O campeonato, que reúne 46 escolinhas do programa Movimento e Resgate, é realizado pela Prefeitura de São Luís, que tem incentivado a prática do esporte para a construção da cidadania

A promoção da I Copinha Municipal de Futebol é mais um esforço da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para incentivar a prática do esporte para a construção da cidadania de crianças e jovens ludovicenses. Neste sábado (8), no campo do bairro do Santa Cruz, foram iniciados os jogos do campeonato que reúne 46 escolinhas do programa Movimento e Resgate, realizado pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel). Na partida de estreia, a equipe da casa venceu a escolinha da Salinas Sacavém por 4 a 3 pela categoria sub-12.

A competição é uma homenagem póstuma ao falecido ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, e reúne mais de duas mil crianças em dois meses de competição. Os jogos serão realizados na categoria sub-12 e sub-16 e tem como objetivo promover a integração entre as escolinhas de futebol de campo do programa, além de estimular a prática do esporte e de atividades físicas.

“O objetivo da Prefeitura com a iniciativa é promover a integração desses jovens atletas. Eventos como esse, que segue orientação do prefeito Edivaldo, ajudam no combate contra o mundo das drogas e da marginalização. Espero que essa competição possa superar nossas expectativas e ser um sucesso maior do que já está sendo”, destacou o secretário municipal de Desportos e Lazer, Rommeo Amin.

Na I Copinha Municipal de Futebol, 23 escolinhas disputarão o título na categoria sub-12, mesmo número de equipes da categoria sub-16, totalizando as 46 que lutarão pelo título da competição. Todas elas foram divididas em quatro regionais para facilitar o deslocamento na hora de suas partidas de futebol. Os jogos serão realizados em todos os fins de semana durante os próximos dois meses. Todas jogarão entre si em suas respectivas regionais e quatro avançarão para as etapas eliminatórias. Após isso, somente a equipe campeã e a vice-campeão de cada regional avançará para a fase final da competição, onde serão conhecidos os campeões gerais em cada categoria.

Os jovens atletas reconhecem a importância da competição. “É muito bom jogar essa competição. Vamos lutar duro para atingir nosso objetivo que é ser campeão. Queria agradecer a todos que fizeram esse torneio, porque nós sempre estamos treinando, mas quando o jogo é valendo fica melhor , porque ai colocamos no campo o que estamos treinando toda semana”, destacou o atleta Hudson Melo, da escolinha do bairro da Forquilha.

Além da partida entre Santa Cruz e Salinas Sacavém pela categoria sub-12, Forquilha e Aurora também se enfrentaram, mas desta vez pelo sub-16, inaugurando a categoria no Campo Jairzão. Os jogos voltam a ser realizados no próximo fim de semana.

Regional 1 – Vila Embratel / Areinha / Fumacê / Vila Nova / vila Embratel / Gapara
Regional 2 – Forquilha / Santa Cruz / Aurora / Coroadinho / Salinas / Bom jesus / Fialho/ Bom jesus / Turú
Regional 3 – Cidade operária / Janaína / Janaína / Jardim América / cidade olímpica/ Jardim América / residencial Alcântara
Regional 4 – Quebra Pote / Vila Itamar/ São Cristóvão / Itapera / Quebra Pote / Itapera / São Cristóvão

Programa Movimento e Resgate

O programa Movimento e Resgate é uma ação sócio esportiva para crianças e adolescentes de comunidades desenvolvida pela gestão do prefeito Edivaldo com a capacidade para atender mais de cinco mil pessoas. São aproximadamente 70 escolinhas organizadas pela Semdel (Secretaria Municipal de Desporto e Lazer). Podem participar das escolinhas crianças e adolescentes com idade entre 10 a 17 anos de idade. Cada escolinha possui um agente de esporte remunerado pela Prefeitura e a mesma faz a doação de todo material necessário para realização das atividades.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.