Senadores da República homenagearam nesta quinta-feira (29), os 45 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em uma sessão especial requerida pelo líder do PSDB, senador Roberto Rocha (MA). Desde 1974, a empresa pública é responsável por fomentar o desenvolvimento regional, através de políticas públicas capazes de gerar um crescimento sustentável permanente.

Em sua fala, o parlamentar maranhense lembrou que a Codevasf vem se fortalecendo ao longo do tempo e destacou o seu papel na recuperação de bacias como a do Rio São Francisco e outras bacias. “Enquanto outras instituições deixaram de existir, a Codevasf se torna ainda mais importante no cenário nacional, alcançando 27% do território nacional e realizando um papel nobre na redução das desigualdades regionais”, disse.

Atualmente, a empresa possui perímetros irrigados que geram R$ 2,7 bilhões por ano e está presente em 12 estados e no Distrito Federal. São 17 bacias hidrográficas, sendo que a maioria nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Para o senador Roberto Rocha, a Codevasf deveria receber recursos arrecadados em multas ambientais e convertidas para promover ações para estruturação de atividades produtivas, segurança hídrica, revitalização e preservação dos recursos naturais. “As multas aplicadas pelo ICMbio e o Ibama deveriam seguir diretamente para ações da Codevasf, o que poderia favorecer projetos para 12 milhões de habitantes que vivem na região de abrangência da empresa”, defendeu Roberto Rocha.

No Maranhão desde 2017

Em sua fala, o senador maranhense lembrou que a Codevasf chegou recentemente ao Maranhão, após o Governo Federal ter sancionado a Lei 13.507/17, de autoria do próprio congressista. “Por meio da Codevasf, já conseguimos viabilizar dezenas de máquinas e equipamentos de última geração para fortalecer as ações de trabalhadores no campo. A Codevasf tem ajudado a recuperar o Rio Itapecuru, e na capital São Luís, está sendo executado o estudo para revitalizar totalmente a Lagoa da Jansen”, afirmou o Roberto Rocha. O congressista enfatizou que tem entregado kits “Adote uma nascente” para várias prefeituras, através da Codadevaf, com a intenção de conscientizar os prefeitos da necessidade de se preservar o meio ambiente.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...
São Luís/MA - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 18/04, a Operação Hygeia, com ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.