“Não tenho a menor participação no Blog da Riquinha”, afirma o jornalista Luís Cardoso

    Indagado por amigos e parceiros se tem participação no Blog da Riquinha, o jornalista Luís Cardoso (na foto com o humoristas Dedé Santana) tem dito que nunca teve e desde a separação não tem mais nem lido o site, que é muito atarefado para ficar cuidando de outras coisas. 

    “A titular do Blog da Riquinha colaborou com o meu site por um período e fomos companheiros também numa boa relação, mas informo que não faz mais parte do meu blog e nem tem autorização para falar por ele. Assim como nunca tive a menor ingerência no site dela, principalmente agora que soube de mudança radical na sua linha editorial “, explicou Cardoso.

    Chegando ao final do ano de 2021 para confirmar pela 10ª consecutiva mais uma vez a liderança nos acessos em todo o Maranhão e na lista entre os três mais lidos do Nordeste, o Blog do Luís trará novidade a partir de janeiro de 2022, com vídeos diários, live e mais dinamismo e imparcialidade na cobertura política.

    Sem nenhuma relação de parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de São Luís,  Cardoso informou que contratará mais jornalistas profissionais para cobertura completa dos fatos que ocorrem no Maranhão, em especial os assuntos de bastidores da política.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Em nota de esclarecimento, gestão de Saúde de Codó explica como paciente veio a óbito e o motivo de ser amarrado ao leito

    A Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer os fatos a respeito do óbito de J.S.N.F., 42 anos de idade, ocorrido na última terça- feira, dia 14.09 do corrente ano que fora noticiado em um blog local e repetido em redes sociais, ambos desprovidos da verdade e de forma imprudente, sensacionalista, oportunista e irresponsável. Diferentemente do que fora publicado, o paciente não veio a óbito “amarrado em leito do HGM”, como noticiado e publicado com imagens.

    O paciente fora admitido na Unidade Hospitalar Dr. Marcolino Junior (Hospital Geral Municipal – HGM) no dia 05.09 do corrente ano no Pronto Socorro da Unidade, após acidente com trauma, sendo imediatamente acolhido e submetido a cuidados imediatos e exames de imagens, como uma Tomografia Computadorizada do crânio e, com solicitação com urgência de avaliação com Neurocirurgião e Cirurgião Buco-Maxilo-Facial em unidade de referência estadual no município de Presidente Dutra sob o Sistema de Central de Regulação e, com a conclusão para não intervenção cirúrgica, permanecendo com tratamento conservador, ficando sob os cuidados clínicos até o dia 08.09, quando a equipe decidiu pela sua internação.

    O paciente permanecera sob os cuidados intensos de uma equipe de profissionais qualificados para a assistência requerida, aguardando e observando a evolução do quadro do mesmo.
    Em 12.09, o paciente encontrando-se internado na mesma Unidade Hospitalar, evoluiu para um quadro de agitação. Diante do novo quadro apresentado pelo paciente, a equipe de profissionais decidiu pelo processo de contenção física, sendo o mesmo admitido em protocolos e manejo clínico de um paciente com quadro de agitação psicomotora. Tal processo permite uma melhor assistência ao paciente, que imobilizado e, sem qualquer prejuízo a sua saude, facilita a realização periódica e constante de avaliações e procedimentos clínicos como por exemplo, sedação, realização de exames e cuidados básicos. Estabilizado o paciente e já sem contenção, a equipe de profissionais de saúde que o assistia decidiu por seu encaminhamento para a Unidade de Tratamento Intensivo – UTI da Unidade Hospitalar para uma assistência melhor e de maior qualidade.

    No mesmo dia 12, fora solicitada à Central de Regulação do Estado do Maranhão um novo exame de imagem (Tomografia Computadorizada) e uma nova avaliação Neurocirúrgica, desta outra vez, sendo liberado pela referida Central de Regulação para a Unidade da Rede Estadual no município de Santa Inês, cuja conclusão foi que o quadro permanecia não sendo por intervenção cirúrgica e que apenas se fazia necessária a repetição de uma nova Tomografia de Crânio após um período de cinco dias a contar da referida avaliação.

    O paciente, durante todo intervalo, fora assistido pela equipe de profissionais com medicamentos enquanto aguardava uma nova avaliação de imagem para uma possível ou não transferência para Unidade Hospitalar mais avançada. Infelizmente, no dia 14.09 o paciente agravou e evoluiu á óbito, apesar de todos os esforços da equipe de profissionais que o assistia, inclusive com manobras intensas e continuas para ressuscitar o paciente.

    O governo municipal e todo o corpo de profissionais de saúde, em especial da Unidade Hospitalar Dr Marcolino Junior (HGM) se solidariza com a família enlutada e endossa à população o seu compromisso por uma saúde melhor e de maior qualidade, resgatando a credibilidade da Instituição HGM, transformando em uma das referências de qualidade na assistência hospitalar do estado do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vila 230 Gastrobar rebate falsas informações de ex-funcionários

    O proprietário do bar e restaurante Vila 230 Gastrobar, Paulo Pina, informou hoje, quarta-feira (14), que foi tomado de surpresa com falsas notícias divulgadas por um site de que seus funcionários estão com salários atrasados.

    Segundo o empresário, a folha da casa permanece em dia, apesar da crise que passa o setor por causa da pandemia e das medidas restritivas impostas pelo governo.

    Paulo Pina explicou que algumas pessoas que trabalharam no Gastrobar, logo no início, em abril, saíram em seguida e não procuram o caminho legal para acertar as pendências. O estabelecimento completou hoje três meses de funcionamento.

    Uma nova rodada de negociações está prevista ainda para esta semana e, em nenhum momento a assessoria jurídica falou em funcionários da ativa com salários atrasados.

    A casa, assim como todas as outras, tem enfrentado dificuldades por causa da pandemia, além de mentiras que prejudicam o bom funcionamento.

    Ao contrário de muitos bares e restaurantes que fecharam as portas por causa da crise, a Vila 230 Gastrobar continua oferecendo aos seus clientes excelentes serviços de qualidade e bom atendimento feito com satisfação pelos funcionários.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    AJUFE esclarece que não é juiz federal o magistrado que causou pânico em pousada dos Lençóis

    *NOTA DE ESCLARECIMENTO*

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) considera importante esclarecer os fatos noticiados na imprensa maranhense neste sábado sobre um suposto ex-Juiz Federal que teria sido detido após agredir o dono de uma pousada e desacatado Policiais Militares em Santo Amaro do Maranhão (MA).

    O magistrado, citado na matéria, Jorge Jansen Couñago Novelle, está aposentado e nunca foi Juiz Federal. Ele pertence aos quadros do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, tendo atuado como juiz estadual. A Ajufe deseja que os fatos revelados pela imprensa sejam apurados com todo o rigor e que o magistrado estadual responda por suas condutas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Nota sobre a matéria do Fantástico a respeito da “Operação Tanque Furado”

    A matéria veiculada pelo programa Fantástico, na noite do dia 18/04 de 2021, que aborda prestações de contas sobre abastecimentos ressarcidos pela cota parlamentar da Câmara dos Deputados, dá a entender que o deputado Marreca Filho errou na prestação de contas. No entanto, essa afirmação feita nas entrelinhas é equivocada.

    Não há erro algum. A nota fiscal é compatível com o uso que a Câmara dos Deputados admite para a cota parlamentar. A norma que regula o uso da verba permite que os gastos feitos com combustível durante um mês sejam consolidados em uma única nota, que foi o que ocorreu no caso citado.
    A nota fiscal se refere ao consumo inteiro de combustível no período de aproximadamente um mês compreendendo todo o trabalho de assessoria política do deputado e de seu gabinete, o que também é permitido legalmente. É preciso ressaltar que o Estado do Maranhão é o maior do Nordeste e que um bom trabalho parlamentar depende de contato direto com a população.
    Por fim, deve-se ressaltar que o deputado está entre os primeiros no ranking de políticos do Maranhão, segundo o Ranking Políticos, tem mandato transparente e que todas as despesas ocorrem e são declaradas na forma da lei.

    Assessoria de Imprensa
    Deputado Marreca Filho

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Deputado federal Jr Lourenço esclarece sobre operação “Laços de Família”

    O deputado federal e ex-prefeito de Miranda do Norte, Junior Lourenço, emitiu nota à imprensa, informando que não teve acesso ao processo da operação “Laços de Família”, que envolve seu nome em um desvio de R$ 22 milhões de recursos públicos em Miranda do Norte, cidade onde foi prefeito. Confira a resposta abaixo:

    Foto Divulgação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Equatorial esclarece sobre denúncia de corte de contas em atraso

    Nota de esclarecimento

    A Equatorial Maranhão esclarece que desde o início da pandemia, suspendeu a atividade de corte no fornecimento aos clientes inadimplentes, conforme definido pela medida provisória do Governo Federal e a Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

    Convém destacar, que além da essencialidade da atividade, como concessionária do serviço público federal, a Equatorial Maranhão vem cumprindo rigorosamente os critérios legais sobre a suspensão no fornecimento da energia elétrica, tema que vem sendo regulamentado pela Aneel desde do início da pandemia do novo Coronavírus. É importante informar, que após o recebimento da comunicação por meio do Reaviso de Vencimento, os clientes inadimplentes têm até 15 dias para regularizar o pagamento. A partir desse prazo, a unidade consumidora fica sujeita a suspensão no fornecimento da energia elétrica, conforme prevê a legislação do setor elétrico brasileiro.

    Vale informar também que a suspensão é a última instância no processo de cobrança e que a Equatorial Maranhão ampliou as facilidades para pagamento da fatura de energia elétrica e adotou diversas medidas para promover a negociação, sendo elas:

    • Pagamento pelo Site equatorialenergia.com.br com cartão de crédito em até 12 parcelas.
    • A fatura de energia elétrica agora é boleto e, pode ser paga em qualquer banco ou correspondente bancário.
    • Pagamento Delivery, que pode ser agendado pelo 0800 025 0116.
    • Mês da Negociação Equatorial pelo 0800 098 2997 até 31 de agosto com condições facilitadas para os clientes inadimplentes.

    Por fim é importante destacar que a Equatorial Maranhão, através de parcerias com Prefeituras e Governo do Estado, vem ampliando o número de unidades consumidoras beneficiadas pela tarifa social de baixa renda que garante desconto de até 65% na conta de energia. Atualmente já são mais de 800 mil famílias beneficiadas pelo programa no Estado do Maranhão.

    Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de Nina Rodrigues esclarece compra de carros para a Educação

    NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Circula nas redes sócias a informação da aquisição de duas camionetes Toyota Hilux pelo Município de Nina Rodrigues. A informação é verdadeira, mas fazem-se necessários alguns esclarecimentos:

    01. O Município de Nina Rodrigues recebeu o pagamento do “Precatório do FUNDEF”, onde tal recurso está vinculado integralmente à despesas com a EDUCAÇÃO;

    02. A Secretaria de Educação, juntamente com a comunidade escolar, elaborou um plano de aplicação desse recurso, onde estava contemplado a aquisição de duas camionetes para atender aos deslocamentos da área da educação, tanto em viagens à capital, quanto às unidades escolares da Zona Rural, como também aquisição de transporte escolar, reforma e construção de escolas, aquisição de material didático, etc ;

    03. Os veículos são os mais adequados à realidade das nossas estradas e dentro da lógica de resistência, durabilidade e preço, apresentam-se como mais favorável à Administração e ao serviço público, e ainda foram adquiridas em atendimento a legislação que trata da licitação;

    04. Os recursos utilizados para a aquisição dos veículos em tela, não podem ser utilizados para despesas em outras áreas, inclusive na área de saúde e combate a COVID 19;

    05. A aquisição dos veículos seguiu os ditames legais, ao interesse público e à moralidade;

    06. As publicações nas redes sociais, que apontam que o recurso utilizado na aquisição dos veículos, deveria ter sido utilizado no combate ao COVID19, não merecem credibilidade, uma vez que desconhecem a vinculação dos recursos à educação.

    Reiteramos nosso compromisso com a legalidade, com a moralidade administrativa e com o interesse público.
    Nina Rodrigues, 29 de maio de 2020.

    Secretária Municipal de Educação

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.