Banco do Brasil

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço sindical da Febraban, disse nesta quinta-feira (24) que a automatização dos serviços bancários reduz os transtornos causados aos clientes pela greve bancária.

Nesta quinta, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) anunciou greve dos bancários de todo o país por tempo indeterminado. Em São Paulo e no Rio, no entanto, apenas parte das agências mantiveram as portas fechadas nesta quinta. A Contraf ainda não tem balanço oficial sobre as adesões à paralisação.

Em comunicado, a entidade destaca que, em caso de agências fechadas, a maioria das transações bancárias pode ser realizada por telefone, internet, caixas eletrônicos e correspondentes não bancários (como agências lotéricas, por exemplo, que aceitam o pagamento de contas).

De acordo com a entidade, apenas 29% dos depósitos bancários foram realizados nos caixas das agências em 2008; da mesma forma, 12% dos saques com cartão foram realizados nas agências (veja tabela).

Alguns serviços, no entanto, requerem presença do cliente na agência bancária, como saque com cheque e pagamento de boleto vencido.

Tabela

Durante a greve, grande parte dos caixas eletrônicos funciona normalmente. O auto-atendimento está fechado, no entanto, em alguns casos nos quais os caixas eletrônicos são interligados à agência.

De acordo com a Fenaban, operações em caixas bancários responderam apenas por 13% dos 44 bilhões de transações bancárias em 2008.

A grande maioria das transações, 66%, foi realizada por meio dos caixas eletrônicos de auto-atendimento (43%) e internet banking (23%).

Com informações do G1


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.