NOTA DE SOLIDARIEDADE

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís (Sindjor-SLZ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público manifestar a mais veemente indignação e repúdio aos atos de violência física e perseguição sofridos pelos comunicadores populares Antônio Carlos e Geovane Santos, da VTV de Santa Rita-MA, que foram agredidos na cidade de Rosário, no último dia 1 de junho, bem como prestar solidariedade a eles.

É inadmissível e alarmante que profissionais da imprensa seja alvo de agressões enquanto exerce seu trabalho de informar a sociedade. O ataque aos comunicadores representa um ataque direto à liberdade de imprensa, um dos pilares fundamentais da democracia.

Repudiamos tais ações covardes e violentas que incluem insultos e xingamentos, socos e até disparos de arma de fogo, e cobramos investigação rigorosa por parte das autoridades competentes, e que o responsável seja levados à justiça e devidamente punido. Não podemos permitir que os profissionais da imprensa se tornem vítimas de violência e tais intimidações.

Neste sentido, solicitamos também que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tome as devidas providências para apurar o ocorrido, garantindo a segurança dos comunicadores e de todos os profissionais da imprensa que atuam no Maranhão.

É fundamental que o Estado assegure um ambiente seguro e propício para o livre exercício da imprensa, garantindo a proteção dos jornalistas e o respeito à liberdade de expressão.

O Sindjor-SLZ e a FENAJ reafirmam seu compromisso de lutar incansavelmente pela defesa dos direitos dos jornalistas e pela preservação da liberdade de imprensa em nosso estado.

Expressamos nossa solidariedade a Antônio Carlos e Geovane Santos, da VTV de Santa Rita-MA e nos colocamos à disposição para prestar todo o apoio necessário nesse momento lamentável.

Diretoria do Sindjor-São Luís


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.