A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeiro turno, na sessão plenária desta terça-feira (29), o Projeto de Lei 371/19, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei 8.562/06, que dispõe sobre a criação da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp). De acordo com a mensagem governamental, a alteração tem o objetivo de atualizar as competências do órgão, entre elas, elaborar projetos de crédito rural, com vistas à promoção do desenvolvimento das atividades agropecuárias e agroindustriais, bem como executar ações educativas e tecnológicas relacionadas com a agricultura, nutrição, saúde, agroindústria e com as atividades não agrícolas de expressão na economia dos agricultores familiares.

“As mudanças propostas por meio do projeto de lei consideram a necessidade de se garantir o necessário e contínuo aprimoramento das atividades e dos serviços desenvolvidos pelo Estado do Maranhão para fomento da produção agropecuária”, afirma o governador Flávio Dino, na mensagem governamental 052/19.

Os parlamentares aprovaram, também em primeiro turno, o Projeto de Lei (PL 377/19), de iniciativa do Executivo, que trata da criação do Consórcio Público de Saúde do Maranhão. Conforme a justificativa do projeto, a constituição de consórcios interfederativos de saúde pactuados entre o Estado do Maranhão e municípios visa, entre outros aspectos, à cooperação técnica na área de saúde, à promoção de ações assistenciais de saúde pública, além da prestação de serviços especializados no gerenciamento de unidades de alta e média complexidade.

Gerenciar unidade de saúde, planejar, programar e executar ações, atividades e serviços nas áreas de saúde estão dentre os principais objetivos do Consórcio Público de Saúde.

Deputados aprovaram ainda os Projetos de Lei 453/19 e 455/19, do Poder Executivo, que institui o Conselho Estadual do Maranhão, Emprego e Geração de Renda (Conset), dispõe sobre a Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e cria o Conselho Estadual se Segurança Pública e Defesa Social, respectivamente. Ambos foram aprovados em primeiro turno.

O Conset, órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária, decidirá, em caráter permanente, sobre as políticas públicas de fomento e apoio à geração de emprego, trabalho e renda e à qualificação profissional.

Dentre as competências do Conset, estão: deliberar sobre política de trabalho, emprego e renda, apreciar planos de ações e serviços do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Já o Conselho Estadual de Segurança Pública, órgão colegiado, vinculado à Secretaria de Segurança Pública, terá por finalidade fortalecer o controle social e a efetividade das políticas públicas de segurança, com competência consultiva e de acompanhamento das atividades de segurança pública.

As cinco matérias do Poder Executivo que foram aprovadas seguem agora para o segundo turno e, em seguida, à sanção governamental.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.