Parte do programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, residencial fica localizado no Maracanã e integra a política de habitação do prefeito Edivaldo

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) está realizando hoje (10), na Central de Atendimento da Habitação, na Avenida Marechal Castelo Branco, 565, São Francisco, o sorteio de endereços do Residencial Morada do Sol 1. O residencial, localizado no bairro Maracanã, faz parte do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal em parceria com a Prefeitura. A iniciativa integra a política habitacional da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Na ocasião serão sorteadas 1.414 unidades habitacionais, tipo casa. A lista com os endereços sorteados será disponibilizada na Central de Atendimento da Habitação entre os dias 13 a 15 de maio, onde cada beneficiário deve se fazer presente para recebimento de quia de encaminhamento para vistoria do imóvel.

Por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida muitas famílias têm conquistado a casa própria e condições dignas de moradia. “Esse é um compromisso que o prefeito Edivaldo assumiu com a população de São Luís de reduzir o déficit habitacional da capital maranhense”, diz o secretário da Semurh, Mádison Leonardo Andrade frisando que, por meio do sorteio, é identificado o endereço do imóvel correspondente a cada beneficiário que integra a lista dos contemplados para aquisição de imóvel do residencial.

Após o sorteio dos endereços, a etapa seguinte no processo será a realização das visitas de vistoria das condições do imóvel. No caso de alguma imperfeição seja identifica, o sorteado poderá solicitação correção, antes da assinatura do contrato, garantia de aquisição definitiva.

Em sua infraestrutura o Residencial Morada do Sol 1 conta com ruas pavimentadas, abastecimento de água, drenagem pluvial e energia elétrica. Os imóveis possuem sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, além de área de lazer, guarita e quadra esportiva.

Por questões de segurança e em consideração à dignidade dos cidadãos atendidos, a Semurh estabeleceu regras para o acesso ao sorteio. De acordo com estas, somente poderão ingressar no espaço de realização do sorteio, servidores lotados na Central, autoridades e fiscais do povo.

HABITAÇÃO

A Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo, já beneficiou mais de 58 mil pessoas com cerca de 16.126 imóveis na capital entregues por meio do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Outras unidades estão em fase de obras ou no aguardo da liberação para serem entregues.

O sucesso na condução da política habitacional do município se traduz principalmente com o alcance das metas de entrega das unidades. Para ter um melhor direcionamento sobre a política de habitação, a Prefeitura de São Luís realizou, no ano passado, o Cadastro Habitacional de Interesse Social. As informações obtidas a partir da realização desse cadastro são utilizadas como um novo banco de dados para seleção de pessoas interessadas nos imóveis do ‘Minha Casa, Minha Vida’ ou outros projetos habitacionais que a Prefeitura de São Luís venha realizar na cidade. O último cadastro realizado com essa finalidade havia sido feito em 2009 e apresentava defasagem de informações relativas à renda e endereço dos inscritos.

As unidades habitacionais do ‘Minha Casa, Minha Vida’ são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social que não tenham residência própria. Cada empreendimento do programa em São Luís reserva ainda moradias para pessoas residentes em áreas de risco, desabrigadas ou que sejam beneficiárias do Aluguel Social. O trabalho de identificação desse público, que tem prioridade no programa, é realizado por equipes técnicas da Semurh.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.