Representado por milhares de torcedores, de todas as partes, Corinthians é bicampeão do mundo depois de vencer o Chelsea por 1 a 0.

Globo Esporte e Uol

Paolo Guerrero sai para festejar seu gol diante do Chelsea. Foto: Getty Images/ReproduçãoPaolo Guerrero sai para festejar seu gol diante do Chelsea. Foto: Getty Images/Reprodução

Rivais, ajoelhem-se para reverenciar a história construída pelo Corinthians e a Fiel neste 16 de dezembro de 2012. Sem precedentes. Eterno. O time formado por jogadores operários, o clube do povo e da apaixonada torcida que cruzou continentes têm o futebol a seus pés. Sofrido, suado, chorado, o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0, em Yokohama, e deixou de ser apenas Paulista como está escrito em seu centenário símbolo. O Corinthians é do mundo. Bicampeão do mundo.

A conquista corintiana tem um herói em cada extremidade do campo. Na defesa, Cássio cresceu acima dos seus 1,95m para criar uma nova categoria de milagres ao defender chutes de Cahill e Moses no primeiro tempo. No segundo, brilhou Paolo Guerrero. O mesmo Guerrero que foi dúvida para o torneio. O mesmo herói da classificação nas semifinais. Agora, eternizado com o gol de cabeça aos 23 minutos.

Assim como na Libertadores, vencida diante do sempre temido Boca Juniors, o Corinthians chega ao título contra um adversário poderoso. O Chelsea, símbolo máximo do novo futebol comandado por mecenas do leste europeu ou das Arábias, sucumbiu diante de um adversário sem estrelas, mas extremamente eficiente.

O triunfo sobre os ingleses completa um ciclo de vitórias grandiosas que teve início em uma derrota histórica. Da Série B para o estrelato. O Corinthians rebaixado no Brasileirão de 2007 aprendeu com os erros e se reestruturou para chegar ao topo. Agora, desponta como uma das potências do futebol nacional nos próximos anos.

De forma incontestável, o mundo é do Corinthians. Foto: Ricardo Matsukawa/TerraDe forma incontestável, o mundo é do Corinthians. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Tatuapé, Mooca, Interlagos, Itaquera, Pirituba, Jardim Ângela, Cachoeira, Vila Mazzei, Vila Moraes, Cangaíba, Tucuruvi, Capão, Bela Vista, Guarulhos, Francisco Morato, Tabão da Serra, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Pindamonhangaba, Serra Negra, Suzano, Mogi Guaçu, Cubatão, Praia Grande, Rio Preto, Indaiatuba, Sorocaba, Jundiaí, Curitiba, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina Miami, Sydney…

…as bandeiras da Fiel penduradas no estádio neste domingo simbolizam uma das maiores demonstrações de amor da história do futebol. Alvinegros de todas as partes tomaram fizeram do estádio da finalíssima um Pacaembu em proporções gigantes. As ruas do Oriente estão tomadas, enlouquecendo os rígidos japoneses com os gritos de “Vai, Corinthians” em uma festa que só terminará no Brasil. Ou em qualquer outro lugar da Terra.

O goleiro Cássio salva em cima da linha, observado por Chicão, Moses e Cahill. Foto: Reuters/ReproduçãoO goleiro Cássio salva em cima da linha, observado por Chicão, Moses e Cahill. Foto: Reuters/Reprodução

Cássio é eleito o melhor jogador da final e leva Bola de Ouro da Fifa. O goleiro Cássio foi eleito o melhor jogador da final do Mundial de Clubes da Fifa, na vitória por 1 a 0 do Corinthians sobre o Chelsea, que rendeu o segundo título da competição à equipe brasileira. Ele levou a Bola de Ouro da competição.

O zagueiro brasileiro David Luiz, do Chelsea, ficou com a Bola de Prata, enquanto o peruano Guerrero, autor do gol da vitória, ficou com a Bola de Bronze.

O goleiro fez pelo menos quatro boas intervenções que impediram o time inglês de abrir o marcador.

Na primeira delas, aos 10min do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Cahill emendar de primeira. O goleiro salvou no reflexo.

As outras duas defesas foram nos dez minutos finais. Aos 37min, o goleiro estava bem colocado para defender chute de Fernando Torres. Mas o maior milagre foi dois minutos depois. Moses avançou pela esquerda e colocou no canto do goleiro. Mas Cássio se esticou para defender.

O primeiro tempo terminou 0 a 0 em um jogo muito equilibrado. Depois do gol de Guerrero na segunda etapa, Cássio ainda defendeu bom chute de Fernando Torres, na segunda etapa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.