice. O expediente forense reduzido, como está atualmente, não consegue dar vazão a essa taxa. As audiências estão sendo marcadas com muita distância, para o ano seguinte” Afirma a advogada Rebecca Castro, candidata ao cargo de secretária geral na chapa 5.

    Em meio a um cenário desgastado, de diversos ataques pessoais, de briga interna da atual gestão, Misael afirma que há um desvirtuamento da finalidade da OAB na campanha dos candidatos situacionistas, os advogados Kaio Saraiva e Diego Sá.

    “Nossos inimigos não são os nossos próprios colegas, nossos inimigos continuam sendo a desvalorização dos honorários, a lacuna do piso salarial, os baixos índices de acesso à justiça no MA e a falta de posição firme da OAB nas pautas da advocacia e da cidadania” Complementa o candidato Misael Rocha.

    O cenário nas eleições da OAB/MA começa a mudar.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Eleições OAB/MA: Kaio Saraiva reune advocacia maranhense nesta terça-feira (26/10) para apresentar propostas

    Com a certeza de avançar mais nas melhorias para a classe por um caminho seguro, advogados e advogadas do Maranhão aderiram ao projeto da chapa 4 – Preservar as conquistas e avançar +. Amanhã (26/10), o candidato à presidência da OAB/MA, Kaio Saraiva, se reune com a classe, a partir das 19h no Rio Poty Hotel para apresentar algumas das mais de cem propostas de trabalho distribuídas em 09 eixos temáticos, além de apresentar os advogados e advogadas que integram o projeto.

    Kaio Saraiva, candidato à presidência da OAB/MA, com a vice, Tatiana Costa, atual presidente da Comissão da Mulher e da Advogada

    As eleições da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil será realizada no próximo dia 16 de novembro. Pesquisas indicam, que entre os candidatos, o , advogado Kaio Saraiva, deve ganhar as eleições. Ele tem o apoio do grupo do atual presidente Thiago Diaz. Desde 2015, o então jovem advogado milita por condições melhores à classe.

    O foco da gestão de Kaio Saraiva para o triênio 2022/2024 será o de seguir com uma Ordem que avança unida e que não admite retrocesso. “Não queremos a volta ao passado e a incerteza para o futuro. Temos que seguir em uma jornada reconhecendo os desafios do presente e do futuro, preservando as conquistas e fazendo mais diante dos desafios que diariamente aparecem”, garantiu o candidato à presidência da OAB/MA.

    Na visão de Kaio Saraiva, a gestão de Thiago Diaz, a qual ele ajudou a consolidar, deixa para trás uma OAB/MA que não trazia conquistas para a classe advocatícia. “Os tempos vivenciados são tempos de conquistas e avanços para todos os profissionais. Manteremos em ritmo acelerado. Se estamos dando atenção à Jovem Advocacia, assim continuaremos a fazer com mais ações e inovação”, garante Kaio.

    Ao fazer parte da gestão da OAB/MA em 2016, Kaio potencializou a qualificação por meio de sua atuação na Escola Superior de Advocacia. Ele aliou sensibilidade com determinação e eficiência para enxergar os problemas dos profissionais e apresentar soluções.

    O diferencial da pré-campanha de Kaio Saraiva esteve na participação democrática para a construção das propostas que serão a sua diretriz, no triênio 2022/2024, além da representatividade da classe que o apoia. Entre eles: Conselheiros Estaduais e Federais da Ordem, 16 (de um total de 17) presidentes de Subseções e a maioria dos presidentes das mais de 90 Comissões da OAB/MA.

    São mais de cem propostas contempladas em oito eixos temáticos: Gestão; Prerrogativas, CAAMA, Mulheres Advogadas, Escola Superior de Advocacia, Advocacia Sênior, Subseções, Propostas Gerais. São ações que visam superar os desafios da advocatícia trazendo impactos positivos para a vida dos advogados e advogadas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    O cenário agora é outro: Misael Rocha Jr registra chapa para eleição da OAB/MA

    O Advogado criminalista Misael Rocha Jr efetuou o registrou da chapa “PELA ORDEM” para as eleições da OAB/MA, que acontecem no dia 16 de Novembro.

    A chapa conta com 84 advogados, sendo 42 mulheres e 42 homens. A diretoria será composta por Misael na presidência, Geomilson Alves Lima na vice-presidência, Rebecca Castro na secretaria geral, Lucas Mota na tesouraria e Kanandda Nascimento na secretaria adjunta.

    A chapa também ultrapassou o mínimo legal de 30% de negros ou pardos, contando com mais que uma pluralidade de pessoas, uma pluralidade de ideias e propostas inovadoras para a seccional maranhense.

    Na presidência da Caixa está o conceituado advogado Edilson Filho, nome que já compôs junto a Misael a gestão mais marcante da jovem advocacia no Estado.

    No conselho federal estão os advogados Samyr Waquim, Will Ferreira e Riod Ayoub na titularidade. Na suplência do conselho federal estão os advogados(as) Mayara Medeiros, Sanny Marrony e Alex Sousa.

    O conselho estadual conta, também, com nomes de advogados que tem trabalho reconhecido, a exemplo do professor Diogo Guarlhado, o também professor Deny Jackson (imperatriz) e de mulheres advogadas com atuação reconhecida, como Vanessa Diniz e Rayane Barbosa Duarte.

    A chapa assume a vertente de propor medidas que busquem aperfeiçoar a qualidade da justiça, o que melhoraria na só o dia a dia dos advogados, mas também dos cidadãos maranhenses.

    Segundo Misael “a taxa de congestionamento de processos no MA está beirando os 70% e o expediente forense funcionando somente pela manhã não consegue reduzir este número” e complementa “um multidão de audiências em cooperação com o MP, a defensoria e o TJ é necessário, um sistema de observação da morosidade também”

    A valorização da advocacia também é um pilar da chapa, que afirma fazer o resgate institucional da OAB e do protagonismo da advocacia no Estado do Maranhão.

    “Até então, o cenário político da Ordem era fruto de uma divisão interna da atual gestão. A disputa pelo poder agora conta com uma disputa de propostas, que visa melhorias para todos” afirma Samyr Waquim, coordenador de campanha.

    A chapa agora começará sua campanha e visitará comarcas e subseções do interior do Estado para levar suas propostas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Movimento Pró Armas reúne advogados em vários órgãos e entidades em São Luís

    Tratamento isonômico – na luta dos direitos dos advogados em defender o porte de arma para o advogado de forma isonômica como para juízes e promotores

    Thiago Diaz e Representantes do Movimento Pró Armas em São Luís

    Na tarde desta segunda-feira (14), na TV Difusora, para tratar sobre o assunto houve a entrevista no Programa Maranhão Rural com os Dr. Marcos Pollon, advogado natural do Estado do Mato Grosso e o empresário Rodrigo Castro, representantes do Movimento Pró Armas para advogados e na manhã de hoje (15) uma entrevista com Mário Porto na Rádio 92FM, na Secretaria Municipal de Segurança e na sede da OAB-MA com Dr ALUIZIO MOREIRA LIMA atual Secretário Adjunto da Comissão de Direito Tributário da instituição e o com o Dr Thiago Roberto Morais Diaz Presidente da OAB-MA. No início da tarde houve reunião nas Superintendências da Policia Rodoviária Federal e também da Polícia Federal e a agora a noite entrevista com Linhares Júnior.

    Foto Divulgação

    O encerramento do encontro acontece na quinta-feira, dia 17, com reuniões no gabinete do Secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, do Delegado Geral e também no 24⁰BIS Exército.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.