Senadora Eliziane Gama emite nota de pesar pela morte do vereador Batista Matos

    *NOTA DE PESAR*

    A senadora Eliziane Gama recebeu com muita tristeza a notícia da morte do amigo e vereador de São Luís, Batista Matos. Ele faleceu nesta quarta-feira, dia 31 de março de 2021 em decorrência de complicações da Covid-19.

    Eliziane Gama lembrou que Batista Matos foi seu colega de cursinho, ingressaram juntos no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão e trabalharam na Rádio FM Esperança. Ele também foi companheiro de militância partidária e assessorou a senadora quando era deputada estadual.

    “Inacreditável receber essa notícia da morte desse meu irmão e amigo. Conheci Batista na época de cursinho, estudamos juntos na UFMA e trabalhamos no mesmo período na Esperança FM. Meu coração está desolado. Que Deus conforte sua esposa Liana, seus filhos e sua família”, lamentou Eliziane Gama.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito e Presidente da Câmara de São Luís lamentam morte de Batista Matos

    O prefeito Eduardo Braide e o presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho, manifestaram pesar pela morte do jornalista e vereador Batista Matos, ocorrida hoje, em decorrência da Covid-19.

    Batista Matos

    Nota

    Lamento profundamente a partida precoce do vereador João Batista Matos, na manhã desta quarta-feira (31). Batista era comunicador por excelência, dedicou sua vida trabalhando em diversos veículos de comunicação da cidade, e em 2020, conseguiu se eleger para seu primeiro mandato como parlamentar na Casa Legislativa, no qual vinha cumprindo com maestria e afinco. Se descobriu homem público após diversos trabalhos voltados para as comunidades da capital, se empenhando em causas nobres e sociais. Peço que Deus na sua infinita misericórdia, console e acalente os corações da sua esposa, Liana, da sua mãe Dona Clenir, dos seus filhos Samuel e Daniel, e dos amigos que ele construiu nesta jornada de vida”.

    Osmar Filho, presidente da Câmara Municipal de São Luís.

    O prefeito Eduardo Braide também emitiu nota e decretou luto oficial de três dias. Confira a seguir.

    Nota de pesar 

    Com o coração cheio de tristeza recebi a notícia da morte do vereador e vice-líder do nosso Governo na Câmara, Batista Matos, vítima de complicações causadas pela Covid-19, ocorrida nesta quarta-feira (31).

    Batista era reconhecido por sua fé em Deus, extremamente dedicado à sua família e ao povo de São Luís. Como jornalista, tinha uma grande capacidade de diálogo e conciliação, sempre preocupado em ajudar ao próximo.

    Nossa cidade perde uma referência na política e eu perdi um amigo. Neste momento de tamanha dor, me uno à Liana, sua esposa; seus filhos, Samuel e Daniel; demais familiares e admiradores do seu trabalho. Peço a Deus que conforte o coração de todos.

    Decreto luto oficial por três dias.

    Eduardo Braide
    Prefeito de São Luís

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Assembleia Legislativa recebe com profundo pesar a morte da jornalista Rosenira Alves

    A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento da jornalista Rosenira Alves, aos 60 anos, na tarde desta segunda-feira (29), em São Luís.

    Rosenira, atualmente, assinava a Coluna Vip do Jornal Pequeno, veiculada aos domingos, e também atuava nas mídias digitais.

    Em São  Luís,  a jornalista, nascida no Piauí, passou também por jornais como O Debate e Atos e Fatos. Atuou como assessora na Câmara Municipal de São Luís e promovia vários eventos sociais na capital maranhense, a exemplo da Feijoada Vip.

    Neste momento de dor, prestamos condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão de Rosenira, desejando-lhes força para superar tão grande perda.

    Edwin Jinkings

    Diretor de Comunicação

    Sílvia Tereza Pereira 
    Diretora Adjunta de Comunicação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Antônio Pereira lamenta falecimento do vereador Buzuca de Imperatriz

    O deputado estadual Antônio Pereira (DEM) lamentou,nesta sexta-feira (05), o falecimento do vereador de Imperatriz, na Região Tocantina, José Carneiro Santos (DEM), o popular Buzuca.

    O vereador faleceu ontem (05) no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, vítima do Coronavírus. Buzuca, como erapopularmente conhecido, tinha 52 anos e estava exercendo o seu terceiro mandato.

    Na ocasião, Antônio Pereira Antônio transmitiu irrestrita solidariedade aos familiares, amigos, admiradores, e à população da cidade de Imperatriz, que perde um grande líder político.

    Buzuca estava licenciado das suas atividades na câmara municipal da maior cidade da região Tocantina, uma vez que havia assumido a Presidência da Fundação Cultural de Imperatriz.

    O parlamentar marcou seu nome em Imperatriz quando exerceu, em 2015, a Presidência da Sociedade Imperatriz de Desportos e levou o time ao título do Campeonato Maranhense.

    O vereador Buzuca era natural de Itaguatins, no Estado do Tocantins, morava em Imperatriz há mais de 30 anos, foi eleito para três mandatos, em 2008, 2012 e 2020, e deixa esposa e filhos. 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Hilton Rocha

    Por Hildo Rocha

    Deputado Federal

    Profundamente consternado presto homenagem póstuma ao meu tio Hilton Amorim Rocha que faleceu em São Luís, na madrugada deste domingo, em consequência de complicações da vesícula e cálculos renais.


    Homem inteligente, idealista e muito trabalhador, Hilton Rocha conseguiu gravar o seu nome na história do Maranhão.

    Empresário destacado e notável líder político, foi prefeito de duas cidades maranhenses, Cantanhede e Matões do Norte, municípios que governou com reconhecida eficiência.
    Entre as inúmeras qualidades do tio Hilton destaco as seguintes: era um homem justo, correto, trabalhador, arrojado, empreendedor e inovador.

    Despertou a sua vocação para o trabalho ainda muito jovem quando começou a trabalhar em um armazém de açúcar de seu pai. Ele comprava o produto ainda em estado primário e fazia o refino para venda no atacado.

    Anos depois, juntamente com o meu avô, tio Hilton foi um dos pioneiros no ramo de supermercados no nosso Estado. Ele exerceu papel relevante na implantação do primeiro supermercado do Maranhão.

    Batizado com o nome de Supermercado Hildo rocha, o empreendimento funcionava no bairro do João Paulo, na avenida João Pessoa, nas imediações do quartel do 24 BC (hoje denominado de BIL – Batalhão de Infantaria Leve). Rapidamente o negócio prosperou e eles abriram uma filial no bairro do Monte Castelo, próximo à antiga Casa Inglesa.

    A exitosa experiência que tio Hilton obteve nas atividades empresariais e o aprendizado que ele alcançou na iniciativa privada foram extremamente úteis na sua notável carreira política território onde também atuou com grande senso de justiça social e admirável criatividade.

    Hoje, com o coração entristecido, resta-me prestar-lhe essa singela homenagem.

    Descanse em paz, querido tio Hilton, na morada eterna que Deus reservou para os homens de bem.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Edilazio emite nota de pesar por morte de desembargadora

    Iniciamos 2021 com a triste notícia da morte da desembargadora e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleonice Freire.

    O tempo que convivi com a desembargadora, conheci a sua competência, responsabilidade e, principalmente, seu grande caráter.

    Cleonice sempre se preocupava com o próximo, sendo uma das idealizadoras da Casa da Criança.

    Minha solidariedade aos familiares e amigos que passam por este momento de dor.

    Edilázio Júnior – Deputado Federal

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Grupo Canopus de luto: morre em consequência da Covid-19 o engenheiro Aloisio Mont’Alverne

    Faleceu hoje o engenheiro mais antigo dos quadros da Construtora Canopus, Aloisio Mont’Alverne, vítima do novo coronavírus. Foram 40 anos de dedicação e cumprimento com o trabalho. O Blog, de quem o titular era amigo do engenheiro, também se solidariza com a família. Confira abaixo a nota de pesar do CREA-MA:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Assembleia Legislativa lamenta morte do advogado Cristiano Cacique

    Lamentamos profundamente o falecimento do servidor da Assembleia Legislativa do Maranhão, o advogado Cristiano Ribeiro Cacique de New York, 43 anos, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (1º).

    Cristiano trabalhava na Assembleia Legislativa desde 2003. Em 2004, assumiu a coordenação do Núcleo do Diário Oficial e respondia até hoje pelo setor.

    Era um servidor competente, extremamente dedicado e que deixa agora uma grande lacuna na Casa e nos corações de todos nós.

    Neste momento de pesar, o Parlamento Estadual solidariza-se com os familiares e amigos de Cristiano, rogando a Deus o conforto para suportar a dor da perda de uma pessoa tão querida.

    Deputado Othelino Nova Alves Neto
    Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Por complicações da covid-19, morre o ex-prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues

    Aos 60 anos, morreu ontem, sexta-feira (12), o ex-prefeito de Belágua, Adalberto do Nascimento Rodrigues. Segundo informações naquela cidade, o ex-gestor faleceu por complicações do novo coronavírus, mas os familiares desmentem. Entretanto, ele testou positivo. 
    Popularmente conhecido como Sargento Adalberto, por ser militar da PM, ele foi prefeito por dois mandatos, 2009 a 2016. Em solidariedade, Prefeitura de Belágua emitiu nota de pesar; confira abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    NOTA DE PESAR: José Maria Cabral Marques, ex-reitor da UFMA

    Portal UFMA

    É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do ex-reitor José Maria Cabral Marques, ocorrido nessa quarta-feira, 27, aos 91 anos.

    Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís e em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da antiga Universidade do Maranhão, Cabral Marques, como era conhecido, foi reitor da UFMA no período de 1979 a 1988. Ele fez seu fez mestrado em Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, e doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Recife – UFPE.

    Cabral ocupava a cadeira de número 38 da Academia Maranhense de Letras, exerceu ainda cargos públicos de Secretário de Estado da Administração; da Fazenda (interino); da Educação e Cultura; do Trabalho e Ação Social. Trabalhou ainda no Estado do Amazonas como Secretário da Educação e Cultura; Presidente da Fundação Educacional do Amazonas; Presidente da Fundação Cultural do Amazonas; Presidente da Fundação Televisão Educativa do Amazonas.

    No setor privado, ele foi Diretor-geral do Departamento Regional do Sesc e do Senac, no Maranhão; diretor-geral da Associação Brasileira de Teleducação – ABT, Rio de Janeiro.

    Além de professor universitário, Cabral, sempre muito atuante, também foi Diretor interino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reitor da Universidade do Maranhão (católica); Vice-reitor da Universidade do Maranhão (católica); reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; vice-diretor-geral, cumulativo com o exercício do cargo de diretor-geral das Faculdades Integradas – Ceuma; primeiro reitor do Centro de Ensino Universitário do Maranhão – Uniceuma (2000); e diretor-geral da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI, Caxias-MA.

    Atuou ainda como Presidente (interino), vice-presidente e membro do Diretório Executivo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Brasília.

    Já no exterior, ele foi 1º vice-presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP, Lisboa; membro do Conselho Consultivo e presidente interino para o Brasil da Organização Universitária Interamericana – OUI, Québec; presidente, interino, do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Reitores de Universidade – IAUP, Guadalajara, México; vice-presidente para o Brasil e membro do Conselho Assessor da Presidência do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social – CUIDES, Little Rock, Estados Unidos; e 1º vice-presidente da AULP, Lisboa.

    O ex-reitor Cabral Marques recebeu, ainda, diversas medalhas e títulos honoríficos tanto no Brasil quanto no Exterior, em países como Estados Unidos, França, Portugal, Alemanha e México.

    A Universidade se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mais um médico morre em São Luís por covid-19 e a AMP emite nota de pesar

    Atualmente são mais de 250 profissionais de saúde no Maranhão infectados por novo coronavírus. Mais um médico veio a óbito hoje por causa da doença. Trata-se do renovado e estimado médico psiquiátrico Fernando Freire, que atuava no Hospital UDI. Confira abaixo a nota de pesar da Associação Maranhense de Psiquiatria: 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Sindicato dos Jornalistas emite nota de pesar

    É com muita tristeza que registramos o falecimento do nosso diretor, jornalista Alfredo João de Menezes Filho (ALFREDO MENEZES), na manhã desta segunda-feira, dia 27/04.

    Foi um profissional com efetiva atuação na imprensa maranhense, tendo trabalhado em várias emissoras de rádio, notabilizando-se como ferrenho defensor do esporte amador, e por 37 anos dedicou-se a este trabalho no jornal O Estado do Maranhão, de onde saiu por aposentadoria.

    Sindicalista comprometido, sempre presente nas reuniões e decisões em prol da categoria.

    Alfredo deixa uma grande lacuna na imprensa do Maranhão e profundo pesar na categoria dos jornalistas e familiares, a quem enviamos nossas condolências com os desejos que Deus conforte a todos neste momento de dor e saudade.
    A DIRETORIA

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.