“Eu me sinto feliz na minha horta, cuidando da minha plantação, pois por meio do meu trabalho eu consegui conquistar a minha casa própria, meu carro e pagar os estudos das minhas filhas. Sou agradecida pela terra e pelo Banco do Nordeste, que acreditou em mim e me ajudou a chegar até aqui”. O depoimento da feirante Helena Oliveira emocionou os presentes à cerimônia do XIII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e V Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar, realizado nesta quarta-feira (28) na sede da instituição.

O BNB possui o maior Programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul e reconhece anualmente iniciativas de sucesso entre clientes financiados pelos programas de Microcrédito Urbano – Crediamigo e Microcrédito Rural – Agroamigo, bem como da Agricultura Familiar. A premiação considera os resultados obtidos pelos clientes após a aplicação dos recursos financiados. A seleção dos vencedores é realizada por Comissão Julgadora Técnica formada por instituições e órgãos das áreas de empreendedorismo, produção e desenvolvimento, tanto em territórios urbanos quanto rurais.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste no Maranhão, Hailton Fortes, destacou que a premiação valoriza a força dos produtores nordestinos e as possibilidades de desenvolvimento oportunizadas pela instituição financeira. “Estes Prêmios representam a consolidação dos resultados reais do trabalho desenvolvido pelo Banco do Nordeste na Região. Chegamos à pequena economia e geramos oportunidades de transformação de vidas, que impactam outras vidas a partir da geração de empregos e de melhores condições de sobrevivência”, explicou o gestor.

Participaram da solenidade de premiação o superintendente do Ministério da Agricultura no Maranhão, Antônio José do Santos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Raimundo Coelho, a superintendente Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Dulcileide Cutrim, o presidente da Fetaema, Francisco de Jesus Silva, o superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal, e a gestora do Programa Mais Renda da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Serlene Chaves, além de representantes de entidades ligadas à agricultura e ao empreendedorismo, parceiros institucionais e clientes do Banco do Nordeste.

Conheça os premiados

No programa Agroamigo, a agricultora Helena Oliveira, do município de Balsas, se destacou pelo histórico de conquistas a partir da cultura de hortaliças e comercialização dos produtos em feiras, comércios e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na cidade. Com a renda da produção e recursos financiados pelo microcrédito, a premiada conseguiu adquirir equipamentos, um veículo, a casa própria e viabilizar a formação acadêmica das duas filhas, além de ampliar a capacidade produtiva e a renda da família.

Sucesso compartilhado também por José Moreno Borges, de Santa Luzia, reconhecido pela qualidade de sua criação de suínos e visão de reinvestimento. Ele conseguiu multiplicar rapidamente seu rebanho e investir em capacitação técnica. De São João dos Patos, veio a vencedora Luzia Angélica, pecuarista que atua com criação de bovinos e suínos há 16 anos. Com apoio do Agroamigo, ampliou sua criação e obteve condições de implantar um engenho para fabricação de tijolos e rapaduras, melhorando as condições de sustento da família.

Já no âmbito do microempreendedorismo urbano, o programa Crediamigo premiou Raimundo Alves, morador de Aldeias Altas, pela história de desenvolvimento do seu pequeno empreendimento, que de uma máquina criada por ele para conserto de bicicletas transformou-se na principal loja do ramo mecânico da cidade, empregando cerca de 10 funcionários. Do município de Paço do Lumiar, as clientes Liliane Cadete, que atua no ramo de beleza, e Sandra Regina Santos, da área de alimentação, também foram premiadas pelo Crediamigo.

Foi das cidades de Pedreiras e Olinda Nova que brotaram o sucesso do piscicultor João Chagas de Melo e do apicultor João Moreira de Sousa, respectivamente. Fugindo da seca do Ceará, na década de 1960, João Chagas viu nascer em terras maranhenses as condições adequadas para sua família. Hoje, com recursos do Pronaf, já produz, anualmente, mais de 200 toneladas de peixe e 60 mil litros de leite, extraídos de rebanho próprio, e ainda cultiva banana e mandioca. Já para o agricultor João Moreira, foi do mel que surgiu a oportunidade de reconhecimento estadual. Ele investiu na produção e alcançou produtividade acima da média na região, sendo beneficiado também pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste.

A premiação aos clientes de sucesso dos programas Agroamigo, Crediamigo e Pronaf ocorrem em toda a área de atuação do Banco do Nordeste – Região Nordeste e nortes dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...
Parlamentar também anunciou a convocação de secretários para prestar esclarecimentos O vereador Astro de Ogum (PCdoB) ...
Nesta segunda-feira (22), o deputado estadual Wellington do Curso participou da aula inaugural de curso de ...
Dois motoqueiros chegaram ao local e um deles desceu e foi logo atirando contra a vítima ...
Após tomar todas, o homem deixou claro que não iria pagar a conta por ser policial ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.