O Porto São Luís realizou na manhã desta quarta-feira (4) uma palestra sobre a importância da capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho. A ação foi direcionada para moradores das comunidades do Cajueiro e contou com a participação de mais de 80 pessoas. A iniciativa do Porto foi em parceria com o Sinduscon, Sindconstrucivil e Senai/MA, por meio do projeto Comunidade Ativa, programa de responsabilidade social empresarial realizado na área do empreendimento portuário.

A palestra foi realizada pelo especialista em Educação Profissional e Tecnologia do Senai/MA, Arthur Soares, que falou dos cursos profissionalizantes e de capacitação realizados pela instituição de educação industrial. Ele respondeu a perguntas do público e também tirou dúvidas. A ação ocorreu no Refeitório da Rota Nordeste, na área do Porto, no Cajueiro.

Cursos em março

Ao final da palestra, a assistente social do Porto São Luís, Elaine Marques, informou que os dois primeiros cursos de capacitação profissional destinados a moradores das comunidades do Cajueiro serão realizados em março na área do Porto, pelo Senai. Serão os cursos de Carpintaria e Pedreiro, gratuitos, com 25 vagas em cada um. As aulas ocorrerão na Unidade Móvel da Construção Civil. Cada curso tem duração média de 45 dias.

“Haverá pré-inscrição para estes dois cursos, pois o número de vagas é limitado. Um será pela manhã e outro à tarde. Informaremos pelas redes sociais do Porto São Luís o período de pré-inscrição”, informou Elaine Marques, acrescentando que as pessoas que fizerem os cursos não terão contratação garantida no Porto, mas estarão muito mais preparadas para ocupar uma vaga no mercado de trabalho.

“Os cursos são de educação profissional e não ensinam apenas o ofício técnico. Lá são repassados ensinamentos também sobre pontualidade, assiduidade, relações interpessoais e uso de EPI’s, por exemplo, o que capacita os trabalhadores de forma mais ampla para trabalhar na indústria de forma geral, e não apenas aqui na área do Porto”, ressaltou a analista e responsável pelas ações através das Unidades Móveis do Senai/MA, Janainna Pereira Pinheiro.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.