Receita apreende carga de barbatanas de tubarão avaliada em mais de R$ 3 milhões em São Luís
Na manhã desta segunda-feira (30), a Receita Federal apreendeu, em São Luís, cerca de 185 kg de barbatanas de tubarão-azul (Prionace Glauca), que está ameaçada de extinção.
A prática é conhecida como ‘Shark finning’, na qual tubarões são capturados e as nadadeiras, conhecidas popularmente como barbatanas, são capturados. Em seguida, na maioria das vezes, o animal é descartado vivo na água.
Segundo a Receita, a carga estava distribuída seis volumes e iram para a China, onde a barbatana do tubarão é considerada item de luxo em algumas ‘sopas ostentação’ que são consumidas por até 500 dólares o prato. O preço da barbatana, por quilo, pode chegar a três mil dólares no mercado mundial.
No entanto, a pesca predatória do tubarão é considerada ilegal no Brasil, especialmente porque o objetivo é a retirada única e exclusiva das barbatanas.
Na operação desta segunda (30), todo o material apreendido não possuía documentos que atestassem a legalidade, infringindo normas ambientais vigentes, segundo a Receita Federal.
Em São Luís, segundo as investigações, as barbatanas seriam dissecadas e depois iriam à China pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A carga foi entregue ao IBAMA e os alvos da operação poderão responder por crime ambiental.
Neto Ferreira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Deixe um comentário