Famem e Defesa Civil montam estratégia para enfrentar enchentes no Maranhão

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Erlanio Xavier, coordena nesta segunda-feira (13), uma reunião de emergência  com o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, major Jairon Moura; para adotar medidas de atendimento às cidades atingidas pelas enchentes no estado.


“Da mesma maneira como agimos no ano passado estamos tomando providências para atender aos municípios que enfrentam situação delicada para mitigar os problemas e atender famílias desabrigadas”,  afirmou o presidente da Famem.

A ideia é antecipar medidas necessárias para a decretação do estado de emergência, identificando número de desabrigados, prédios públicos e privados danificados e que recorram de imediato à Defesa Civil.  Há necessidade de rapidez dos gestores em suas ações, para que o socorro por parte do governo estadual seja o mais rápido possível.
Com esta estratégia, o presidente Erlanio Xavier espera que prefeitos ajam com a máxima urgência no encaminhamento da documentação adequada para a decretação do estado de emergência.

A Famem está orientando os prefeitos explanando medidas técnicas a respeito do decreto emergencial, ressaltando que com uma modificação na lei da emergência, os municípios tem competência para dar os passos iniciais no caso de ocorrência desastrosa.

Em seu sítio (www.famem.org.br), a Famem apresenta e disponibiliza o modelo do decreto de emergência para que os prefeitos possam estabelecer a emergência em situação que isso seja necessário, para evitar problemas de cunho burocrático.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Defensoria Pública aciona Município de Chapadinha para resolver problemas de enchentes em comunidade

A Defensoria Pública estadual (DPE/MA) ajuizou, nesta quinta-feira (21), Ação Civil Pública (ACP) junto à 1ª Vara da Comarca de Chapadinha, visando obrigar o Município a realizar drenagem, desobstrução de bueiros, pavimentação e demais serviços que solucionem problemas de alagamentos na Comunidade Baixão dos Sapos, que vêm causando transtornos sociais, riscos à saúde pública, além de inúmeras perdas materiais aos moradores daquela região.

Conforme informações que compõem o documento assinado pelo defensor titular do Núcleo Regional de Chapadinha, Jessé Mineiro de Abreu, a gestão municipal vem se omitindo de suas responsabilidades, gerando risco humano e danos ao meio ambiente, em decorrência da deficiência do sistema de drenagem pluvial.

Jessé Mineiro explicou que a atuação teve início com a provocação de moradores que buscaram a Instituição, munidos de imagens que comprovam o estado deplorável da localidade, o que tem gerado severas perdas à comunidade.

“Além do constrangimento e dos prejuízos materiais e financeiros, os moradores afetados permanecem sob um constante risco de contaminação, considerando que as águas pluviais se misturam ao esgoto e, posteriormente, retornam para as residências, podendo ocasionar a proliferação de vetores de inúmeras enfermidades”, destacou o defensor, que contou com o apoio na petição e inspeções da assessora jurídica Mylena Berce e do subtenente José Vasconcelos.

O defensor público fez questão de observar que tal ação judicial só foi emitida após esgotadas todas as alternativas de resolução extrajudicial para o problema. A instituição já havia notificado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para averiguar a existência de algum projeto ambiental para sanar o problema das enchentes. “Assim como outras demandas encaminhadas pela Defensoria Pública ao ente municipal, excluindo as demandas de saúde, o Município não se manifestou sobre o caso”, concluiu.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Enquanto Flávio Dino faz palestras nos EUA, chuvas esfarelam asfaltos, derrubam casas, e jovem morre arrastada

Ao que parece, pouco importa ao governador Flávio Dino o estado crítico que vive hoje todo o Maranhão sendo abalado por fortes chuvas que derrubam casas, pontes, arrastam carros e pessoas, além de deixar cidades quase que submersas. Uma menor de 14 anos foi levada ontem pelas águas em Davinópolis e o corpo encontrado hoje. 

Weslany, de 14 anos

De olho no projeto de ser candidato a presidente em 2022, o governador maranhense encontra-se em Boston, nos EUA, onde foi proferir palestras para estudantes brasileiros em Harvard. Foi falar como administra o Maranhão e aproveitou para ir além da conta das suas realizações.

Enquanto isso, o Maranhão vive o pior período invernoso com fortes chuvas transbordando rios, invadindo bairros, alagando casas e destruindo estradas, além de fazer romper rodovias.

A cidade de Davinópolis ficou ilhada e ontem a menor Weslany, de 14 anos, foi arrastada por uma correnteza e sumiu. Hoje, o corpo dela foi encontrado por uma moradora.

Em Senador La Rocque, a MA-122 abriu uma enorme cratera e um ônibus caiu, mas ninguém saiu ferido, como mostra a imagem abaixo:

Aqui em São Luís dezenas de pessoas perderam móveis e imóveis e estão morando em casa de parentes, aguardando alugueis sociais e ajuda do poder público, ao menos com cestas básicas. Elas não sabem onde irão morar.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Forte tempestade arrasa vários pontos de cidade e deixa feridos no Maranhão

No início da noite de ontem (17) a cidade de Santa Quitéria do Maranhão foi assolada por uma grande tempestade seguida de chuvas de granizos que deixou grande destruição no município e um saldo de pessoas feridas.

As consequências do fenômeno foram catastróficas. Vários pontos da cidade de Santa Quitéria ficaram destruídos. O posto de combustível local teve seu teto arrancado, a escola municipal ficou totalmente destruída, telhados voaram, prédios públicos atingidos, comércios rachados e carros avariados.

Além dos danos matérias, a houve registro de vários feridos e a cidade se encontra em estado de calamidade, hospitais locais estão lotados de pessoas que ficaram feridas por conta dos desabamentos.

O prefeito da cidade de Santa Quitéria, Noberto Rocha, já decretou estado de calamidade e pede a ajuda da Defesa Civil.

Aguardem mais informações…

Vejam os videos:

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Rigo Teles mobiliza autoridades para ajudar desabrigados pelas enchentes no Maranhão

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na última quarta-feira (11), para mobilizar o governador Flávio Dino, todos os deputados estaduais e federais, senadores e as demais autoridades, para ajudar milhares de pessoas castigadas pelas enchentes nos municípios do Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.