O presidente da Famem, Erlanio Xavier, disse na abertura do Seminário Assistência à Saúde nesta quinta-feira (17), no hotel Luzeiros, que quase todas as despesas com saúde nos municípios do Estado do Maranhão vêm sendo custeadas por meio de emendas das bancadas federais. O senador Weverton, mais de 20 prefeitos e gestores da saúde nos municípios estiveram presentes no seminário promovido pela entidade. O seminário contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cosems, Vinícius.

“Pela primeira vez em sua história, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão promove um grande encontro para debater sobre as questões da saúde no estado”, assinalou o presidente da Famem, ressaltando o empenho da promotora Glória Mafra em realizar o evento. A judicialização na saúde foi um dos temas abordados pela promotora.

Para o presidente, com escassez de recursos muitos hospitais estão fechando suas portas nos municípios. Erlanio mencionou as dificuldades que o Governo do Estado enfrenta para promover o financiamento dos hospitais da rede, administrados pelos municípios.  O tema tem sido constantemente debatido pela Famem em encontros com dirigentes estaduais e com a bancada federal.

“Os senadores e deputados têm nos ajudado muito, enviando recursos por meio de emendas para custear a saúde que cada dia tem suas despesas aumentadas por conta do crescimento da demanda”, observou o presidente.

Erlanio citou o município de Igarapé do Meio como exemplo de assistência a enorme demanda do setor. “Uma cidade que tem 13 mil habitantes, 0,8 de Fundo de Participação, consegue fazer sete tipo de cirurgias com doze especialidades”, descreveu.

A promotora Glória Mafra apontou o evento como o início de um apoio mútuo de orientação técnica e possibilidades. “Buscamos vincular essa governança tanto buscada pelo SUS, de uma forma participativa, colaborativa. Esse encontro servirá para reunir as expetise para que se possa ter uma saúde de qualidade para o cidadão do Maranhão”, ressaltou a promotora da 19ª Vara de Promoção da Saúde.

O presidente enalteceu também a parceria com o Ministério Público para destravar questões que emperram as gestões municipais. “Atualmente os municípios estão mais perto do Ministério Público do Estado. Ressaltamos a disposição do Procurador Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Barros, que tem mantido diálogo permanente com os gestores e a Famem. Acreditamos ser esta a melhor maneira de acharmos soluções para os problemas”, afirmou o presidente da Famem.

“Tenho certeza que vamos encontrar uma solução para o financiamento dos hospitais nos municípios. Os prefeitos unidos, promovendo reuniões regionais, dialogando permanentemente, estão na luta para que isso aconteça. Minha defesa é em prol dos municípios maranhenses”, disse Erlanio Xavier.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...
Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.