Veja como fazer transações em caso de agência bancária fechada por greve
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço sindical da Febraban, disse nesta quinta-feira (24) que a automatização dos serviços bancários reduz os transtornos causados aos clientes pela greve bancária.
Nesta quinta, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) anunciou greve dos bancários de todo o país por tempo indeterminado. Em São Paulo e no Rio, no entanto, apenas parte das agências mantiveram as portas fechadas nesta quinta. A Contraf ainda não tem balanço oficial sobre as adesões à paralisação.
Em comunicado, a entidade destaca que, em caso de agências fechadas, a maioria das transações bancárias pode ser realizada por telefone, internet, caixas eletrônicos e correspondentes não bancários (como agências lotéricas, por exemplo, que aceitam o pagamento de contas).
De acordo com a entidade, apenas 29% dos depósitos bancários foram realizados nos caixas das agências em 2008; da mesma forma, 12% dos saques com cartão foram realizados nas agências (veja tabela).
Alguns serviços, no entanto, requerem presença do cliente na agência bancária, como saque com cheque e pagamento de boleto vencido.
Durante a greve, grande parte dos caixas eletrônicos funciona normalmente. O auto-atendimento está fechado, no entanto, em alguns casos nos quais os caixas eletrônicos são interligados à agência.
De acordo com a Fenaban, operações em caixas bancários responderam apenas por 13% dos 44 bilhões de transações bancárias em 2008.
A grande maioria das transações, 66%, foi realizada por meio dos caixas eletrônicos de auto-atendimento (43%) e internet banking (23%).
Com informações do G1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Realizei a venda de minha residência pela caixa economica federal 7 meses atrás onde o comprador usou seu fundo de garantia como entrada e financiamento do restante, pois só foi realizado o deposito em minha conta a semana passada para que eu consegui-se realizar o pagamento da minha nova casa onde ficou acertado com a proprietária da minha futura residência que iria realizar o pagamento, mas pelo atendimento perfeito que sempre é realizado pela caixa economica de Caierias, perdi a compra do meu apartamento e terei que sair da minha antiga residência no prazo de uma semana, pergunto para este maravilhoso banco, o que eu faço e o mesmo me informa que não poderá me ajudar.
Como podemos viver em uma país como este e com um atendimento dos funcionários públicos que não tem nehum respeito pelo próximo e quando vamos até o banco como cliente somos tratados como um animal, com arrogância e indiferença.
Peço a todos que na próxima eleição votem novamente neste govarno que nos atende tão bem.
Resposta
Amigo, sou favorável a toda manifestação da classe trabalhadora que seja em busca de salários mais dignos. Entendo que a luta não pode ser apenas por bons salários.
Aqui no Maranhão, há dois anos o Banco do Brasil ganhou todas as contas do funcionalismo público estadual, mais de 120 mil novos correntistas.
Nem mesmo assim o BB aumentou o número de agência e muito menos de funcionários para atender melhor aos seus clientes. Aliás, nunca soube que os funcionários tenha paralisados suas atividades pela contratação de novos colegas.