sarneyO presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), voltou a negar nesta quinta-feira (17) que tenha participação no controle administrativo da Fundação José Sarney, criada por ele em São Luís (MA). “Não tinha e não tenho responsabilidade sobre a fundação”, disse Sarney ao ser questionado sobre os diálogos divulgados nesta quinta-feira pelo jornal “Folha de S. Paulo” que mostrariam o peemedebista atuando em favor da entidade.

O conjunto de conversas telefônicas e e-mails foram interceptados pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, e mostram o presidente do Senado tratando de diferentes assuntos relacionados à fundação. Em uma das interceptações, segundo o jornal, Sarney orienta uma neta a captar a doação de um empresário, diz que a contribuição seria usada para pagar as contas da fundação com a Previdência, é informado com antecedência de mudanças no conselho curador da entidade e menciona tratativas com o órgão federal que cuida de prédios históricos, como o convento que abriga a sede da fundação.

A Fundação Sarney é suspeita de ter desviado dinheiro do governo do Maranhão (R$ 960 mil em 2004) e verbas de patrocínio da Petrobras (R$ 1,34 milhão de 2005 a 2008). Parte da verba, destinada à recuperação do acervo de livros e peças de museu, foi repassada a empresas que não explicam quais serviços prestaram ou que são ligadas à família Sarney.

Como forma de responder às acusações, no dia 5 de agosto, Sarney disse aos senadores que havia passado uma procuração ao presidente da entidade e que estava afastado do dia a dia da gestão. “Nunca tive nenhuma função administrativa na fundação fundada por mim”, discursou Sarney, no plenário da Casa.

Questionado se nesse pronunciamento ele teria faltado com a verdade ao dizer que não tinha envolvimento administrativo com a fundação, Sarney foi direto: “Não menti.”

Com informações do G1


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um acidente entre uma caçamba e uma carreta terminou os dois veículos incendiados e ao menos ...
Cláudio Carvalho sem dúvida é um designer de sapatos mais lacrador do Maranhão e mostrou que ...
Na manhã desta sexta-feira, o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Maranhão, Nivaldo, recebeu ...
A primeira-dama Larissa Brandão lança neste sábado (12) o projeto Páscoa no Parque, uma celebração que ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.