A unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerrou a campanha Outubro Rosa com mais de 300 mamografias realizadas no mês de outubro

Mulheres de várias cidades da Baixada Maranhense, que estavam em busca de atendimento em saúde e realização de exame de mamografia, foram atendidas no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, no município de Pinheiro (MA). A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão oferece o serviço especializado e também a consulta com a médica especializada em mastologista. Atraídas pela oportunidade da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, a maioria das mulheres são moradoras da zona rural e algumas nunca haviam realizado o exame.

A lavradora Maria da Conceição Rodrigues, 47 anos, veio da cidade de São Bento até o hospital. “Estava sentindo umas fisgadas no seio esquerdo e ele até inchou. Fiz uma consulta na minha cidade e vim com essa requisição. Falaram que eu já estava com mais de 40 anos e que eu precisava fazer o exame. Agora estou mais aliviada em saber o que está acontecendo”, disse.

Era a primeira vez que Maria realizava um exame de mamografia. O aparelho consiste no uso de quatro placas que examinam os seios e axilas de modo aprofundado e o resultado sai em 15 dias, com retorno agendado com a mastologista. Antes do exame, as mulheres recebem informações sobre a importância do autocuidado e a prevenção.

“Quando elas chegam e ficam na espera do atendimento, a gente reúne todas em uma sala e aproveita a ocasião para levar essas informações, ensinamos como fazer o autoexame e observar melhor o corpo, além de orientar sobre as consultas e preventivos com regularidade”, destacou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, Nayhane Ferreira Cunha.

Informações que encheram de esperança e alento a também lavradora Laurenice dos Santos Mendes, 54 anos, da cidade de Santa Helena. “Lá na minha comunidade a agente de saúde me falou que está tendo muita mulher com câncer de mama. Como eu tenho sentido umas dores no peito, vim me consultar e tenho esperança de que está tudo bem”, falou.

Palestras, orientações, blitze educativas, entrega de laços, consultoria de beleza e sorteio de brindes integraram a programação do Outubro Rosa. Ao longo de toda a campanha, foram intensificadas as ações de consultas e exames. Mais de 300 mamografias foram realizadas e 143 consultas com mastologista.

Para a diretora do hospital, Margarida Mendes, a campanha cumpriu o objetivo de sensibilizar e prevenir as mulheres. “Foi bastante positivo porque o hospital mantém essa demanda alta de exames por ter o mamógrafo, que é um serviço especializado. A campanha tem o foco na prevenção e atendeu às mulheres em geral, com exames, consultas e muita informação”, finalizou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.