Do Blog do Fernando Melo

A juíza titular da 61ª ZE em Esperantinópolis, Dra. Urbanete Angeolis, acatou, nesta segunda-feira (3), pedido postulado pelo prefeito Francisco Pinheiro, em que apresentou atestado médico alegando problemas de saúde, e adiou audiência presencial que estava marcada para esta quarta-feira (05), com o comparecimento de todas as testemunhas.

Foto Divulgação

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral apura supostas irregularidades cometidas pela chapa de Francisco Pinheiro e Adailza, vencedora das eleições 2020, e também pelo ex-prefeito Júnior Cascaria.

A magistrada remarcou a audiência de instrução para a próxima semana, dia 11 de maio de 2021, às 9:00h.

Os analistas de política do blog do F.M. nos previram essa possibilidade de adiamento, uma vez que, segundo informações de bastidores, o ex-prefeito andava muito preocupado com o desfecho e que articularia estratégias para postergar ao máximo, de todas as maneiras possíveis, a realização dessa audiência.

A Justiça, no entanto, deve estar atenta às estratégias e evitar que a Ação continue sendo postergada e, consequentemente, inerte, sem avançar às devidas instâncias, observando, sobretudo, o grande clamor popular. Isso gera uma espécie de atraso no processo, e uma grave ameaça a instituição judiciária, uma vez, que pode ser visto como um malabarismo jurídico, e uma espécie de admissão de culpabilidade.

Nesta última decisão, a juíza justifica a necessidade de a audiência de terça-feira da próxima semana ser realizada presencialmente, uma vez que os dispostos no art. 1º da Portaria Conjunta n.° 04/2021 do TRE/MA apenas facultar a opção de realizarem por videoconferência, não sendo uma adoção obrigatória. No caso em específico, optou-se por realizá-la presencialmente, atendendo a todos os critérios de biossegurança, porque em se tratando do interior, os serviços de internet podem apresentar oscilações, e visa também garantir a imperiosa necessidade de incomunicabilidade entre as testemunhas a serem inquiridas.

Foto Reprodução

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.