Paço do Lumiar já atingiu 50% de metas exigidas para receber certificação do UNICEF

    Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) é uma das cidades maranhenses que aderiram ao processo de recebimento do Selo UNICEF, que é destinado aos municípios que trabalham para melhorar as condições de vida e o futuro de crianças e adolescentes. Desde a adesão em 2021, até agora, 50% das metas exigidas para receber a certificação já foram cumpridas.

    Na manhã desta quinta-feira (17), adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Paço do Lumiar (NUCA), acompanhados por equipe técnica da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), participaram de mais um encontro realizado no Maranhão, referente a 9ª edição do Selo UNICEF.

    O encontro, que aconteceu no auditório do IFMA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, localizado na Rodovia MA 201, em São José de Ribamar (MA), reuniu representantes de 190 municípios maranhenses e jovens integrantes dos NUCA’s para discutir sobre meio ambiente e mudanças climáticas, com foco na disseminação de trabalhos temáticos desempenhados pelos próprios adolescentes em suas cidades.

    O objetivo do ato, capitaneado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é trazer para dentro destas discussões, gestores municipais, as equipes técnicas, os adolescentes e os jovens dos municípios que aderiram ao programa do selo. “A UNICEF desde 2004 vem desenvolvendo um trabalho na região do semiárido e Amazônia legal brasileira, para promover os direitos desse público alvo e reconhecer aqueles municípios que mais avançam nesse sentido”, explica Mário Volpi, coordenador do Selo UNICEF e chefe da Divisão de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF Brasil.

    Além da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), comandada por Helica Araujo, que teve a atribuição de mobilizar jovens e adolescente, a busca pela certificação, também envolve diretamente a articulação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), sob a batuta de Suely Abreu e, ainda, demais pastas que compõe a gestão da prefeita Paula Azevedo(PCdoB).
    Ao participar da certificação, mediante o que preconiza todo o processo que deverá durar até 2024, o município precisa aderir e cumprir exigências em áreas como a saúde, educação, trabalho, proteção social, atingindo uma série de metas.

    “O recebimento dessa certificação perpassa uma série de indicadores que precisam ser atingidos dentro desta avaliação, mediante compromisso de adesão firmado nesse intuito. É bom frisar que na atual gestão da prefeita Paula, o município de Paço do Lumiar, já atingiu dentro do prazo estipulado o percentual de 50% de alcance destas metas”, Suely Abreu.
    Além da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), como mobilizadora dos jovens e adolescente, a busca pela certificação, envolve diretamente a articulação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), juntamente com a parceria das demais secretarias que compõe a gestão da prefeita Paula Azevedo.

    Ao participar dessa seleção, mediante o que preconiza todo o processo que deverá durar até 2024, o município precisa aderir e cumprir exigências em áreas como a saúde, educação, trabalho, proteção social, atingindo uma série de metas.

    “Essa certificação perpassa em atender uma série de indicadores que precisam ser atingidos dentro desta avaliação, mediante compromisso de adesão. É bom frisar que na atual gestão, dentro do prazo, já atingimos 50% das metas estipuladas ”, finalizou Suely Abreu.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    MPMA requer viatura para a delegacia de Alcântara; Estado pode pagar multa

    Em Ação Civil Pública (ACP), com pedido de liminar, o Ministério Público do Maranhão solicitou ao Poder Judiciário, que determine ao Estado do Maranhão a imediata disponibilização de uma viatura para a Delegacia de Polícia Civil de Alcântara.

    Foto Reprodução

    O promotor de Justiça Raimundo Nonato Leite Filho pediu a imposição de multa diária de R$ 10 mil, caso a medida seja determinada pela Justiça e descumprida.

    Na ACP, a Promotoria de Justiça de Alcântara indica que o veículo deve ser do tipo caminhonete picape cabine dupla ou de modelo adequado às características geográficas do município.

    De acordo com o promotor de justiça, a viatura que servia à Polícia Civil em Alcântara foi resultado de outra ação do MPMA, em 2017. Em 7 de julho o veículo foi guinchado para uma oficina em Pinheiro, permanecendo parado até o momento.

    Em 2022, devido a frequentes problemas mecânicos, a Delegacia de Polícia de Alcântara ficou quase cinco meses sem viatura.

    O quadro é ainda mais alarmante se levamos em consideração o grande número de povoados que compõem o município de Alcântara e a distância destes em relação a sede, sendo forçoso concluir que uma parcela considerável da população encontra-se totalmente desprotegida e à mercê da criminalidade”, observa Raimundo Nonato Leite Filho.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Comissão de concurso da Assembleia discute plano de segurança com a PMMA

    Nesta quarta-feira (16), a Comissão de Concurso da Assembleia reuniu-se com o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando, para tratar do planejamento estratégico operacional de segurança a ser posto em prática no dia das provas objetivas do certame, a serem aplicadas no próximo domingo (20).

    Reunião aconteceu no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão

    O evento foi realizado na sala de reunião do Comando Geral da PMMA, no Calhau, com a participação de membros da Comissão de Concurso da Alema, composta pelo procurador da Casa, Bivar Jansen, pelo procurador adjunto, Carlos Eduardo Rocha; diretor geral da Assembleia, Ricardo Barbosa, e pelo representante do Sindicato dos Servidores da Assembleia (SIndsalem), Luis Noleto.

    Após ouvir os esclarecimentos da comissão sobre as medidas relativas à organização e transparência adotadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso, o coronel Paulo Fernando comprometeu-se em executar um plano operacional de segurança que garanta tranquilidade aos candidatos durante a realização das provas.

    Tranquilidade

    Essa é uma reunião de alinhamento estratégico operacional para que possamos dar cobertura ao concurso da Alema. São cerca de 27 mil candidatos distribuídos em 26 locais de provas, sendo o de maior concentração de pessoas a Universidade Ceuma. Nós teremos um policiamento diferenciado. A Polícia Militar, juntamente com os órgãos de segurança, dará todo o apoio necessário para que os candidatos façam sua prova com tranquilidade e tudo transcorra dentro da normalidade. E teremos uma viatura da Polícia Militar em todos os locais de prova”, afirmou o Cel. Paulo Fernando.

    Transparência

    O procurador adjunto da Alema, Carlos Eduardo Rocha, frisou que a reunião foi necessária e satisfatória. “Realizamos, recentemente, no Rio de Janeiro, reunião com os gestores da Fundação Getúlio Vargas e fomos orientados a buscar o auxílio das forças de segurança, no dia da prova, para garantir mais tranquilidade aos candidatos e inibir incidentes. Essa reunião foi muito importante para transmitir tranquilidade aos candidatos”, complementou.

    A segurança do concurso é prioridade e temos que garantir que os candidatos tenham segurança e tranquilidade. O plano operacional que discutimos e que será executado pela Polícia Militar vai garantir que tudo transcorra normalmente”, afirmou Luiz Noleto.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    “Servidores tem perdas salariais de 56,29%, em 8 anos”, destaca Wellington do Curso ao solicitar reposição salarial

    Na manhã do último sábado (12), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes coisas para fazer referência a importante indicação de sua autoria, apresentada na última quinta-feira (10). Trata-se do pedido para garantir a reposição salarial dos servidores públicos do Maranhão, que tiveram perfazes de 56,29% nos últimos 8 anos de gestão do ex-governador Flávio Dino.

    Deputado estadual Wellington do Curso

    Ao se pronunciar, Wellington citou o Projeto de Lei n° 247/2023, de sua autoria, que dispõe sobre a Mesa de Negociação Permanente entre Governo do Estado e servidores públicos.

    “Encaminhei indicação ao Governo do Estado para garantir a recomposição salarial dos servidores públicos no Maranhão. Durante a gestão do ex-governador Flávio Dino, servidores tiveram perdas salariais de 56,29% em 8 anos. Diante disso, apresentei também um Projeto de Lei que impõe uma Mesa de Negociação Permanente. Servidor público tem que ser valorizado!”, disse Wellington.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Brandão deve passar por check-up e Felipe Camarão assumirá interinamente o governo

    De viagem marcada para os Estados Unidos, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) ficará ausente por 11 dias. Quem assumirá interinamente em seu lugar é o vice-governador Felipe Camarão.

    Carlos Brandão e Felipe Camarão

    O atual secretário de Educação ficará no cargo entre os dias 17 e 28 de agosto.

    O motivo da viagem oficialmente não foi divulgado, mas há rumores de ‘férias’, ainda que tardias, e um possível check-up. Brandão deve ser submetido a novos exames.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Centro Recreativo da creche-escola da Alema é inaugurado e recebe nome de Humberto Coutinho

    A Assembleia Legislativa do Maranhão inaugurou, na manhã desta quarta-feira (16), o Centro Recreativo da Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema).

    Presidente Iracema Vale visita as instalações com a ex-deputada Cleide Coutinho, viúva de Humberto Coutinho, e demais autoridades

    O espaço esportivo é composto por uma quadra poliesportiva e playground, além disso recebeu o nome do ex-deputado estadual Humberto Coutinho como forma de homenageá-lo.

    Presentes na solenidade, os deputados Andreia Rezende (PSB); Ana do Gás (PCdoB); Antônio Pereira (PSB); Daniella (PSB); Fernando Braide (PSD); Fabiana Vilar (PL); Francisco Nagib (PSB); Florêncio Neto (PSB); Junior Cascaria (Podemos); Ricardo Arruda (MDB); Ricardo Rios (PCdoB); Roberto Costa (MDB); Solange Almeida (PL) e Yglesio (PSB).

    Na ocasião a presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância do equipamento para práticas esportivas e pedagógicas.

    Muito além de cumprir com o currículo escolar e oferecer aulas de educação física a crianças e adolescentes com qualidade, a quadra servirá como um instrumento para a promoção de saúde e desenvolvimento de habilidade sociais importantes na vida adulta”, frisou a parlamentar.

    Iracema Vale, Cleide Coutinho, Carol Duailibe e demais autoridades descerram a placa do Centro Recreativo da Creche-Escola Sementinha

    Presente à inauguração, a ex-deputada estadual Cleide Coutinho, viúva de Humberto Coutinho, ficou emocionada com a homenagem.

    De acordo com Carol Duailibe, presidente do Gedema, o momento significa um marco para a Casa. “E um momento de alegria, que marca não apenas uma nova fase da nossa instituição ou a expansão física do nosso espaço, mas também o compromisso em melhorar cada vez mais o desenvolvimento das nossas crianças”, disse.

    Ainda durante a solenidade, o Gedema apresentou o projeto saúde e bem estar que consiste em ações voltados a saúde e práticas integrativas para os servidores.

    Também presentes no evento, autoridades como o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo Nicolau, o prefeito de Caxias, Fabio Gentil, a ex-deputada estadual Cleide Coutinho, bem como diretores e servidores da Casa que foram recepcionados por uma linda torcida organizada pelos alunos da Sementinha. Em seguida, os convidados também assistiram a uma partida de futsal entre os alunos da creche.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    “Após anos de descaso, o nordeste volta a ser visto pelo governo federal”, diz senadora Ana Paula a ministro

    A senadora Ana Paula Lobato (PSB) disse, durante inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), em Pinheiro, na noite de segunda-feira (14), que a vinda do ministro das Cidades, Jader Filho, ao Maranhão e a chegada de investimentos importantes sinalizam que o nordeste voltou a ser atenção para o governo federal após anos de descaso. Ela acompanhou a solenidade ao lado do auxiliar do presidente Lula e do governador Carlos Brandão na “Princesa da Baixada Maranhense”.

    Senadora Ana Paula Lobato (PSB)

    “Quero lhe dizer também, ministro, que a sua vinda ao Maranhão, à cidade de Pinheiro, é um exemplo de como, depois de muitos anos de descaso, o nordeste volta a ser olhado pelo governo federal e pelo presidente Lula do jeito que merece: com carinho e com respeito”, disse a senadora.

    Durante a inauguração, Ana Paula Lobato agradeceu também os investimentos e pediu mais obras do governo federal para a região da Baixada Maranhense, assim como para todo o Estado, citando os programas Minha Casa, Minha Vida e de Aceleração do Crescimento (PAC).”Aproveito para lhe pedir mais obras do governo federal para toda a nossa Baixada, assim como para todo o Maranhão”, frisou a senadora mais jovem do Brasil.

    Ana Paula Lobato classificou de muito importante a obra do ETA de Pinheiro que vai permitir a ampliação da capacidade de tratamento e distribuição de água. “Nós que somos pinheirenses sabemos que esse é um problema grave, seríssimo que nós enfrentávamos nos nossos bairros, assim como eu no bairro Matriz. Água é vida e eu fico muito feliz em saber que muitos moradores terão água em suas residências, em suas torneiras”, disse.

    Durante a fala, Ana Paula Lobato disse também que está fazendo a sua parte, indicando emendas importantes para Pinheiro. Ao final do discurso, ela pediu ao ministro Jader Filho, que “leve o abraço do povo pinheirenses ao presidente Lula”. Ela frisou, várias vezes, agradecimentos aos governos federal e estadual pela obra do ETA no município.

    A obra do ETA de Pinheiro vai beneficiar, diretamente, mais de 50 mil pessoas. A estrutura foi reformada e ampliada para garantir um serviço de melhor qualidade no município.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    O Homem do AGRO – Yuri Corrêa coloca ExpoCodó 2023 no centro do agronegócio e movimenta 30 milhões em negócios durante a feira

    A 49ª edição da ExpoCodó transformou o parque de Exposição Walter Zaidan em um grande palco de atrações, com a exposição de exuberantes e premiados animais, leilões de gado, novidades em máquinas e equipamentos, cursos, palestras e grandes shows. Foram nove dias de bons negócios para os empreendedores do agro, além de atrações e entretenimento para as famílias.

    De acordo com o presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI), Yuri Corrêa, o grande sucesso da ExpoCodó 2023 foi possível pela união de esforços e parcerias, que envolveu os associados, governo do Estado, Prefeitura e a iniciativa privada. “O grande sucesso da 49ª ExpoCodó foi o momento de culminância de todo planejamento e trabalho iniciado há seis meses, onde tivemos a oportunidade de iniciar nossa gestão com o total apoio de nossos associados, com o apoio do governo do Estado, prefeitura e a confiança de nossos patrocinadores e expositores”, declarou

    Programação durante todo o ano

    Desde o início de sua gestão, o objetivo do presidente Yuri Corrêa era revitalizar e recuperar cada espaço do Parque de Exposição, não apenas para a realização da ExpoCodó, mas para estar aberto ao público diariamente e com programação de eventos durante todo o ano. “Com a força de vontade de todos, o apoio governamental e da iniciativa privada conseguimos revitalizar totalmente o parque, com pavimentação, espaços para os leilões, praça de alimentação, currais, banheiros, enfim, um novo parque, que desde então está aberto as famílias diariamente e poderá ser utilizado para outros grandes eventos, além da ExpoCodó”, explicou o presidente.

    Retorno dos leilões

    O retorno dos leilões de gado foi uma atração à parte na edição 2023 da ExpoCodó. De acordo com a diretoria da ACRIVI os números foram muito expressivos nos dois dias de leilão. No dia 5 de agosto foram 400 participantes, 26 compradores e um total de vendas de R$ 615.800,52 e no dia 6 foram 200 participantes, 11 compradores e as vendas chegaram a R$ 854.360,00. O total geral vendas alcançou a cifra de R$ 1.470.160,52

    Mais de 30 milhões em negócios

    Além do grande sucesso de público, a 49ª edição da ExpoCodó também superou as expectativas dos parceiros e expositores. Em nove dias de evento, a feira movimentou R$ 30.848.903,92 (trinta milhões, oitocentos e quarenta e oito mil, novecentos e três reais e noventa e dois centavos) em negócios, além de aquecer a economia local. “A gestão do presidente da ACRIVI, Yuri Corrêa, promoveu um verdadeiro resgate do agronegócio em nossa região, um ótimo trabalho de pavimentação e revitalização de todo o espaço do Parque Walter Zaidan, fortes parcerias, o retorno do julgamento e leilões de gado, uma programação diversa para todos os públicos, além dos 30 milhões em negócios gerados. A ExpoCodó deste ano foi uma grande oportunidade para fomentar e incentivar a agroindústria da região, gerando renda e oportunizando os negócios locais e regionais, além de impulsionar o comércio e o turismo do município de Codó. Representou o renascimento do agronegócio em nossa região”, destacou Iedo Barros, membro do Conselho Fiscal da ACRIVI e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais.

    Expectativa para 50ª edição da ExpoCodó

    A ExpoCodó é uma das maiores feiras agropecuárias do Maranhão. E para 2024 há uma grande expectativa em relação a sua 50ª edição. Muitas novidades já foram anunciadas pela diretoria da ACRIVI para o ano que vem. O presidente da ACRIVI, Yuri Corrêa, agradeceu a presença de todos falou sobre a relevância do evento para mostrar o potencial produtivo do município, e garantiu ainda mais investimentos para a 50ª edição da ExpoCodó.

    “Quero agradecer aos associados, produtores e parceiros que nos ajudaram a realizar essa grande festa do agronegócio. A ExpoCodó é um momento nosso, onde mostramos aquilo que fazemos de que forma fazemos. A ExpoCodó é um marco de transformações para o homem do campo, para todo o segmento da agricultura e pecuária, melhorando sempre esse desempenho produtivo. Reafirmou o compromisso da ACRIVI em formar mais parcerias, mostrar as diversas potencialidades da região em torno do agronegócio e realizar uma histórica 50ª edição da ExpoCodó”, concluiu Yuri Corrêa.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Iracema Vale afirma que obras do Novo PAC vão promover mais qualidade de vida à população

    A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta segunda-feira (14), no Palácio dos Leões, da assinatura da ordem de serviço para as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Maranhão.

    Presidente da Alema, Iracema Vale, assina documento durante ato de lançamento do Novo PAC no Maranhão

    A assinatura foi feita pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e pelo governador Carlos Brandão (PSB), garantindo investimentos para a execução de serviços de esgotamento sanitário, hidrometração e estação de tratamento de esgoto na Grande Ilha.

    Na ocasião, Iracema Vale destacou a importância desses investimentos para a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses. “A gente sabe a importância do saneamento básico para a saúde da população e é muito bom vermos que o nosso estado tem recebido tantos investimentos por parte do Governo Federal. É uma parceria exitosa que só tem a beneficiar todos nós, maranhenses”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

    O governador Carlos Brandão ratificou que a parceria do Governo do Estado com o Governo Federal está a cada dia mais sólida e promovendo o desenvolvimento do Maranhão.

    Estamos vivendo um novo momento com um montante significativo de obras. O Governo do Maranhão está sempre estabelecendo essas parcerias importantes em benefício do estado. Tenho certeza de que com o Novo PAC teremos muito mais investimentos ainda para o Maranhão”, declarou.

    Deputados e secretários com o ministro Jader Barbalho Filho, após ato de assinatura da ordem de serviços do Novo PAC

    Recursos

    Os investimentos somam mais de R$ 47 milhões de recursos federais e estaduais para obras de esgotamento sanitário, hidrometração e estação de tratamento de esgoto na Grande Ilha. As obras serão executadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Secretaria de Estado do Governo (Segov) e Empresa Qualitech Engenharia Ltda.

    O ministro Jader Barbalho Filho afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem buscado retomar o pacto federativo por meio dessas parcerias, garantindo investimentos importantes para os estados.

    São obras que, nos últimos quatro anos, não tiveram nenhum recurso e, a partir dessa iniciativa, agora temos o Governo do Estado, o Governo Federal e as prefeituras dando prosseguimento. O presidente Lula tem um carinho especial pelo Maranhão e muito mais investimentos serão destinados para o estado”, garantiu o ministro.

    Também estiverem presentes os deputados Zé Inácio (PT), Daniella (PSB), Roberto Costa (MDB), Fernando Braide (PSD), Ana do Gás (PCdoB), Ricardo Arruda (MDB), Neto Evangelista (União Brasil), Guilherme Paz (Patriotas), Antônio Pereira (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Júnior Cascaria (Podemos), Leandro Bello (Podemos) e Dra. Vivianne (PDT).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito de Imperatriz vira meme em protesto por infraestrutura: “Assis morreu e foi enterrado nesse buraco”

    A imagem fala por si só e reflete como a população vê a gestão do prefeito Assis Ramos na cidade de Imperatriz, no Maranhão.

    Foto: Imperatriz Online

    Com uma foto do político posta em uma placa colocada em um buraco na Avenida da Liberdade, localizada no bairro Morada do Sol, populares criticam a má administração pública exibindo as condições precárias em que se encontram ruas e avenidas do município.

    A via exibida na foto acima dá acesso à Vila Nova, bairro bastante movimentado e intenso tráfego.

    O Prefeitura de Imperatriz, através de sua Secretaria de Infraestrutura, ainda não se manifestou sobre possíveis reparos no local.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    UEMA prorroga inscrições do Paes 2024 até o dia 18 de agosto

    Foram prorrogadas, até a próxima sexta-feira (18), as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2024, o vestibular oficial da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

    Foto Reprodução

    As inscrições devem ser feitas no site do próprio vestibular (https://www.paes.uema.br/). A taxa de inscrição é de R$ 85.

    A prova, que terá 60 questões de múltipla escolha e redação, será realizada no dia 26 de novembro de 2023. As questões de Língua Portuguesa e Literatura e a produção textual terão como referência textos nacionais e as seguintes obras literárias recomendadas como leitura obrigatória:

    Olhos D’água (Conceição Evaristo);

    Mar Morto (Jorge Amado);

    Primeiros Cantos (Gonçalves Dias).

    Veja, abaixo, o passo a passo para realizar a inscrição no Paes 2024:

    1. Ao acessar a página de concursos e seletivos, o candidato deve realizar o login, caso não possua, deve efetuar o cadastro;

    2. Busque na página o edital ‘Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – Paes 2024’ e clique em ‘Acessar’;

    3. O candidato será redirecionado para a página de inscrição para preencher o ‘Questionário Socioeconômico e Cultural – Paes 2024’;

    4. Nesta página, deve preencher todas as questões solicitadas e no fim clicar em ‘Enviar Respostas’;

    5. Preenchido o questionário, o candidato deve clicar em ‘Realizar Inscrição’ para dar continuidade ao processo;

    6. O candidato deve preencher todas as abas para finalizar a sua inscrição, assim como, a seção de ‘Tratamento Diferenciado’ para o dia da aplicação;

    7. Após finalizar a inscrição, o candidato será redirecionado para a página onde poderá monitorar a inscrição e terá acesso ao boleto de pagamento da taxa de inscrição, caso não tenha conseguido a isenção.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Corpo de Bombeiros aprova Plano de Ação de Emergência da Alumar e aumenta segurança em áreas de barragem

    A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), aprovou, ainda no primeiro semestre deste ano, o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Alumar, documento vinculado ao Plano de Segurança de Barragens que atende a uma determinação da Lei 14.066/2020.

    Foto Divulgação

    Um dos pontos que trata o PAE é a necessidade da instalação de sirenes em áreas onde se trabalha com o manuseio de resíduos de bauxita, mesmo sendo remota a possibilidade de ocorrência com a barragem de rejeitos. A medida busca garantir ainda mais segurança às pessoas.

    O assunto foi tratado durante coletiva de imprensa realizada, nesta quinta-feira (10), no Hotel Luzeiros, em São Luís. O momento contou com a presença de representantes da Defesa Civil de São Luís, que também aprovou o PAE.

    O Plano de Ação de Emergência cumpri todos os níveis de segurança exigidos pelas Defesas Civis do estado e do município, o que garante mais segurança à população das áreas onde estão essas barragens. A orientação do governador Carlos Brandão é justamente de buscarmos trabalhar cada vez mais com a prevenção, garantindo que as pessoas estejam em ambientes seguros”, destacou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

    A realização dos testes com oito sirenes distribuídas e instaladas na própria fábrica da Alumar e nas comunidades de Coqueiro e Mangue Seco, acontecerá no sábado (12) e busca assegurar o adequado funcionamento do mecanismo, conforme a legislação. Esse teste antecede o simulado geral que deve ocorrer em setembro. Ambos os momentos contam com as participações de membros das Defesas Civis estadual e municipal.

    O treinamento é em cumprimento à Lei nº 14.066/2020, que requer a promoção de exercícios simulados e envolvendo as comunidades. Antes, os treinos simulados eram entre colaboradores, como parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da empresa. As ações do PAE e as simulações são permanentes e ocorrerão todos os anos, como medida preventiva de segurança e de educação das comunidades.

    Ao longo da implantação do plano, o Corpo de Bombeiros tem seguido atuante com as orientações para que as medidas de segurança sejam devidamente atendidas. “O Corpo de Bombeiros atua como fiscalizador do plano, buscando sempre cuidar das pessoas, garantindo a elas ambientes seguros”, pontuou o coronel Célio.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.