Nesta terça-feira (5), data em que Caxias comemorou os 186 anos de elevação à categoria de cidade, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população caxiense do Residencial Vila Paraíso, a maior Unidade Básica de Saúde do interior do Maranhão, que leva o nome de UBS Talmir Franklin Rosa Neto.

Foto Divulgação

A inauguração contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, secretários municipais, além da equipe de secretários do Governo do Estado do Maranhão, representadas por: Sebastião Madeira, chefe da Casa Civil; Coronel Silvio Leite, Secretaria de Estado da Segurança Pública; Marcello Duaillibe, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e Rubens Pereira, Secretaria de Estado de Articulação Política, dentre outros nomes da gestão estadual.

Talmir Franklin Rosa Neto, filho do ex-deputado estadual e saudoso Zé Gentil, também foi secretário de Finanças, Planejamento e Administração da Prefeitura de Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, de quem também era irmão. Ele faleceu vítima de covid-19, aos 55 anos, em 23 de abril de 2021. Durante a inauguração da UBS, foi realizada a soltura de balões na cor branca para lembrar do homenageado.

Foto Divulgação

A Unidade Básica de Saúde inaugurada conta com espaço amplo, com 6 consultórios, área de playground, sala vacinação, sala de inalação e coleta, sala de observação e procedimento, entre outros espaços.

A UBS Talmir Franklin Rosa vai funcionar nos períodos da manhã, tarde e noite e vai contar com atendimento em diversas áreas, através da equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e agentes de saúde.

Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde, elencou os serviços oferecidos na unidade. “A Unidade Básica de Saúde da Vila Paraíso vai contar com diversos profissionais, como nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, além de médicos, enfermeiros e nossos agentes de saúde que estarão visitando casa a casa para levar saúde a cada morador”, disse.

A presidente da União de Moradores do Residencial Vila Paraíso, Verailde Sirilio, agradeceu a entrega da unidade. “Hoje estamos vivendo um momento ímpar e muito importante para comunidade, tendo em vista que as famílias agora não terão mais que se deslocar até outros bairros, porque teremos uma unidade que vai facilitar o atendimento à saúde aqui dentro do bairro. Só temos que agradecer a todos os envolvidos na entrega dessa obra, pois foi um pedido da comunidade ao prefeito Fábio Gentil que foi atendido”, ressaltou.

Foto Divulgação

Verônica Aragão, coordenadora da Atenção Primária à Saúde, falou da gratidão em entregar a unidade para a população da Vila Paraíso. “Ficamos muito felizes em entregar essa unidade para a população da Vila Paraíso, pois tínhamos essa necessidade, já que antes utilizávamos um espaço que não era próprio, e agora com o esforço do Prefeito foi construído a maior UBS do Estado. Foi um presente para a população e nós da Coordenação, ficamos muito agradecidos”, disse.

É uma belíssima homenagem feita ao Talmir Franklin Rosa Neto. É um momento de muita gratificação, a entrega dessa Unidade Básica de Saúde na Vila Paraíso. O Talmir gostava muito de ajudar as pessoas, essa homenagem foi maravilhosa”, disse Mayara Silva, secretária adjunta de Política para as Mulheres e viúva de Talmir Franklin Rosa Neto.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou a conquista para o município. “Estamos entregando a maior Unidade Básica de Saúde do interior do Estado do Maranhão no Residencial Vila Paraíso, toda construída com recursos próprios do município. Isso demonstra meu compromisso, responsabilidade e amor a Caxias, e a esse povo que me conduziu chegar nessa função que estou. Retribuímos com trabalho, confiança e acima de tudo com respeito a essa população que aposta e tem a esperança de uma cidade cada vez melhor. Estamos construindo a cidade que a gente quer”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.