Dados são do Centro de Direitos Humanos de Açailândia. Condições sub-humanas são mais frequentes entre Maranhão e Pará.

G1

Desmatamento de mais de 25 quilômetros quadrados entre 2009 e 2010 e o registro mais de 20% de vegetação nativa remanescente. Foto: Ibama / DivulgaçãoDesmatamento de mais de 25 quilômetros quadrados entre 2009 e 2010 e o registro mais de 20% de vegetação nativa remanescente. Foto: Ibama / Divulgação
Os registros do crime previsto foram colhidos durante fiscalizações do Grupo Móvel do Ministério do Trabalho em fazendas do Maranhão e Pará. E, apesar dos flagrantes, a violação dos direitos continua. Trabalhadores em situação degradante. Alojamentos precários. Homens e mulheres consumindo água e alimentos sem nenhuma higiene.

No Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, dez denúncias de trabalho escravo em fazendas, entre o município e Santa Inês, aguardam por fiscalização. As denúncias foram feitas no período de janeiro a março deste ano. “Esses são números só do nosso centro, mas existem outras instituições que acolhem denúncias da mesma natureza”, reforçou Antônio Filho, coordenador-executivo do Centro de Açailândia.

Outras 23 ações estão sendo acompanhadas pelo Centro de Defesa. Em 2011, foram registradas 22 denúncias e executadas 19 fiscalizações, num total, de 164 trabalhadores envolvidos em situações de trabalho escravo. Desses, 95 foram resgatados.

A partir dos dados, o Centro trabalha para ter um cenário completo do crime no Maranhão. “Já estamos fazendo um diagnóstico de todas as ações penais que tramitam nas Justiças federal e estadual, para saber como estão esses processos, quantos foram sentenciados ou prescreveram. Mas percebemos que houve um aumento no número de ações judiciais”, finalizou Antônio Filho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.