A Defensoria Pública estadual (DPE/MA) ajuizou, nesta quinta-feira (21), Ação Civil Pública (ACP) junto à 1ª Vara da Comarca de Chapadinha, visando obrigar o Município a realizar drenagem, desobstrução de bueiros, pavimentação e demais serviços que solucionem problemas de alagamentos na Comunidade Baixão dos Sapos, que vêm causando transtornos sociais, riscos à saúde pública, além de inúmeras perdas materiais aos moradores daquela região.

Conforme informações que compõem o documento assinado pelo defensor titular do Núcleo Regional de Chapadinha, Jessé Mineiro de Abreu, a gestão municipal vem se omitindo de suas responsabilidades, gerando risco humano e danos ao meio ambiente, em decorrência da deficiência do sistema de drenagem pluvial.

Jessé Mineiro explicou que a atuação teve início com a provocação de moradores que buscaram a Instituição, munidos de imagens que comprovam o estado deplorável da localidade, o que tem gerado severas perdas à comunidade.

“Além do constrangimento e dos prejuízos materiais e financeiros, os moradores afetados permanecem sob um constante risco de contaminação, considerando que as águas pluviais se misturam ao esgoto e, posteriormente, retornam para as residências, podendo ocasionar a proliferação de vetores de inúmeras enfermidades”, destacou o defensor, que contou com o apoio na petição e inspeções da assessora jurídica Mylena Berce e do subtenente José Vasconcelos.

O defensor público fez questão de observar que tal ação judicial só foi emitida após esgotadas todas as alternativas de resolução extrajudicial para o problema. A instituição já havia notificado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para averiguar a existência de algum projeto ambiental para sanar o problema das enchentes. “Assim como outras demandas encaminhadas pela Defensoria Pública ao ente municipal, excluindo as demandas de saúde, o Município não se manifestou sobre o caso”, concluiu.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.