Através de licitação fraudulenta, a Segep (Secretaria de Gestão, Patrimônio e Assistência a Servidores) direcionou para uma empresa ganhar sem concorrente nada menos que mais de R$ 7 milhões para aquisição de insumos com patentes industriais protegidos, evitando assim o livre certame. Exatamente em um período que o Governo do Maranhão tenta mostrar que é transparente e, portanto, honesto.

O Pregão Eletrônico SRP nº 025/2020 do SARP/SEGEP DO ESTADO DO MARANHÃO, através do sistema COMPRASNET,  aquisição de insumos para laboratórios interativos, com valor estimado de  R$ 7.810.171,20 (Sete Milhões, oitocentos e dez mil, cento e setenta e um reais e vinte centavos).

A especificações dos itens no edital a serem adquiridos estão protegidos por registro de patente, citamos como exemplo o item 64 do edital CONJUNTO SIMULADOR PARA CHAVE DICOTÔMICA, a especificação de produto no edital é cópia fiel do produto da empresa CIDEPE.

A coisa está tão descarada, que com um simples acesso ao site da empresa CIDEP no link https://www.cidepe.com.br/index.php/br/produtos?busca=eq320 neste Link aparece o produto com descrição idêntica ao item 64 do edital acrescido da informação:

“OS PRODUTOS CIDEPE POSSUEM PATENTES INDUSTRIAIS, PORTANTO, SÃO PROTEGIDOS PELA LEI DAS PATENTES DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, SENDO PROIBIDA SUA CÓPIA”

Ora se o produto está protegido por patente, somente a empresa CIDEPE pode fornecer, o que indica que há fraude mediante ajuste para frustrar o caráter competitivo, COMO PODE HAVER COMPETIÇÃO SE SÓ UMA EMPRESA PODE FORNECER?

PORTANTO, O ARTIGO 90 DA LEI 8.666/93 DISPÕE QUE:

FRUSTRAR OU FRAUDAR, MEDIANTE AJUSTE, COMBINAÇÃO OU QUALQUER OUTRO EXPEDIENTE, O CARÁTER COMPETITIVO DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO, COM O INTUITO DE OBTER, PARA SI OU PARA OUTREM VANTAGEM DECORRENTE DA ADJUDICAÇÃO DO OBJETO DA LICITAÇÃO: PENA- DETENÇÃO, DE 2 (DOIS) A 4 (QUATRO) ANOS, E MULTA.

O exemplo do item nº 64, se repete em diversos outros do termo de referência do Pregão.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.