Em nota, prefeitura de Zé Doca esclarece sobre reintegração de posse realizada pela PM após decisão da justiça

    Segue a nota:

    Nesta segunda-feira, 18, a Polícia Militar do Maranhão cumpriu ordem judicial do Tribunal de Justiça, processo: 0800792-67.2023.8.10.0063 de reintegração de posse no município de Zé Doca.

    Um terreno que havia sido invadido foi reintegrado após várias notificações não atendidas ao longo do tempo, antes mesmo de haver qualquer construçãono local.

    É importante ressaltar que o indivíduo em questão tem sua residência na sede do município.

    A ordem judicial vem a favorecer o povo ao zelar pela coletividade, tendo em vista que essa área é pública e, portanto, pertence a todos e não a apenas uma pessoa.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Aeroporto de São Luís esclarece apagão

    São Luís, 09 de abril de 2023 – O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) informa que, por conta de descargas atmosféricas, com fortes raios, na área do aeroporto, alguns componentes do sistema elétrico foram danificados. A energia do aeroporto já foi restabelecida.

    Imagem do apagão no Aeroporto Cunha Machado

    A chuva intensa, com ventos fortes, que atingiu a capital do estado gerou pontos de alagamento dentro do aeroporto e medidas já foram tomadas para sanar a situação. Além de pronta disponibilização das equipes de limpeza para secagem dos espaços, com o devido reforço da equipe de operações e manutenção.
    Apenas um voo, com destino a Guarulhos, foi cancelado em razão das condições climáticas adversas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Erlânio se manifesta após operação da PF em Igarapé Grande

    O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, emitiu nota após operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta sexta-feira (14), que investiga suposta fraude no Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão, para recebimento de emendas parlamentares pelo município.

    No texto, o gestor garantiu que os alvos da ação não são servidores públicos municipais e ressaltou que em julho desse ano determinou a realização de sindicância administrativa para apurar e esclarecer as questões relacionadas a tais eventos, sobretudo no que toca a inserção de dados no Sistema de Informação Hospitalar (SIH), muito embora seja público e notório que o hospital de Igarapé Grande atende não só pacientes do município, mas de toda a região.E finalizou dizendo que todas as licitações são realizadas dentro dos ditames legais e publicizados no Portal da Transparência do município.Leia abaixo:NOTA PÚBLICASobre a operação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (14), prestamos os seguintes esclarecimentos, mesmo desconhecendo o inteiro teor do processo judicial que, segundo consta, corre em segredo de justiça:

    Nenhum servidor efetivo ou comissionado da prefeitura de Igarapé Grande foi detido ou preso na citada operação.

    A secretária de saúde e o ex-secretário estão prestando às autoridades os devidos esclarecimentos acerca dos recursos oriundos de emendas parlamentares.

    Em julho do ano corrente, antes de qualquer operação ou inquérito policial, determinei a realização de sindicância administrativa para apurar e esclarecer as questões relacionadas a tais eventos, sobretudo no que toca a inserção de dados no Sistema de Informação Hospitalar (SIH), muito embora seja público e notório que o hospital de Igarapé Grande atende não só pacientes do município, mas de toda a região.

    Naquela ocasião, requeri também ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a imediata realização de procedimento de auditoria para esclarecer todos os fatos.

    Por fim, o município informa que realiza suas contratações dentro dos ditames legais, preferencialmente através de pregão eletrônico, com todos os processos publicizados e disponibilizados no Portal da Transparência, para conhecimento de toda a sociedade e órgãos de controle.

    ERLANIO XAVIER
    PREFEITO DE IGARAPÉ GRANDE

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pisando em ovos, TV Difusora responde ao governador Carlos Brandão

    Ao não comparecer ao debate entre os candidatos a governador, realizado no dia 18, quinta-feira, na Tv Difusora, Carlos Brandão disse que não foi por entender que a emissora não é isenta, uma clara agressão aos profissionais que trabalham no veículo. Em resposta tímida, veja o que a Difusora explicou:

    Mediante postagem do governador Carlos Brandão , viemos a público esclarecer que quem assistiu o debate viu claramente a forma isenta ao qual o debate Difusora foi conduzido.

    Quanto a linha editorial crítica aos problemas de gestão de governos em geral, é mister ressaltar que qualquer meio de comunicação tem a liberdade de expressão para utilizar-se do jornalismo para expor problemáticas que afligem a população . Exposição baseada em fatos reais , relatados por personagens em reportagens jornalísticas.

    Porém os candidatos , independe de partidos , estão tendo espaço igualitário em toda nossa grade, obedecendo a legislação eleitoral . Inclusive o candidato Brandão tem tido sua agenda e movimentação política da sua campanha, relatadas em abordagens nos blocos de política dos programas da emissora.

    Encerramos pontuando que a Difusora , não é candidata à nada e o debate era entre candidatos com regras claras, conhecidas e acordadas por representantes das nove candidaturas, e com bastante antecedência. Regras estas que foram seguidas a risca. E assim será nos demais debates e sabatinas. Vamos continuar cumprindo o nosso dever, em nome do púbico que nos acompanha a quase 6 décadas e de nossa responsabilidade com a comunicação e a democracia.

    Atenciosamente

    Sistema Difusora de Comunicação.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    “Não tenho a menor participação no Blog da Riquinha”, afirma o jornalista Luís Cardoso

    Indagado por amigos e parceiros se tem participação no Blog da Riquinha, o jornalista Luís Cardoso (na foto com o humoristas Dedé Santana) tem dito que nunca teve e desde a separação não tem mais nem lido o site, que é muito atarefado para ficar cuidando de outras coisas. 

    “A titular do Blog da Riquinha colaborou com o meu site por um período e fomos companheiros também numa boa relação, mas informo que não faz mais parte do meu blog e nem tem autorização para falar por ele. Assim como nunca tive a menor ingerência no site dela, principalmente agora que soube de mudança radical na sua linha editorial “, explicou Cardoso.

    Chegando ao final do ano de 2021 para confirmar pela 10ª consecutiva mais uma vez a liderança nos acessos em todo o Maranhão e na lista entre os três mais lidos do Nordeste, o Blog do Luís trará novidade a partir de janeiro de 2022, com vídeos diários, live e mais dinamismo e imparcialidade na cobertura política.

    Sem nenhuma relação de parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de São Luís,  Cardoso informou que contratará mais jornalistas profissionais para cobertura completa dos fatos que ocorrem no Maranhão, em especial os assuntos de bastidores da política.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em nota de esclarecimento, gestão de Saúde de Codó explica como paciente veio a óbito e o motivo de ser amarrado ao leito

    A Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer os fatos a respeito do óbito de J.S.N.F., 42 anos de idade, ocorrido na última terça- feira, dia 14.09 do corrente ano que fora noticiado em um blog local e repetido em redes sociais, ambos desprovidos da verdade e de forma imprudente, sensacionalista, oportunista e irresponsável. Diferentemente do que fora publicado, o paciente não veio a óbito “amarrado em leito do HGM”, como noticiado e publicado com imagens.

    O paciente fora admitido na Unidade Hospitalar Dr. Marcolino Junior (Hospital Geral Municipal – HGM) no dia 05.09 do corrente ano no Pronto Socorro da Unidade, após acidente com trauma, sendo imediatamente acolhido e submetido a cuidados imediatos e exames de imagens, como uma Tomografia Computadorizada do crânio e, com solicitação com urgência de avaliação com Neurocirurgião e Cirurgião Buco-Maxilo-Facial em unidade de referência estadual no município de Presidente Dutra sob o Sistema de Central de Regulação e, com a conclusão para não intervenção cirúrgica, permanecendo com tratamento conservador, ficando sob os cuidados clínicos até o dia 08.09, quando a equipe decidiu pela sua internação.

    O paciente permanecera sob os cuidados intensos de uma equipe de profissionais qualificados para a assistência requerida, aguardando e observando a evolução do quadro do mesmo.
    Em 12.09, o paciente encontrando-se internado na mesma Unidade Hospitalar, evoluiu para um quadro de agitação. Diante do novo quadro apresentado pelo paciente, a equipe de profissionais decidiu pelo processo de contenção física, sendo o mesmo admitido em protocolos e manejo clínico de um paciente com quadro de agitação psicomotora. Tal processo permite uma melhor assistência ao paciente, que imobilizado e, sem qualquer prejuízo a sua saude, facilita a realização periódica e constante de avaliações e procedimentos clínicos como por exemplo, sedação, realização de exames e cuidados básicos. Estabilizado o paciente e já sem contenção, a equipe de profissionais de saúde que o assistia decidiu por seu encaminhamento para a Unidade de Tratamento Intensivo – UTI da Unidade Hospitalar para uma assistência melhor e de maior qualidade.

    No mesmo dia 12, fora solicitada à Central de Regulação do Estado do Maranhão um novo exame de imagem (Tomografia Computadorizada) e uma nova avaliação Neurocirúrgica, desta outra vez, sendo liberado pela referida Central de Regulação para a Unidade da Rede Estadual no município de Santa Inês, cuja conclusão foi que o quadro permanecia não sendo por intervenção cirúrgica e que apenas se fazia necessária a repetição de uma nova Tomografia de Crânio após um período de cinco dias a contar da referida avaliação.

    O paciente, durante todo intervalo, fora assistido pela equipe de profissionais com medicamentos enquanto aguardava uma nova avaliação de imagem para uma possível ou não transferência para Unidade Hospitalar mais avançada. Infelizmente, no dia 14.09 o paciente agravou e evoluiu á óbito, apesar de todos os esforços da equipe de profissionais que o assistia, inclusive com manobras intensas e continuas para ressuscitar o paciente.

    O governo municipal e todo o corpo de profissionais de saúde, em especial da Unidade Hospitalar Dr Marcolino Junior (HGM) se solidariza com a família enlutada e endossa à população o seu compromisso por uma saúde melhor e de maior qualidade, resgatando a credibilidade da Instituição HGM, transformando em uma das referências de qualidade na assistência hospitalar do estado do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vila 230 Gastrobar rebate falsas informações de ex-funcionários

    O proprietário do bar e restaurante Vila 230 Gastrobar, Paulo Pina, informou hoje, quarta-feira (14), que foi tomado de surpresa com falsas notícias divulgadas por um site de que seus funcionários estão com salários atrasados.

    Segundo o empresário, a folha da casa permanece em dia, apesar da crise que passa o setor por causa da pandemia e das medidas restritivas impostas pelo governo.

    Paulo Pina explicou que algumas pessoas que trabalharam no Gastrobar, logo no início, em abril, saíram em seguida e não procuram o caminho legal para acertar as pendências. O estabelecimento completou hoje três meses de funcionamento.

    Uma nova rodada de negociações está prevista ainda para esta semana e, em nenhum momento a assessoria jurídica falou em funcionários da ativa com salários atrasados.

    A casa, assim como todas as outras, tem enfrentado dificuldades por causa da pandemia, além de mentiras que prejudicam o bom funcionamento.

    Ao contrário de muitos bares e restaurantes que fecharam as portas por causa da crise, a Vila 230 Gastrobar continua oferecendo aos seus clientes excelentes serviços de qualidade e bom atendimento feito com satisfação pelos funcionários.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    AJUFE esclarece que não é juiz federal o magistrado que causou pânico em pousada dos Lençóis

    *NOTA DE ESCLARECIMENTO*

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) considera importante esclarecer os fatos noticiados na imprensa maranhense neste sábado sobre um suposto ex-Juiz Federal que teria sido detido após agredir o dono de uma pousada e desacatado Policiais Militares em Santo Amaro do Maranhão (MA).

    O magistrado, citado na matéria, Jorge Jansen Couñago Novelle, está aposentado e nunca foi Juiz Federal. Ele pertence aos quadros do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, tendo atuado como juiz estadual. A Ajufe deseja que os fatos revelados pela imprensa sejam apurados com todo o rigor e que o magistrado estadual responda por suas condutas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Nota sobre a matéria do Fantástico a respeito da “Operação Tanque Furado”

    A matéria veiculada pelo programa Fantástico, na noite do dia 18/04 de 2021, que aborda prestações de contas sobre abastecimentos ressarcidos pela cota parlamentar da Câmara dos Deputados, dá a entender que o deputado Marreca Filho errou na prestação de contas. No entanto, essa afirmação feita nas entrelinhas é equivocada.

    Não há erro algum. A nota fiscal é compatível com o uso que a Câmara dos Deputados admite para a cota parlamentar. A norma que regula o uso da verba permite que os gastos feitos com combustível durante um mês sejam consolidados em uma única nota, que foi o que ocorreu no caso citado.
    A nota fiscal se refere ao consumo inteiro de combustível no período de aproximadamente um mês compreendendo todo o trabalho de assessoria política do deputado e de seu gabinete, o que também é permitido legalmente. É preciso ressaltar que o Estado do Maranhão é o maior do Nordeste e que um bom trabalho parlamentar depende de contato direto com a população.
    Por fim, deve-se ressaltar que o deputado está entre os primeiros no ranking de políticos do Maranhão, segundo o Ranking Políticos, tem mandato transparente e que todas as despesas ocorrem e são declaradas na forma da lei.

    Assessoria de Imprensa
    Deputado Marreca Filho

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado federal Jr Lourenço esclarece sobre operação “Laços de Família”

    O deputado federal e ex-prefeito de Miranda do Norte, Junior Lourenço, emitiu nota à imprensa, informando que não teve acesso ao processo da operação “Laços de Família”, que envolve seu nome em um desvio de R$ 22 milhões de recursos públicos em Miranda do Norte, cidade onde foi prefeito. Confira a resposta abaixo:

    Foto Divulgação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.