Nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, prestou homenagem às mulheres que trabalham no Judiciário maranhense, ressaltando a necessidade de combater as diversas formas de machismo, preconceito e violência que atingem as mulheres. A desembargadora Ângela Salazar, presidente da Coordenadoria Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER/TJMA), o desembargador Kléber Costa Carvalho também participaram da homenagem na Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA).

Na ocasião, a desembargadora Ângela Salazar falou às mulheres que o Dia 8 de Março não é motivo somente para comemorações, mas para reflexão sobre as opressões e violências que ainda hoje acometem as mulheres, principalmente as negras, exigindo dos poderes públicos maior atenção na adoção de políticas públicas e na inclusão das mulheres nos espaços de poder. Ela lembrou que as mulheres representam a maioria do eleitorado brasileiro, mas ainda são poucas representantes nos espaços da política, universidades e do próprio Judiciário.

Para a magistrada, o que os movimentos sociais buscam é resguardar os direitos básicos das mulheres, diante dos números assustadores de violência divulgados atualmente, resultado de uma cultura patriarcal que naturaliza práticas machistas em todas as classes sociais. “As mulheres precisam unir forças para combater os paradigmas de exploração e submissão ainda presentes na sociedade”, avaliou.

O desembargador Marcelo Carvalho também falou às servidoras do Fórum de São Luís, frisando que o Dia Internacional da Mulher deve servir para discussão sobre os direitos, quebra dos preconceitos e estigmas de gênero, combatendo a objetificação feminina enquanto prática presente na sociedade e que tem consequências nos índices de violência. “As mulheres não podem mais se calar diante de abusos sexuais e morais ou qualquer constrangimento”, avaliou.

O desembargador Kléber Carvalho e o diretor da CGJ-MA, juiz Marcelo Moreira, também reforçaram a homenagem ao Dia Internacional e a valorização das mulheres em todos os espaços da sociedade.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um grande mutirão de cirurgias de catarata e pterígio foi realizado no hospital Santa Filomena, em ...
O período para solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino ...
Blog do Jorge Vieira As intensas chuvas que têm caído sobre São Luís nos últimos dias ...
Por decisão unânime, a Câmara Municipal de Vereadores de Fernando Falcão aprovou a concessão do título ...
Este domingo (14), ficará marcado na história de Tuntum, pois ficará marcado pela a dedicação a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.