A professora maranhense especializada em fitoterapia Terezinha de Jesus Almeida da Silva Rêgo foi homenageada pelos serviços prestados à ciência e à população carente do Maranhão, em sessão especial no Senado. A sessão foi requerida pelo senador Weverton (PDT-MA) para homenagear a professora que há 55 anos se dedica à flora medicinal maranhense.

“Reconhecer o valor do trabalho da professora Terezinha Rego é praticamente um dever de consciência de todo maranhense. Várias gerações, a minha incluída, cresceram conhecendo e admirando o trabalho desta mulher que dedicou a vida à pesquisa e ao desenvolvimento de técnicas de cultivo de plantas medicinais”, disse o parlamentar.

A professora tem 86 anos e atua como coordenadora do Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de ser farmacêutica e fisioterapeuta do Maranhão. Uma das marcas do trabalho de Terezinha Rego é o desenvolvimento de medicamentos à base de plantas, à baixo custo e acessível às comunidades mais carentes. Entre suas descobertas mais marcantes estão o uso do princípio ativo da “cabacinha” no combate à sinusite e do xarope de urucum e da tintura de assa-peixe para doenças respiratórias.

Terezinha também é responsável pela criação do Projeto Farmácia Viva-Hortos Terapêuticos, coordenado pela Secretaria de Saúde do Maranhão. O projeto consiste no cultivo, conservação e utilização de plantas medicinais. O programa faz parte das práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente o projeto tem 32 hortos implantados em órgãos estaduais, instituições de ensino, escolas, comunidades quilombolas e terreiros, além de 10.141 capacitações para manejo de hortos realizados no estado.

“As hortas medicinais comunitárias, que sempre foram um projeto de vida da professora Terezinha Rego, salvam vidas e garantem a cura para pessoas que teriam dificuldade de acesso aos caros medicamentos alopáticos”, afirmou Weverton. O senador também elogiou a sensibilidade do governador Flávio Dino por criar o programa. “Fico honrado em ver que o meu estado já está trilhando o caminho de valorização da pesquisa e da ciência ao incluir o Projeto de Farmácia Viva no Programa de Políticas Públicas do Maranhão, numa iniciativa do governador Flávio Dino”, completou.

Em seu discurso, Weverton destacou o compromisso de lutar para que as futuras gerações possam continuar levando adiante a pesquisa da professora Terezinha Rego e ressaltou a gratidão pelo trabalho desenvolvido por ela. “Gratidão e compromisso são as duas palavras que quero deixar marcadas nesse dia. Gratidão por todo o trabalho que a professora Terezinha Rego tem feito pelo nosso Maranhão e principalmente pelos mais pobres. E compromisso de levar adiante esse ideal, estimulando as próximas gerações a fazerem ciência e garantindo as condições materiais e sociais para que isso aconteça.”

Emocionada, a professora pediu para a filha Tânia Rego ler seu discurso agradecendo a homenagem e lembrando a sua trajetória de vida e de luta em favor da fitoterapia.

O evento contou com a presença do esposo, Artur Rego; da filha, Tânia Rego; da coordenadora do Programa Farmácia Viva do Governo do Maranhão, Kallyne Bezerra; das representantes do Herbário Atico Seabra da UFMA, Diana Rio Branco de Brito e Luceline Dias Almeida; Sandro Monteiro, representando o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula; do representante do Conselho Federal de Farmácia, Forland Oliveira Silva; do ex-deputado Luiz Antônio Almeida, afilhado da professora; do deputado federal Gil Cutrim; dos prefeitos de Timon, Luciano Leitoa, e de Balsas, Doutor Erik; além de amigos e admiradores da professora.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.