A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ aos ativistas das causas de trânsito, Lourival da Cunha Souza e Francisco de Assis Peres Soares. A sessão solene para entrega da maior comenda do Parlamento Estadual aconteceu na manhã de quinta-feira (21), no Plenário Nagib Haickel. A homenagem foi proposta pelo deputado César Pires (PV), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Trânsito no Maranhão.

A sessão solene foi comandada pelo deputado Zito Rolim (PDT) e contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades da sociedade civil organizada, familiares e amigos dos homenageados.

Lourival Souza, 60 anos, natural de Coroatá, é coordenador da campanha ‘SOS Vida pela Paz no Trânsito’. Ele tornou-se ativista da causa em 2010, após o falecimento de sua filha, vítima de acidente de trânsito. Por sua vez, o engenheiro Francisco Peres Soares, que integra o seleto grupo de conselheiros nacionais de trânsito, tem uma trajetória de militância em defesa da vida de motociclistas, pedestres e pessoas com deficiência física, auditiva e visual.

No discurso de saudação e exaltação aos dois ativistas, o deputado César Pires enfatizou que os homenageados travam uma luta nobre e permanente para combater a violência no trânsito, merecendo, por essa razão, o reconhecimento de todos. “Vocês são abnegados e merecem muito mais do que isto. Sou um torcedor da causa que vocês abraçaram. São exemplos de cidadania para toda a sociedade”, disse César Pires.

Agradecimentos

Lourival Souza agradeceu a homenagem e fez uma retrospectiva das ações da campanha ‘SOS Vida pela Paz no Trânsito’, criada e mantida por ele há mais de dez anos, em parceria com organizações da sociedade civil organizada e órgãos governamentais.

“Hoje é um dia histórico e honroso para mim e todos aqueles engajados nessa campanha. A violência no trânsito mata mais do que as guerras. Por isso, temos que conscientizar a sociedade a combatê-la permanentemente. É isto que tenho feito ao longo desses anos, com a ajuda de muitos parceiros. Agradeço a todos pelo reconhecimento a esse trabalho”, afirmou.

Francisco Soares, por sua vez, agradeceu a homenagem e disse que os números da violência no trânsito são crescentes. Segundo ele, mais de 42 mil pessoas morrem por ano no Brasil em acidentes, sendo mais de 1.700 no Maranhão, anualmente. Soares dedicou a honraria ao seu filho primogênito Maurício, vítima de acidente automobilístico.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Dia Internacional dos Povos Indígenas. Nossas homenagens aos povos indígenas, que lutam e resistem em defesa ...
Leia Mais
Na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Federal de Imperatriz, no Maranhão, deflagrou a operação “Bit ...
Leia Mais
O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, ...
Leia Mais
Autor da emenda parlamentar que assegurou recursos financeiros para bancar a implantação de pavimentação em bloquetes, ...
Leia Mais
Um dia histórico para as mulheres tuntuenses. Nesta última segunda-feira (08), foi realizada a assinatura do ...
Leia Mais
Atendendo solicitação do Ministério Público do Maranhão, feita em Ação Civil Pública, a Justiça condenou o ...
Leia Mais

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.