Ministro Juscelino Filho reconhece esforço de Maura Jorge em Lago da Pedra

    Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reconhece o esforço que Maura Jorge tem feito por Lago da Pedra e, em nome dela, estendeu cumprimentos e anunciou apoio a todos os municípios maranhenses atingidos pelas fortes chuvas das últimas semanas. 

    Confira:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    ALERTA! Novas enchentes podem ocorrer no Sul do Maranhão

    Uma análise de monitoramento realizado pela Agência Nacional de Águas – ANA e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, apontam a possíveis erros técnicos no nível dos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Estreito – UHE. A operação nas barragens, comportas e fortes chuvas ocasionaram alagamentos em várias cidades do Maranhão, com maior intensidade, na cidade de Imperatriz. 



    Os dados divulgados pela ANA e ONS são oriundos de reuniões e monitoramento pluviométrico na bacia do Rio Tocantins devido previsões de chuvas em níveis acima do normal a partir de outubro do ano passado.    

    Durante as reuniões em conjunto com a ONS, responsáveis pelas UHE, CEMADEN, Defesa Civil e dentre outros entes públicos desde setembro do ano passado, com intuito em monitorar as chuvas na bacia do Rio Tocantins, devido previsões de chuvas em níveis acima do normal, verificou-se que entre os meses de novembro e dezembro foram totalmente atípicos da média histórica para a bacia do rio Tocantins, chovendo 96% (noventa e seis por cento) do previsto para o período compreendido entre os meses de outubro de 2021 a janeiro de 2022. Este alto índice de precipitação somada à vazão de rios afluentes provocou a ascensão do nível do rio Tocantins na região de Imperatriz/MA.

    Sem apontar erros técnicos 

    Na reunião de Acompanhamento do Sistema do Rio Tocantins promovida pela ANA, em 11 de janeiro deste ano, a equipe técnica da Usina Hidrelétrica de Estreito – UHE, apresentou diversos dados explicando o regime de operação da usina na presente crise, contudo, foram apresentadas informações similares a UHE de Tucuruí, que possui a maior capacidade de geração de energia e acumulação de água dentre as UHE’s, que compõe o Sistema do Rio Tocantins e geograficamente está localizada na parte mais baixa do rio, portanto, tem capacidade técnica para interferir nos níveis a montante e a jusante do Rio Tocantins de forma bastante significativa. 

    Analisando a montante, a primeira cidade que sofre com seus impactos é Marabá, no estado do Pará, que foi bastante inundada no começo deste mês de janeiro de 2022. Imperatriz e São Miguel do Tocantins, também podem ser afetadas. 

    Considerando-se o represamento na UHE de Tucuruí aliado as altas vazões afluentes, a consequência natural é a elevação do nível do Rio Tocantins no trecho entre a UHE de Estreito e a UHE de Tucuruí.

    Dados técnicos

    Os dados divulgados pela ANA e ONS comprovam que o nível do Reservatório da UHE de Tucuruí está se elevando podendo atingir o nível de 100% de reservação, e se ocorrer mais uma vez de a UHE de Tucuruí liberar volumes altos de água, poderá provocar a inundação de municípios a sua jusante, entretanto, o represamento provoca o alagamento das cidades, na região da montante, por isso, é necessário que as autoridades competentes realizem imediatamente inspeções para averiguar os dados técnicos da Usina Hidrelétrica de Estreito, para que o Consórcio dono da Usina, que é formado pelas empresas Engie, Vale, Alcoa e InterCement, sejam responsabilizados pelos estragos causados à população maranhense.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bebê, mãe e idosa são salvos por moradores dentro de carro levado por água, no Maranhão

    Fortes chuvas tomaram conta da cidade de Açailândia na tarde desta segunda-fera, dia 09. Um episódio chamou a atenção. Um carro estava sendo levado pela correnteza em Açailândia quando homens conseguiram alcançar o veículo e de dentro dele retiram um idosa, em seguida um bebê recém-nascido e a mãe da criança. Confira no vídeo: 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Famem e Defesa Civil montam estratégia para enfrentar enchentes no Maranhão

    O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Erlanio Xavier, coordena nesta segunda-feira (13), uma reunião de emergência  com o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, major Jairon Moura; para adotar medidas de atendimento às cidades atingidas pelas enchentes no estado.


    “Da mesma maneira como agimos no ano passado estamos tomando providências para atender aos municípios que enfrentam situação delicada para mitigar os problemas e atender famílias desabrigadas”,  afirmou o presidente da Famem.

    A ideia é antecipar medidas necessárias para a decretação do estado de emergência, identificando número de desabrigados, prédios públicos e privados danificados e que recorram de imediato à Defesa Civil.  Há necessidade de rapidez dos gestores em suas ações, para que o socorro por parte do governo estadual seja o mais rápido possível.
    Com esta estratégia, o presidente Erlanio Xavier espera que prefeitos ajam com a máxima urgência no encaminhamento da documentação adequada para a decretação do estado de emergência.

    A Famem está orientando os prefeitos explanando medidas técnicas a respeito do decreto emergencial, ressaltando que com uma modificação na lei da emergência, os municípios tem competência para dar os passos iniciais no caso de ocorrência desastrosa.

    Em seu sítio (www.famem.org.br), a Famem apresenta e disponibiliza o modelo do decreto de emergência para que os prefeitos possam estabelecer a emergência em situação que isso seja necessário, para evitar problemas de cunho burocrático.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Defensoria Pública aciona Município de Chapadinha para resolver problemas de enchentes em comunidade

    A Defensoria Pública estadual (DPE/MA) ajuizou, nesta quinta-feira (21), Ação Civil Pública (ACP) junto à 1ª Vara da Comarca de Chapadinha, visando obrigar o Município a realizar drenagem, desobstrução de bueiros, pavimentação e demais serviços que solucionem problemas de alagamentos na Comunidade Baixão dos Sapos, que vêm causando transtornos sociais, riscos à saúde pública, além de inúmeras perdas materiais aos moradores daquela região.

    Conforme informações que compõem o documento assinado pelo defensor titular do Núcleo Regional de Chapadinha, Jessé Mineiro de Abreu, a gestão municipal vem se omitindo de suas responsabilidades, gerando risco humano e danos ao meio ambiente, em decorrência da deficiência do sistema de drenagem pluvial.

    Jessé Mineiro explicou que a atuação teve início com a provocação de moradores que buscaram a Instituição, munidos de imagens que comprovam o estado deplorável da localidade, o que tem gerado severas perdas à comunidade.

    “Além do constrangimento e dos prejuízos materiais e financeiros, os moradores afetados permanecem sob um constante risco de contaminação, considerando que as águas pluviais se misturam ao esgoto e, posteriormente, retornam para as residências, podendo ocasionar a proliferação de vetores de inúmeras enfermidades”, destacou o defensor, que contou com o apoio na petição e inspeções da assessora jurídica Mylena Berce e do subtenente José Vasconcelos.

    O defensor público fez questão de observar que tal ação judicial só foi emitida após esgotadas todas as alternativas de resolução extrajudicial para o problema. A instituição já havia notificado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para averiguar a existência de algum projeto ambiental para sanar o problema das enchentes. “Assim como outras demandas encaminhadas pela Defensoria Pública ao ente municipal, excluindo as demandas de saúde, o Município não se manifestou sobre o caso”, concluiu.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Enquanto Flávio Dino faz palestras nos EUA, chuvas esfarelam asfaltos, derrubam casas, e jovem morre arrastada

    Ao que parece, pouco importa ao governador Flávio Dino o estado crítico que vive hoje todo o Maranhão sendo abalado por fortes chuvas que derrubam casas, pontes, arrastam carros e pessoas, além de deixar cidades quase que submersas. Uma menor de 14 anos foi levada ontem pelas águas em Davinópolis e o corpo encontrado hoje. 

    Weslany, de 14 anos

    De olho no projeto de ser candidato a presidente em 2022, o governador maranhense encontra-se em Boston, nos EUA, onde foi proferir palestras para estudantes brasileiros em Harvard. Foi falar como administra o Maranhão e aproveitou para ir além da conta das suas realizações.

    Enquanto isso, o Maranhão vive o pior período invernoso com fortes chuvas transbordando rios, invadindo bairros, alagando casas e destruindo estradas, além de fazer romper rodovias.

    A cidade de Davinópolis ficou ilhada e ontem a menor Weslany, de 14 anos, foi arrastada por uma correnteza e sumiu. Hoje, o corpo dela foi encontrado por uma moradora.

    Em Senador La Rocque, a MA-122 abriu uma enorme cratera e um ônibus caiu, mas ninguém saiu ferido, como mostra a imagem abaixo:

    Aqui em São Luís dezenas de pessoas perderam móveis e imóveis e estão morando em casa de parentes, aguardando alugueis sociais e ajuda do poder público, ao menos com cestas básicas. Elas não sabem onde irão morar.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Forte tempestade arrasa vários pontos de cidade e deixa feridos no Maranhão

    No início da noite de ontem (17) a cidade de Santa Quitéria do Maranhão foi assolada por uma grande tempestade seguida de chuvas de granizos que deixou grande destruição no município e um saldo de pessoas feridas.

    As consequências do fenômeno foram catastróficas. Vários pontos da cidade de Santa Quitéria ficaram destruídos. O posto de combustível local teve seu teto arrancado, a escola municipal ficou totalmente destruída, telhados voaram, prédios públicos atingidos, comércios rachados e carros avariados.

    Além dos danos matérias, a houve registro de vários feridos e a cidade se encontra em estado de calamidade, hospitais locais estão lotados de pessoas que ficaram feridas por conta dos desabamentos.

    O prefeito da cidade de Santa Quitéria, Noberto Rocha, já decretou estado de calamidade e pede a ajuda da Defesa Civil.

    Aguardem mais informações…

    Vejam os videos:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Rigo Teles mobiliza autoridades para ajudar desabrigados pelas enchentes no Maranhão

    O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na última quarta-feira (11), para mobilizar o governador Flávio Dino, todos os deputados estaduais e federais, senadores e as demais autoridades, para ajudar milhares de pessoas castigadas pelas enchentes nos municípios do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.