Analfabetismo no Maranhão
De Amanda Cieglinski, da Agência Brasil, a matéria sob o título “Brasil ainda levará décadas para erradicar o analfabetismo”, nos traz preocupação e tristezas. São dados ainda estarrecedores.
Diz a articulista que “se o ritmo de redução da população analfabeta permanecer o mesmo dos últimos anos, o Brasil ainda levará algumas décadas para se livrar de um problema que hoje atinge um em cada dez brasileiros”.
No Maranhão o quadro é pior. As tintas da omissão estão grudadas, nunca se apagaram com o tempo. A roubalheira queima a vontade dos que não sabem e transforma em cinzas os sonhos dos que nunca aprenderam.
Se a média nacional de analfabetos chega a 10% da população brasileira, aqui no Maranhão atingimos 15%. Lastimável.
Entra governo, sai governo e as promessas são as mesmas. Resultados práticos, nada. Temos hoje uma população de analfabetos que ultrapassa a 900 mil dos quase 6 milhões de habitantes. Uma vergonha.
Aqui mesmo em São Luís, em conversa com o secretário de Educação, professor Moacir Feitosa, soube que temos cerca de 90 mil analfabetos. Um desastre.
Os governadores , a cada final de mandato, anunciam com pompas que construíram 100, 200, 300 e muito mais escolas. São números fictícios, na verdade.
Dizem que reduziram o analfabetismo em números elevados. Pura mentira. A realidade é que, nos últimos anos, o Maranhão continua com os mesmos percentuais.
Será necessário sair do discurso para a prática, tirar do papel a intenção de fazer melhor, investir verdadeiramente no setor educacional, erradicar com firmeza o analfabetismo com métodos mais avançados e eficazes e, sobretudo, não utilizar as verbas da Educação para projetos pessoais, de amigos, aliados e familiares.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MEU CARO CARDOSO.
PELO VISTO A EDUCÇÃO NÃO MUDARÁ.
BASTA VER A EQUIPE QUE CÉSAR PIRES TROUXE DA UEMA
SEM CONTAR NOS LADRÕES QUE FICARAM JUSTAMENTE EM LOCAIS ESTRATÉGICOS DAQUELA CASA, CITO POR EXEMPLO A SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA, QUE TEM COMO CHEFE JOANA DARC, AQUELA MESMA DA TAL FALADA COMPRA DE LIVROS DE MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS CUJOS LIVROS NUNCA FORAM VISTOS.
O PREGÃO DE Nº 056/2008 CUJO VALOR DO PRIMEIRO LOTE É DE 1.895.925,30 GANHO PELA EMPRESA A. HOLANDA SOBRINHO E O SEGUNDO LOTE É DE 1.338,80,95 GANHO PELA EMPRESA SÃO LUS DISTRIBUIDORA DE LIVROS Ltda FORAM PAGOS AINDA NA GESTÃO DE LOURENÇO, ONDE ESTAÃO ESSES MILHÕES EM LIVROS? POIS O PROPRIO CÉSAR PIRES AFIRMA QUE NEM SEQUER DIÁRIO DE CLASSE AS ESCOLA TEM, IMAGINEM LIVROS….
E A ENTER PROPAGANDA? QUE EM MENOS DE SEIS MESES DIZ TER GASTO 5 MILHÕES APROXIMADAMENTE EM PROPAGANDA?
E A EMPRESA EXATA QUE RECEBE E NÃO PAGA SEU FUNCIONÁRIOS, CUJO SERVIÇO ESTÁ PRATICAMENTE SEM SER REALIZADOSEM VIRTUDE DO NÃO PAGAMENTO A SEUS FUNCIONÁRIOS DO SALÁRIO QUE LHES É DE DIREITO?
E A FARRA DE ADIANTAMENTO?
E A COMPRA ATRAVÉS DE DISPENSA DE LICITAÇÃO QUE ERA FEITA TODO DIA PARA REALIZAR OS CAPRICHO MAIS INTIMOS DA SENHORA ANNE KRISTEN?
E A FARRA DE REGINALDO JUNIOR COM TODOS OS FORNECEDORES TENDO QUE LHE AGRADAR PRA PODEREM RECEBER O QUE ERA SEU DE DIREITO?
PELO VISTO NOSSA EDUCAÇÃO SEMPRE FOI MAL E SE O CÉSAR PIRES TIVER INTERESSE EM MUDAR ESSE QUADRO, TEM QUE SER O MAIS BREVE POSSIVEL.
Colega Cardoso,
É bastante pertinente sua observação sobre “falsos políticos” se apropriarem de verbas da educação para projetos pessoais e eleitoreiros, em vez de demonstrarem espírito coletivo e fazer o máximo de esforço para tirar da escuridão milhares de analfabetos que, até para tomar um ônibus, são obrigados a perguntar a quem estiver mais próximo.
Falou-se à época muito mal do MOBRAL, sob a alegação de que o programa não tinha o revestimento pedagógico necessário para funcionar bem.
Acontece que, e a despeito de tanto tempo da extinção do Mobral, não mais se viu um único programa, em nível nacional, voltado para erradicação do analfabetismo, a menos que eu esteja enganado.
Assim, no meu ponto de vista o que falta é vontade política do Ministério da Educação para adotar um enfoque pedagógico moderno e, assim, implementar um novo programa.
SDS
JRCampos, jornalista.
Bravo Cardoso.
É como muito pesar, porém sem a menor surpresa que me deparo com seu blog, e com este tema tão recorrente quando o assunto é o nosso judiado Maranhão. De cara lhe digo que sua luta é tão heróica quanto inglória, pois certamente a pricipal vitima deste processo (o próprio analfabeto), por motivos obvios é a que menos vibra e clama por seu resgate, pois sequer se reconhece como indigente da cidadania.
Enquanto isto os manipuladores da miséria e dos miseráveis nadam de braçada no mar da corrupção, não raramente ovacionados como heróis e salvadores da pátria Timbira. Esta horda dominante jamais pugnará pela erradicação do analfabetismo, sendo este exatamente sua garantia de sobrevivência e perpetuação desta abjeta espécime, egoista, insaciável, desumana e anticristã.
Numa entrevista dada a TVE Rio,s.m.j., um ilustre compositor maranhense disse que a maioria dos conterrâneos não confiam em si mesmo e esperam sempre por algum favor do chefe politico de plantão, sábia definição para o clientelismo mais duradouro e funesto do país.Assim caimos naquela definição: um bando de eleitors desonestos com a eperança de eleger um governante honesto.
A eduação é a panacéia para o MA, para o Brasil e para o mundo, mas vejam quantos votos para presidente teve o brilhante Cristoavan Buarque, nosso maior paladino da causa?
Deus salve o Maranhão e ilumine os maranhenses para que venham merecer tão imensa dádiva!
Sds
Talmir Filho
Maranhense de coração e candango por adoção.
e a sim mesmo o brasil?